O Brazilian Materials, programa de apoio às exportações de componentes para couro, calçados e artefatos realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), promoveu mais uma participação nacional na IFLS+EICI. A tradicional feira colombiana, que aconteceu em Bogotá entre os dias 17 e 19 de julho, deve gerar mais de R$ 11 milhões (US$ 2 milhões) – entre negócios efetivados e alinhavados no evento – para nove empresas apoiadas pelo Programa.
O gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, destaca que, não somente o mercado colombiano, mas o mercado latino-americano, que visita em peso o evento, vem buscando fornecedores brasileiros diante da demanda dos consumidores locais por produtos de maior qualidade e com atributos de sustentabilidade. “Temos um grande diferencial diante da produção asiática, que é a qualidade e a sustentabilidade praticada pelas empresas nacionais. Se não competimos em preço, competimos pela competência em criar os melhores materiais em termos de resistência, design e qualidade, tudo isso em acordo com o conceito de ESG. Os compradores sabem que, comprando materiais brasileiros, transferem para as duas marcas todo o know-how de uma das principais indústrias do planeta, que traz consigo a cultura da sustentabilidade aliada à qualidade”, ressalta o gestor. Conforme Ribas Júnior, no evento foram gerados, de forma imediata, mais de R$ 1,85 milhão (US$ 333 mil), com 506 contatos com compradores internacionais, a maior parte deles da América Latina, mas também da América do Norte e parte da Europa.
Participaram do evento colombiano, apoiadas pelo Brazilian Materials, as empresas Reginato, Rodamatrizes, Usitec, Primus Têxtil, DWC Matrizes, Detalles Maggiore, Calçados Beira Rio, Calçados Bottero e A.Grings.
Sobre o Brazilian Materials
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas para cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal܂org܂br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
foto: divulgação