A nova tendência global diz respeito a um tratamento preventivo para o envelhecimento, em uma combinação harmoniosa que proporcione resultados

Todo mundo sabe que prevenir é melhor que remediar, no entanto ao pensar na pele, uma dúvida vem à cabeça: quando e como começar a prevenção? Os médicos e cientistas do mundo inteiro, por meio da análise biomolecular do envelhecimento e dos estudos anatômicos, chegaram a uma conclusão comum, que deu origem à abordagem conhecida como Prejuvenation. Segundo a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos, o termo é uma nova tendência global, comentada nos últimos congressos de Dermatologia e envelhecimento saudável, e refere-se a um termo que acompanha a necessidade por tratamentos personalizados não invasivos junto aos avanços tecnológicos na dermatologia estética. “A abordagem alinha as necessidades, preocupações e expectativas exclusivas de cada paciente. A junção das palavras prevenção e rejuvenescimento refere-se a uma decisão sobre a combinação ideal, que melhor se adapta ao paciente. Em vez de simplesmente adicionar ou combinar tratamentos, os médicos devem esforçar-se por encontrar sinergia entre os tratamentos tecnológicos e homecare, criando uma combinação harmoniosa que proporcione resultados naturais e personalizados, para conferir o skin longevity, com cuidado de dentro para fora, foco na prevenção do envelhecimento e promoção da longevidade tecidual”, explica.

A farmacêutica explica que a pele inicia sua lenta trajetória de envelhecimento por volta dos 25 anos. “Então é a partir desse momento que devemos iniciar etapas adicionais à rotina de cuidados com a pele. O prejuvenation é personalizado para cada tipo de pele e é necessário descobrir o que o paciente precisa. Independente da genética, alguns cuidados nessa faixa etária são necessários, como: uso diário do protetor solar com FPS de no mínimo 30, adição de antioxidantes como Alistin e Ascorbosilane C® nos produtos de tratamento, e suplementação oral de silício orgânico biodisponível Exsynutriment®, que ajuda a manter a síntese de colágeno no pico, em um momento que nosso organismo desacelera sua produção”, diz a farmacêutica.

Patrícia destaca que essa tendência resultou em mudanças comportamentais entre os pacientes, de forma que a mudança mais notável na Dermatologia cosmética e Cirurgia Plástica, nas últimas duas décadas, reside na mudança de tratamentos de correção e reversão (rejuvenescimento) da geração Y para medidas preventivas da Geração Z. “Peelings químicos, toxina botulínica, bioestimuladores de colágeno, skinbooster e ultrassom microfocado são procedimentos que, quando associados entre si e aos nutracêuticos e dermocosméticos, conseguem revitalizar, corrigir a perda de contorno, otimizar a produção de colágeno, melhorar a firmeza, viço e hidratação da pele, promovendo juventude prolongada e uma oportunidade de quebrar os paradigmas relacionados aos padrões tradicionais de envelhecer”, explica Patrícia.

Os tratamentos utilizados devem estar, segundo a gerente científica da Biotec Dermocosméticos, em consonância a escolhas de estilo de vida mais saudáveis, reflexo de uma mudança cultural mais ampla no sentido de valorizar a aparência jovem e os desafios que ela coloca às normas sociais em torno do envelhecimento. “Apesar dos tratamentos estéticos serem importantes, um verdadeiro prejuvenation conta com ativos, na forma in (suplemento oral) e out (produto tópico), que trabalham nos principais pilares relacionados ao envelhecimento. São eles que darão os substratos necessários para atuar na longevidade saudável da pele”, explica Patrícia, que sugere quatro ativos orais: Exsynutriment®, Bio-Arct®, Glycoxil® e F.C. Oral®. “O primeiro é indicado, pois a reposição de silício orgânico atua para promover hidratação, firmeza e redensificação cutânea pela otimização da síntese de colágeno, elastina e demais constituintes da Matriz Extracelular; já Bio-Arct® é importante para estimular a atividade mitocondrial, aumentando a oxigenação e energia celular. Glycoxil® diminui o impacto do açúcar na beleza da pele, melhorando a luminosidade, reduzindo o amarelamento, hidratando e conferindo ação antioxidante”, explica. “Por fim, F.C. Oral® atua como anti-inflamatório, diminuindo o processo silencioso que ocorre no nosso organismo e está diretamente ligado ao envelhecimento sistêmico”, sugere.

Já nos cosméticos, a farmacêutica indica substâncias como Algisium C®, Arct-Alg®, Alistin®, Scutaline® em base Aqua Bomb®, para melhorar a hidratação, nutrição e ação antioxidante na pele. “É importante destacar que os resultados são individuais e, portanto, podem variar, mas o acompanhamento médico é fundamental para que o efeito seja sempre maximizado”, finaliza Patrícia França.

FONTE:*BIOTEC DERMOCOSMÉTICOS: Biotec Dermocosméticos disponibiliza às farmácias magistrais, à área dermatológica e de medicina estética os mais modernos e inovadores conceitos de beleza e matérias-primas. A empresa busca associar às tendências mundiais à realidade do consumidor brasileiro, cada vez mais exigente e sedento por novidades que ofereçam qualidade de vida e bem-estar. Instagram: @biotecdermocosmeticos

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.