Dia 30 de outubro é comemorado o Dia Nacional Da Luta Contra o Reumatismo, uma data importante para abordar seus sintomas, tratamentos e prevenções

Ao longo da vida, diversas doenças diferentes podem afetar a coluna, quadril, pernas, braços ou pescoço. A área da reumatologia é uma das mais eficientes no diagnostico destes incômodos, pois avalia o paciente de uma forma geral para identificar a causa das dores – que pode ser desde uma torção até uma grave fratura, osteoporose ou tumores.

Segundo estudo realizado em todo Brasil pela Universidade de Brasília, as doenças descritas como reumatismo foram as mais prevalentes em todo o país, estando à frente até mesmo da diabetes. Estima-se que 2 milhões de brasileiros sejam afetados por essa condição, a maioria mulheres entre 30 e 50 anos.

Por conta disso, 30 de outubro é comemorado o Dia Nacional Da Luta Contra o Reumatismo, uma data importante por alertar as pessoas sobre estas enfermidades, seus sintomas, tratamentos e prevenções. A reumatologia exerce uma função que engloba áreas integradas dentro do mundo das fraturas, ossos, infecções, músculos e ligamentos. “Antes de buscarmos tratamento para o incômodo, precisamos descobrir a causa que nos afeta. O motivo das dores é variado e depende de diversos fatores, como a postura, genética, peso, alongamento, sedentarismo e temperaturas climáticas”, explica a Claudia Goldenstein Schainberg, reumatologista.

Muitas pessoas ainda não sabem, porém o reumatismo não é uma doença em si, mas sim um termo que reúne grupos com mais de 100 doenças que prejudica os tecidos conjuntivos, incluindo articulaçõesossosmúsculostendões e ligamentos. “A origem do desconforto pode ser predominantemente biomecânica, infecciosa, inflamatória ou autoimune, o que mobilizará específicas áreas médicas que seu reumatologista saberá exatamente qual te direcionar”, completa a especialista. Normalmente os sintomas deste âmbito se baseiam em dores nas articulações, vermelhidão, inchaço pelo corpo, cansaço e dificuldades para se movimentar.

É necessário prevenir estas enfermidades com mudanças diárias, como a realização frequente de exames gerais, manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios regularmente.

“Estas doenças podem desencadear graves problemas, como a artrose, tendinite, bursite, lombalgia, gota, artrite reumatoide, lúpus, osteoartrite e fibromialgia. Portanto, procure um médico reumatologista para um diagnóstico, se necessário, o especialista lhe receitará medicações, tratamentos e até cirurgias dependendo da situação”, aconselha Schainberg.

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.