Débora Mateus lançou seu primeiro livro aos 14 anos e retorna ao meio literário após um hiato de 30 anos, com estreia em festival de literatura de Portugal

A escritora curitibana Débora Mateus é convidada do evento “III Encontro Mulherio das Letras Portugal 2021”, um coletivo feminino, autônomo, criado para dinamizar a interação da produção literária lusófona, cultural e artística entre as mulheres em Portugal e demais países que promovem a língua portuguesa.

Ela participa de uma mesa redonda com as escritoras Daiana Pasquim e Marianna Camargo. O festival terá extensa programação virtual durante quatro dias, de 25 a 29 de setembro, com intensa troca entre mulheres de diversas áreas espalhadas pelo mundo.

Um dos objetivos do evento é o fortalecimento da cultura e da literatura, com a troca de experiências e vivências, e com a união e divulgação das suas atividades da língua portuguesa. De acordo com a organização do evento, “Este ano, as participantes do III Encontro Mulherio das Letras Portugal, que resistem a estes tempos atípicos de pandemia, superam a dor, as perdas e as adversidades, com diversas iniciativas, projetos e movimentos, sempre lutando, ocupando, divulgando e dando voz a todas nós, Mulheres!”.

Ideia que vem de encontro com a retomada de Débora Mateus na literatura. Após um hiato de 30 anos, ela retornou à escrita, em 2020, com uma ampla produção poética. Apenas nos últimos dois meses escreveu mais de 20 poesias – todas inéditas – e segue sua trajetória com afinco e dedicação. Teve seu primeiro livro publicado aos 14 anos, com apresentação feita por Vasco José Taborda (1909-1997) – escritor e membro da Academia Paranaense de Letras – e ingressou como membro sócio-efetivo da Academia de Letras José de Alencar.

Débora comenta a importância desse acontecimento. “Participar deste evento é mais um passo importante nesse meu retorno. Também destaca as minhas raízes, já que minha segunda nacionalidade é portuguesa. Uma oportunidade emblemática pra mim.”

Reinvenção

A escritora conta sobre esse processo de retomada da escrita, que aconteceu durante a pandemia da Covid-19 e reestruturou a maneira como a maioria das pessoas vive e pensa. “Com a clausura da pandemia (sigo isolada há mais de um ano e meio) senti uma necessidade de voltar meu olhar para dentro, buscar nas minhas origens uma maior significância para sentidos e sensações. A escrita foi a forma de fazê-los reverberar com a mesma intensidade do momento que vivia/vivo. Se mostrou como uma forma de liberar novos questionamentos, reflexões sobre o que de fato é importante e como eu poderia ter mais significância como ser senciente”, explica.

A escritora passou a olhar de uma nova forma para ela e para o mundo. Seus textos revelam delicadezas, sutilezas e uma subjetividade e conexão com o que a rodeia, mostrando outros olhares sobre o mundo. De alguma forma essa situação a impulsionou para uma prolífica produção poética, após tanto tempo de contenção.

Formação

Débora Mateus é formada em jornalismo pela PUC-PR e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Sorbonne (Paris, França). Tem experiência de mais de 15 anos com o desenvolvimento de ações estratégicas de comunicação e marketing para grandes empresas do setor de moda no Brasil e na França, onde morou por sete anos. Em sua trajetória profissional também está a colaboração de verbetes sobre designers do continente americano para a publicação italiana Dizionario Della Moda, além da experiência como professora do curso de extensão em jornalismo de moda para a PUC-PR.

Essas possibilidades profissionais fortaleceram suas raízes literárias, que Débora carrega com firmeza e sensibilidade, e abre um vasto espaço na literatura e na poesia.

Para ler mais sobre a obra de Débora Mateus, acesse:

https://www.instagram.com/deboramateus/?hl=pt-br

Serviço:

“III Encontro Mulherio das Letras Portugal 2021”

Organização: Adriana Mayrinck

Modalidade virtual

Data: 24 a 27 de setembro 2021

Canais:

https://www.instagram.com/mulheriodasletrasportugal

https://www.facebook.com/mulheriodasletrasportugal

https://mulherioportugal.blogspot.com/

https://twitter.com/mulheriopt

https://www.youtube.com/c/InFinitaPortugal

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.