São 30 milhões de descendentes de italianos no Brasil. Não à toa, a cultura italiana está muito presente em nosso cotidiano, seja na gastronomia, no design, na arte, na arquitetura ou na moda. Com o objetivo de celebrar essa cultura e de estreitar ainda mais as relações entre Brasil e Itália, surgiu o “Itália em São Paulo”. O evento anual acontece na capital paulista há onze anos e proporciona uma verdadeira experiência de italianidade, pelo segundo ano no JK Iguatemi.
A cada ano, marcas e personalidades ligadas à Itália se juntam para celebrar o país. O anuário impresso “Itália em São Paulo” é lançado todos os anos durante o evento com mais de 400 convidados presentes, entre presidentes e donos de empresas italianas e ítalo-brasileiras, socialites, autoridades, atores, atletas e celebridades. O anuário reúne conteúdo relevante sobre o contexto Itália em São Paulo, em variados segmentos como moda, design, gastronomia, arquitetura, turismo, negócios e outros. A ideia é levar ao público o que existe de mais elegante e irresistível na São Paulo à italiana, divulgando o espírito atual, com dinamismo e modernidade.
“Itália em São Paulo”, edição 2019 com TALK com Cônsul da Itália e Costanza Pascolato
Pelo segundo ano consecutivo, o evento acontece no shopping JK Iguatemi, em São Paulo, no dia 11 de junho. Um dos pontos altos do evento é o TALK sobre os reflexos da cultura italiana no Brasil, no Lounge One, de 17h às 18h30h. Dentre os palestrantes, estão nomes de peso como Filippo La Rosa, Cônsul Geral da Itália em São Paulo; Costanza Pascolato, empresária e consultora de moda, Diego D’Ermoggine, Diretor de Desenvolvimento da Idália e terá mediação de Edmundo Sansone Neto, CEO do Itálica e criador do Itália em São Paulo. Uma conversa imperdível que transita entre diversas facetas da cultura italiana em São Paulo.
E durante todo o dia, das 10h às 22h, os convidados participam do Circuito da Italianidade, pelas lojas do shopping. As marcas italianas e aquelas com afinidade com a Itália prepararam experiências exclusivas para esse dia especial. A Bottega Veneta oferece um tasting de Prosecco Italiano; a Dolce&Gabbana terá degustação de coquetéis Italianos; a Mistral participa com uma degustação de vinhos italianos da Sicília; a Livaria da Vila terá um cantinho especial italiano com livros com até 20% de desconto; a MAC prepara looks e maquiagens que remetem à Itália, além de distribuir vouchers de desconto; a Prada fará uma apresentação especial sobre seus ternos feitos sob medida na Itália; a Superga oferece customização dos calçados da marca; a TODs terá serviço de personalização dos seus produtos; a Replay oferece vouchers de 20% de desconto para os participantes do TALK; a Gucci terá degustação de Spritz e docinhos Italianos; a Forneria JK cria um menu inspirado na Itália; o TRE JK prepara um menu italiano especial em homenagem ao evento.
O evento termina com a já tradicional festa de lançamento do anuário Itália em São Paulo, só para convidados. A festa acontece no JK Iguatemi, a partir das 19h e recebe cerca de 400 pessoas – entre elas grandes nomes do universo empresarial, presidentes e donos de empresas, autoridades, celebridades e influenciadores.
O idealizador
Edmundo Sansone Neto é o nome por trás dos 11 anos de sucesso do “Itália em São Paulo”. Com dupla cidadania, Edmundo sempre teve uma ligação especial com o país. Por acreditar que sendo cidadão italiano deveria entender mais sobre o país e sobre sua história, Edmundo mergulhou de vez na cultura italiana – tanto pessoal quanto profissionalmente – e conheceu muitas pessoas influentes nesse segmento. Fascinado por todo o universo italiano, quis dividir com o público essa paixão e, em 2008, lançou o primeiro anuário “Itália em São Paulo” em um coquetel na então icônica Daslu. De lá para cá, o anuário cresceu em credibilidade e notoriedade e o evento de inauguração se transformou: além de ser um acontecimento social e de networking também traz conteúdo e conhecimento sobre a Itália.
“A Itália tem muitas facetas. É o país da Dolce Vita, da alegria de viver e apreciar a vida. É onde a receita da nonna é preservada e passada para as gerações futuras. É o país das paisagens maravilhosas, mas também da moda e do design reconhecidos em todo o mundo. Sem esquecer do glamour que permeia a Itália, representado pela Ferrari e por outras tantas marcas icônicas”, diz Edmundo. É essa pluralidade que ele busca representar em seus eventos para traduzir a Itália atual e moderna. “O italiano é intenso, é alegre e enxerga a vida com leveza. Acredito que quem consegue trazer um pouco de italianidade para seu cotidiano, vive melhor e mais feliz”, completa.
O “Itália em São Paulo” conta com o apoio institucional de: Embaixada da Itália, Consulado Geral da Itália em São Paulo, Italian Trade Agency, Instituto Italiano de Cultura, Camera Nazionale della Moda Italiana, GEI (Gruppo Esponenti Italiani), Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, entre outras Instituições.
Sobre Italica
Italica oferece soluções criativas e luxuosas para eventos em São Paulo, Miami e Milão nos mercados de moda, empreendedorismo, arte, turismo e lifestyle. Italica é representada pelo seu fundador e CEO Edmundo Sansone, com mais de 25 anos de experiência em eventos; e por Flavia Pacheco, relações públicas especializada em mercado de luxo, com mais de 20 anos de experiência no Brasil e 10 anos em Miami, como relações públicas do destino Bal Harbour Village, em Miami.
O evento e anuário “Itália em São Paulo” são realizações da Italica e têm 11 anos de sucesso. Além do evento anual, ações com marcas italianas são também incentivadas pela Italica, como o evento de Dia dos Pais em parceria com a grife Salvatore Ferragamo; o jantar especial da Panerai no restaurante TRE; o evento de lançamento da caneta em edição limitada “Luciano Pavarotti” da Montblanc, e outras tantas. Em setembro de 2016, Edmundo recebeu na Embaixada do Brasil em Roma uma medalha da Câmara dos Deputados Italiana, pelos serviços prestados à divulgação do Made in Italy no Brasil. Em 2018, o Italy in Miami teve sua primeira edição em Miami, no Bal Harbour Shops – e a edição de 2019 já está confirmada para os dias 17, 18 e 19 de outubro. Italica é responsável também pela organização e realização do Bal Harbour Talks, série de palestras intimistas com ícones, celebridades e influenciadores brasileiros sobre Miami e Bal Harbour, sobre conteúdos como moda, turismo, gastronomia e arquitetura.