Empresa de lifestyle sustentável tem operações na América Latina, Oceania e Europa
Fundadora da Linus, primeira sandália de plástico vegana nacional, Isabela Chusid é finalista do Cartier Women’s Initiative Awards, programa global que reconhece empreendedoras de impacto social e ambiental. A marca de lifestyle sustentável é a única brasileira entre as finalistas da categoria América Latina e Caribe. No ano anterior, a vencedora da mesma categoria foi Emily Ewell, fundadora da marca brasileira Pantys. A Linus está ao lado da colombiana Quipu, que facilita o acesso de microempresas ao crédito, e da peruana Gender Lab, que ajuda empresas a prevenir o assédio sexual no ambiente de trabalho.
Criado em 2016, o prêmio empodera empreendedoras femininas de impacto de diferentes países ou setores que visam trabalhar em pelo menos um dos pontos do tripé da sustentabilidade – social, ambiental e econômico. Além da categoria na qual concorre a brasileira, o prêmio é disputado também nas categorias: África Anglófona e Lusófona, Ásia Oriental, Europa, África Subsaariana Francófona, Oriente Médio e Norte da África, América do Norte, Oceania e Ásia do Sul e Ásia Central. A cerimônia de premiação acontece em maio, em Shenzhen, na China.
Isabela expressa ter orgulho em representar as empreendedoras brasileiras e as mulheres que fazem parte da equipe Linus. “Por meio da Linus, tenho a chance de trabalhar todos os dias com os meus dois grandes propósitos que são profundamente interdependentes: oferecer alternativas de consumo ambientalmente mais sustentáveis, enquanto fortalecemos o desenvolvimento de lideranças femininas. Ser finalista do prêmio Cartier é um reconhecimento internacional de que estamos no caminho certo”, afirma a empreendedora.
Criada em 2018, a sandália Linus foi concebida por designers, engenheiros de material, ortopedistas e especialistas em palmilhas e são fabricadas apenas com material 100% reciclável de PVC microexpandido. Essa escolha elimina o uso de lubrificantes de origem animal ou fósseis, incorporando produtos com compostos de 70% de fontes renováveis.
O investimento inicial de R$ 50 mil, utilizado para produzir 900 pares, marcou o início da jornada da jovem empreendedora, que enfrentou desafios para a aquisição de matéria prima e parceria com fornecedores. Foi durante uma viagem para o Rio Grande do Sul que o caminho de Isabela cruzou com o de outra mulher, uma vendedora que acreditou na confecção das Linus. Aquele encontro marcou Chusid, que atualmente tem 84% da equipe composta por mulheres.
Com a venda consolidada das sandálias no mercado nacional, a marca participou do New York Fashion Week, em 2021, auxiliando na composição da coleção de Carlton Jones com a sandália. Além disso, Isabela, aos 26 anos, esteve na Forbes Under 30, entre os 6 jovens mais inovadores em Moda no Brasil, há dois anos. No mesmo ano, anunciou a abertura de operações na Europa. Além de ser convidada a palestrar no VI Young Americas Fórum, evento da Cúpula das Américas, onde dividiu um pouco da sua trajetória à frente da Linus e partilhou experiências sobre e-commerce.
O ano seguinte trouxe marcos importantes para consolidação da empresa como uma marca global, a presença das sandálias em 16 pontos físicos no Uruguai e o marco de mais de 350 pontos no Brasil, através de lojas e fornecedores parceiros. Em 2024, a Linus atravessou o Atlântico e expandiu para a Austrália e Nova Zelândia.
Na edição 2023 do Cartier Women’s Initiative, Emily Ewell, CEO da marca brasileira de calcinhas absorventes Pantys, conquistou a categoria América Latina e Caribe. Em 2019, outra brasileira foi um dos destaques da premiação, a empreendedora Tatiana Pimenta, CEO e fundadora da Vittude, startup que conecta psicólogos a pacientes, ficou na segunda posição na categoria América Latina e Caribe. Além de um prêmio em dinheiro, as participantes recebem um programa de mentoria e cursos de liderança em negócios.
Sobre a Linus
A Linus é uma marca de lifestyle sustentável, criadora da primeira sandália de plástico vegana nacional, que existe para transformar o bem-estar em um estilo de vida presente na relação das pessoas com elas mesmas, com os outros e com o planeta. Projetada por designers, engenheiros de material, especialistas em palmilha e ortopedistas. A Linus compensa a emissão de carbono e todo o plástico e papel que produz e, além disso, também é certificada pela The Vegan Society, instituição reconhecida internacionalmente por assegurar que os produtos não contenham ingredientes de origem animal e não sejam testados em animais. Criada por Isabela Chusid, eleita entre os jovens mais promissores do Brasil abaixo dos 30 anos pela Forbes, na lista Under 30 de 2021, a marca cresceu 700% na pandemia e, em setembro de 2021, esteve presente na New York Fashion Week, uma das principais semanas de moda do mundo. Em fevereiro de 2022, a marca anunciou o início da operação na Europa por meio do e-commerce europeu. Em 2023, expandiu para o Uruguai por meio de parceiros e acaba de anunciar a chegada ao Uruguai, Chile, Peru, Austrália e Nova Zelândia, além de já estar em mais de 350 pontos físicos no Brasil.