Fechar registros e limpar a calha são algumas das precauções citadas pelo Triider
Com a chegada das férias de fim de ano, muitas famílias se preparam para passar uma temporada longe de casa. Além dos preparativos para a viagem, ficar um tempo fora também exige certos cuidados com o imóvel. Pensando em garantir um período de férias e um retorno tranquilos, o Triider, maior plataforma de contratação de serviços de manutenção e pequenas reformas, preparou uma lista com 6 cuidados indispensáveis com a casa antes de viajar:
Faça um check up na parte hidráulica da casa
Para evitar imprevistos durante a viagem como, por exemplo, a descoberta de um grande vazamento que pode alagar o imovel, é importante checar a parte hidráulica da residência. Com a ajuda de um profissional, é interessante verificar se não existe nenhum vazamento oculto que pode acabar se agravando bem no período de ausência dos moradores. E, para quem mora em casa é fundamental fechar o registro.
Desligar os aparelhos eletrônicos
Além de desligar os aparelhos eletrônicos como a TV, microondas, máquina de lavar, etc, é muito importante tirar todos eles da tomada. Isso porque caso ocorra algum apagão ou queda de energia, é possível que esses itens entrem em curto. Ou, ainda, sofram uma forte descarga com o retorno da energia.
Outro fator é que, mesmo desligados, se permanecem conectados à tomada, esses aparelhos ficam em “standby” e seguem consumindo energia. De acordo com os especialistas do Triider, esse consumo representa 12% da fatura mensal e pode acabar trazendo grandes surpresas na volta das férias.
Fechar o registro de gás
Um dos maiores riscos a uma residência é o vazamento de gás. Por isso, é de suma importância que botijões e registros de gás sejam desligados, assim como os aquecedores centrais.
Limpar as calhas
A partir da primavera começa a temporada de chuvas, que se intensifica no verão. Por isso, é importante se atentar à limpeza das calhas antes de sair de casa. Com acúmulo de resíduos e sujeira a água fica impedida de seguir o fluxo de destino e aumenta o risco de infiltrações, rachaduras e corrosões na estrutura do imóvel. Além disso, a água parada pode causar a proliferação de insetos, como o mosquito da dengue.
Esvaziar a geladeira
Antes de viajar é bom verificar o que está dentro da geladeira, descartar os itens que com validade muito próxima e/ou itens perecíveis como frutas e saladas. O ideal é esvaziá-la por completo, evitando o desperdício e o apodrecimento de alimentos no caso da falta de energia por um longo período.
Investir em câmeras de segurança e alarmes
Além dos cuidados com a manutenção da casa, a segurança do imovel também é algo muito importante. Principalmente caso a viagem seja longa, é interessante investir na instalação de câmeras e alarmes de segurança para a sua casa quando possível, evitando furtos e invasões.
A maioria destes cuidados podem ser facilmente feitos em casa por conta própria, porém, para os serviços de checkup hidráulico, instalação de câmeras de segurança e limpeza de calhas, que exigem atenção profissional, é possível contratar um especialista através do Triider de forma prática, rápida e acessível. Depois de tomar todos esses cuidados com a casa, a viagem de férias pode ser ainda mais tranquila e relaxante.
Sobre o Triider
O Triider, maior plataforma de contratação de serviços de manutenção e pequenas reformas, conecta clientes a profissionais especializados, de acordo com a demanda de cada consumidor. A startup adquiriu, em julho de 2021, a operação brasileira do aplicativo espanhol Habitissimo, construtech que atua na área de grandes reformas. Juntas, as empresas cobrem todo o território nacional e oferecem mais de 80 serviços, como pintura, elétrica, hidráulica, frete, entre outros. Por meio das plataformas, via site ou aplicativo, o consumidor pode contratar os mais de 8 mil profissionais cadastrados e aptos a realizar desde pequenas até grandes reformas. O Triider acompanha a jornada do cliente desde a contratação do serviço até o pós-pagamento, auxiliando a digitalizar o setor da construção civil no país com preços e orçamentos que podem ser consultados tanto no site, quanto no aplicativo.
Photo by Brian Babb on Unsplash