Ação reúne 30 galerias e 90 artistas de várias cidades brasileiras em uma exposição e um leilão on-line, que terá recursos doados para auxiliar na reconstrução do museu

Trinta galerias de arte de diversas cidades do Brasil se unem em uma iniciativa beneficente em prol do principal museu do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do país: Margs – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, que teve suas estruturas gravemente danificadas devido às enchentes que atingiram a capital gaúcha e outras cidades do estado. Será realizada uma exposição e um leilão para arrecadar recursos que serão integralmente destinados à Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (AAMARGS) para auxiliar na reconstrução do museu.

Com curadoria de Angélica de Moraes, a exposição recebe o nome “Margs urgente: Corpo e Alma” e reúne mais de 90 obras, em diversos formatos e técnicas artísticas, de 90 artistas que gentilmente aderiram à causa. Inaugurada em 19 de junho (quarta-feira), na Casa SP–Arte, em São Paulo (SP), a exposição permanecerá em cartaz até 20 de julho.

O leilão está marcado para 02 de julho (terça-feira), a partir das 20h30, de forma on-line, por meio da plataforma iArremate. As obras terão lance inicial de 30% do seu valor de mercado. Os trabalhos que, porventura, não forem arrematados no leilão ainda poderão ser adquiridos até o fim da exposição na própria Casa SP–Arte.

“A inundação sem precedentes do Margs atingiu todo andar térreo, comprometendo a operação museológica, a conservação de obras e o funcionamento do seu prédio histórico. Neste momento, em que ainda contabilizamos os prejuízos e a extensão dos danos, ficamos gratos e honrados com a iniciativa e a disposição dessa rede de solidariedade pela pronta reação que traz, ao reconhecer a importância do Margs desde sua criação, em 1954, não apenas para o Rio Grande do Sul mas para o panorama dos museus brasileiros e de nossa história da arte”, afirmou Francisco Dalcol, diretor do museu.

A iniciativa contou com a adesão de galerias de diversos estados do Brasil: AM Galeria, Andrea Rehder Arte Contemporânea, ArteFASAM Galeria, ArteFormatto, Aura, Bianca Boeckel, Bolsa de Arte, Carcara Photo Art, Carmo Johnson Projects, Casagaleria e Oficina de arte, Choque Cultural, Escritório de Arte Rosa Barbosa, Galeria 18, Galeria H Um Arte e Projetos, Galeria Karla Osorio, Galeria Luciana Brito, Galeria Luis Maluf, Galeria Mamute, Galeria Mapa, Galeria Mario Cohen, Galeria Pilar, Galeria Tato, Hilda Araújo Escritório de Arte, Janaina Torres Galeria, Matias Brotas, Mercedes Viegas Arte Contemporânea, OÁ Galeria, OMA Galeria, Verve e Ybakatu. Esta última é uma galeria de Curitiba, que disponibilizará obras dos artistas Lígia Borba, Tatiana Stropp, Hugo Mendes, Yiftah Peled e Debora Santiago.

Ao todo, são 90 artistas participantes. A lista conta com: Adão, Adriana Moreno, Adrianna Eu, Affonso Uchoa, Alessandra Rehder, Állisson Opitz, Ana Hortides, Ana Michaelis, Ana Sant’Anna, André Felipe, Andre Miagui, Andrea Rocco, Andressa Cantergiani, Andrey Rossi, Anna Guerra, Antonio Pulquério, Arivanio Alves, Arlette Kalaigian, Arthur Arnold, Bettina Vaz Guimarães, Brassai, Bruno Borne, Bruno Marcelino, Bruno Weilemann Belo, Camila Elis, Carla Duncan, Carlos Araújo, Carlton Davis, Carolina Colichio, Claudia Hamerski, Claudio Barros, Daniel Escobar, Debora Santiago, Desali, Elaine Pessoa, Eron Teixeira, Everson Fonseca, Fernanda Valadares, Graziela Guardino, Heleno Bernardi, Hilal Sami Hilal, Hugo Mendes, Jaime Prades, Julia Pereira, Julio Vieira, Karen de Picciotto, Karola Braga, Kaya Agari, Letícia Lampert, Letícia Lopes, Lígia Borba, Lilian Camelli, Lilian Maus, Luciana Magno, Luciano Macedo, Luiz 83, Marcelo Gandhi, Marcelo Tolentino, Maria Luiza Mazzetto, Maria Tomaselli, Mariana Pabst Martins, Marietta Toledo, Marlene Stamm, Matheus Rocha Pitta, Moisés Patrício, Moracy Almeida, Nelson Leirner, Niobe Xandó, Osvaldo Carvalho, Osvaldo Gaia, Pablo Ferretti, Paula Juchem, Paula Parisot, Pedro Afonso Silva, Pedro Mendes da Rocha, Piti Tomé, Raphael Zarella, Raphaella Faure-Vincent, Regina Silveira, Renan Cepeda, Renan Marcondes, Renato Castanhari, Roberto Magalhães, Rodolfo Pitarello, Silvia Mecozzi, Swoboda, Tatiana Stropp, Wagner Costa, Waldomiro de Deus e Yiftah Peled.

Sobre a curadora Angélica de Moraes

Jornalista, crítica de arte, curadora e escritora, Angélica Moraes é natural de Pelotas (RS). Integrou a equipe fundadora do Caderno 2, caderno de cultura do Estadão, onde escreveu sobre artes visuais por mais de uma década. Realizou a curadoria de exposições em locais como Masp, Pinacoteca e Fundação Iberê Camargo, além de escrever e coordenar a edição de diversas publicações.

Sobre o Margs

Fundado em 1954, o museu reúne mais de 5.700 obras de arte em seu acervo, desde a primeira metade do século 19 até os dias atuais, abrangendo diferentes linguagens, como pintura, escultura, gravura, cerâmica, desenho, arte têxtil, fotografia e instalação. A coleção é composta por arte brasileira, com ênfase na produção de artistas gaúchos, e por obras de artistas estrangeiros. O Margs possui ainda um acervo documental com mais de 8 mil publicações bibliográficas e documentos sobre a trajetória de artistas e a história de agentes do sistema artístico.

Serviço:

Margs urgente: corpo e alma

Data: em cartaz de 20 de junho até 20 de julho (de quarta a sábado, das 11h às 17h)

Local: Casa SP–Arte (Al. Ministro Rocha Azevedo, 1.052, Bela Vista, São Paulo, SP)

Leilão: no dia 02 de julho, a partir das 20h30, através da plataforma iArremate (www.iarremate.com.br)

Mais informações com a Equipe de execução:

Andréa Rehder (11) 9 7653-7560 (Galeria Andrea Rehder)

Niura Borges (51) 9 9916-8818 (Galeria Mamute)

Lica Pedrosa (11) 9 8141-4556 (Galeria Arteformatto)

Pedro Afonso (11) 9 4187-7421 (Galeria 18)

Baixo Ribeiro (11) 9 9985-2201 (Galeria Choque Cultural)

Pedro Cruz (11) 9 7264-6679 (Galeria Hum)

Vinícius Villela (35) 9 9931-4694 (Leilão Iarremate)

Leonardo Dewes (51) 9 8168-0091 (Agência Vorbi)

Angélica de Moraes (11) 9 5472-3933 (curadora)

Foto: Gilson Camargo 

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.