Músicos se apresentam com as bandas Areia Branca e Forró de Maravilha no evento que será realizado nesta sexta (26/01)
Boa música, muita dança, chamego e, claro, uma boa dose de magia! Isso é o que o público vai encontrar no primeiro Forró da Lua Cheia de 2024, que será realizado nesta sexta (26/01), às 21h, no Clube Dom Pedro II, em Curitiba. A abertura desta temporada coincide com a realização da 41ª Oficina de Música de Curitiba e os organizadores do evento, Sandra Ruthes e Renato Zóia, não perderam a oportunidade de convidar alguns dos renomados professores da oficina para participações especiais na festa.
A banda residente do evento, Areia Branca, formada pelos talentosos Daniel Fagundes (guitarra e cavaco), Renato Rocha (triângulo e percussão), Renan Bragatto (sanfona) e Kiko Moura (zabumba), terá como convidados os músicos Diego Zangado (percussão) e Liêve Ferreira (guitarra nordestina).
O carioca Diego é baterista, percussionista e professor há vinte anos. Além de eventos pelo Brasil, já tocou nos mais importantes festivais da Europa, Japão, África e Américas. Gravou e tocou com nomes como Francis Hime, Ivone Lara, Lenine, Guinga, Miúcha, Chico Buarque e Yamandu Costa, entre tantos outros. Integrante do legendário grupo de choro Galo Preto, possui um disco pela gravadora Biscoito Fino “Diálogos de um Chorão” (2011), e outro com o violinista Caio Márcio, “Batuque de Ernesto Nazareth” (2023). Como professor lançou o livro “Samba de Bateria” pela Editora Tipografia Musical, com excelentes reviews da crítica especializada.
Nascido em Recife, Liêve traz para o show sua guitarra nordestina, nome criado por ele para designar o toque do instrumento carregado de seus quase 20 anos de estudo da música nordestina. O termo também deu nome a um grupo de estudo e um livro, lançado por ele em 2022, sobre forró e baião. Em 2023, integrou o projeto ‘Augusto Silva & Frevo Novo’, que venceu o 12° Prêmio da Música de Pernambuco na categoria ‘Melhor Álbum instrumental’, com o EP Quebra Cabeça.
O outro grupo musical desta edição, Forró de Maravilha, é formado apenas por mulheres: Cida Airam (voz e triângulo), Marina Camargo (sanfona), Gabriela Bruel (zabumba), Bruna Buschle (contrabaixo) e Nati Bermúdez (triângulo e flauta). O show do quinteto feminino, que encantou o público em várias edições de 2023, contará com participação especial do virtuoso Bruno Moritz na sanfona. O músico catarinense estudou na Universidade Livre de Música Tom Jobim e na USP, ambas na capital paulista. Ele também atua como arranjador, tendo trabalhado, entre outros, em parceria com Oswaldinho do Acordeon. Em sua trajetória tocou ao lado de grandes nomes como Dominguinhos, Renato Borghetti e Sivuca.
O palco repleto de estrelas logo na primeira edição do ano, é um prenúncio do que a organização promete trazer para o público na temporada 2024. “Já temos uma seleção de artistas incríveis na programação deste ano. Temos certeza que o público saíra encantado de cada edição porque o Forró da Lua Cheia é assim, quem não veio tem curiosidade de conhecer e quem já veio quer voltar”, comenta Renato Zóia, um dos organizadores do evento. “Estão todos convidados para mais uma temporada mágica, com esta energia inexplicável da lua cheia que contagia a todos”, completa sua parceira na organização, Sandra Ruthes.
Com datas pré-definidas pelo calendário lunar, em 2024 o evento terá edições nos 12 meses do ano. Então anote aí para se programar: 26/01, 23/02, 22/03, 26/04, 24/05, 21/06, 19/07, 16/08, 20/09, 18/10, 15/11 e 13/12.
Sobre o Forró da Lua Cheia
Com edições mensais pré-definidas pelo calendário lunar, o evento que começou pequeno, para cerca de 60 pessoas, no deck da panificadora Quintessência, passou a reunir uma média de 800 pessoas a cada edição, revelando o grande número de fãs do ritmo na capital paranaense e recebendo caravanas de outros estados e do interior do Paraná. O evento incentiva o talento das bandas locais, proporciona ao público shows de bandas de sucesso nacional e promove a redescoberta do prazer de dançar a dois. Em 2018 e 2019, a reconhecida qualidade musical do evento resultou em convite para integrar a programação artística da Oficina de Música de Curitiba.
No palco do Forró da Lua Cheia, além de artistas que desenvolvem trabalho em Curitiba, como as bandas Areia Branca, Forró de Maravilha, Fuá de Latada, Iara Trio, Bombaião, Jangada Ligeira e Xaxá do Xexé, já se apresentaram os seguintes músicos e bandas de outras cidades: Trio Virgulino (PE), Trio Dona Zefa (SP), Mestrinho (SE), Luso Baião (Portugal), 2 Dobrado (SP), Rastapé (SP), Diego Oliveira (SP), Bastião (SP), Ó do Forró (SP), Trio Balanço Bom (RJ), Potiguá (RN), Luciano Magno (PE), Trio Clandestino (ES), Nando Nogueira (TO), Juçara Fina (PR), Corda Crua (PR), Trio Magujé (PR), Pé de Cabra (SC), Pirão Catarina (SC), Fábio Carneirinho (CE), Os Três do Nordeste (RJ), Nicolas Krassik (França), Edson Duarte (AL), Arleno Farias (RN), Diana do Sertão (PB), Bernadete França e banda (PE), João Cavalcanti (RJ) e Janayna Pereira (SP).
SERVIÇO
Forró da Lua Cheia – Abertura da temporada 2024
26 de janeiro de 2024, às 21h
Clube Dom Pedro II
Rua Brigadeiro Franco, 3662 – Água Verde | Curitiba-PR
Ingressos: R$ 60,00* (Pix ou dinheiro) | na bilheteria do evento, a partir das 20h30
*verifique disponibilidade de ingresso promocional antecipado no Sympla
Consumo no bar: aceita dinheiro, cartão de débito ou crédito
Reserva de mesas: (41) 9 8432-0339 com Silvio
Informações: WhatsApp (41) 9981-4104 com Sandra ou www.instagram.com/forrodaluacuritiba/
foto: André Aguiar