Especialista dá dicas para entrar no inverno com roupas de couro como novas
O inverno está quase entre nós e as temperaturas já começaram a cair, o que pede uma renovação no guarda-roupa. As peças de couro são queridinhas nesta época do ano, mas muitas vezes passam o restante dos meses guardadas e podem precisar de uma revitalização antes de serem vestidas.
Para isso, Elvis Barreto, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Reckitt Industrial, fabricante da marca Nugget, preparou algumas dicas de cuidado com as peças de couro para que elas durem mais tempo.
O especialista explica que a falta de manutenção e o tempo que a peça fica guardada sem ventilação podem causar rachaduras e desidratação do couro. Caso as peças estejam esbranquiçadas ou manchadas, é necessário limpar com um pano úmido e é importante utilizar produtos mais apropriados para a manutenção do material.
Confira as dicas:
● Para um cuidado mais profundo, uma pasta própria para couro é o mais indicado para manter a conservação das peças. É só aplicar uma camada de pasta na roupa, esperar secar e lustrar em seguida com a ajuda de um pano seco.
● Também existem produtos líquidos indicados para a manutenção semanal da peça. Normalmente, eles já vêm com o aplicador correto e é só passar uma camada do líquido, que também ajuda na hidratação e na revitalização da cor da peça. E não é só o couro preto tradicional. Os produtos estão disponíveis em outras cores: preto, branco, marrom e incolor – indicado para peças coloridas.
● Na hora de armazenar, não se esqueça: as peças de couro precisam respirar. Elas não devem ser armazenadas em capas ou sacos de plástico e, mesmo quando não estão sendo utilizadas, o mais indicado é deixá-la pendurada em um cabide largo para que a peça não amasse e resseque, além de um dia de ventilação a cada, pelo menos, três meses.
● Se guardar sua jaqueta ou bota for indispensável, busque usar capas de tecidos que permitam a respiração do material, como TNT ou tule.
foto: divulgação