Entre entregas e devoluções, frota brasileira da empresa teve crescimento de 19 aeronaves na comparação com dezembro de 2022, permitindo à LATAM acrescentar 1,6 milhão de novos assentos no País no período
Todos os novos aviões são da família Airbus A320neo, até 20% mais eficientes do que seus antecessores no consumo de combustível e em emissões
A frota da LATAM no Brasil cresceu 13% em dois anos. É esse o resultado do recebimento de 25 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023. Todos os novos aviões são da família Airbus A320neo, até 20% mais eficientes do que seus antecessores no consumo de combustível e em emissões. Entre entregas e devoluções, a frota brasileira da LATAM teve crescimento de 19 aeronaves na comparação com dezembro de 2022, permitindo à empresa acrescentar 1,6 milhão de novos assentos no País neste período.
“Atualmente, nenhuma companhia aérea investe mais no crescimento da aviação brasileira do que a LATAM. A verdade é que, em um cenário mundial de escassez de aviões e peças, estamos conseguindo ampliar de forma eficiente a nossa frota e garantindo que mais brasileiros possam voar”, afirma Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.
Ao todo, a LATAM encerrará 2024 com 163 aeronaves na sua frota brasileira, com idade média de 10,4 anos. Em 2023, a empresa recebeu em sua operação no País um total de 8 novos A320neo e 7 novos A321neo. Em 2024, recebeu 7 aeronaves A321neo e recebe agora em dezembro 3 aviões A320neo.
A EFICIÊNCIA DAS NOVAS AERONAVES DA LATAM
O Airbus A320neo (capacidade para 180 passageiros) oferece uma economia de 15% em combustível na comparação com seu modelo anterior, e essa economia pode chegar a 20% em voos longos. De acordo com o fabricante, as aeronaves da família A320neo evitaram a emissão de quase 20 milhões de toneladas de CO2 e reduziram em até 50% a poluição sonora desde a sua chegada ao mercado.
O Airbus A321neo (capacidade para 224 passageiros), especificamente, é 20% mais eficiente no uso de combustível que os modelos anteriores, emite 20% menos de CO2 e produz 50% menos ruído. É equipado com itens da nova cabine Airspace da Airbus, com área de boas-vindas mais moderna, iluminação adaptável, a cabine mais silenciosa desenvolvida até hoje, novos compartimentos superiores de bagagem de mão que oferecem um espaço 60% maior, banheiros mais acessíveis para pessoas com deficiência, recursos touchless e superfícies antimicrobianas.
LATAM É EMPRESA AÉREA QUE MAIS INVESTE NO BRASIL
Atualmente, a LATAM é a empresa aérea que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no País, com voos para 52 aeroportos em território nacional. Para 2025, a companhia prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos (ASK*) no Brasil.
Como consequência de seus investimentos em produto, tecnologia, frota e novos destinos, a LATAM lidera a aviação nacional desde 2021, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Ao todo, a companhia obteve quase 39% de participação (RPK**) no mercado doméstico brasileiro no terceiro trimestre de 2024.
Já na operação internacional, a LATAM é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior. A empresa encerra 2024 após inaugurar as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago. Segundo a ANAC, a LATAM liderou o setor aéreo internacional do Brasil no terceiro trimestre de 2024 com 23,45% de participação (RPK**).
Frota da LATAM no Brasil cresceu 13% em dois anos. É esse o resultado do recebimento de 25 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023.
*ASK sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos.
**RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados. O índice considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no Brasil.
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.
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foto: Divulgação Airbus