Com projeção de crescimento de cerca de 90% na receita para 2024, a empresa coloca em prática a sua estratégia para atender à demanda gerada pela revisão da RDC 327/19

Ser reconhecida como referência em produtos que combinam ciência e natureza para promover saúde e bem-estar, é o objetivo da Endogen, healthtech especializada em produtos de nutrição clínica e cannabis medicinal. E para conquistar cada vez mais espaço nesse mercado, que já movimenta cerca de 1 bilhão de reais no Brasil – segundo levantamento da Kaya Mind, empresa especializada em inteligência de mercado –, a startup se prepara para intensificar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, ampliação do portfólio de produtos e na otimização da estrutura de distribuição, sobretudo para atender à demanda prevista com a revisão da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 327/19, da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Fundada em janeiro de 2020, a Endogen foi criada a partir da iniciativa de grandes executivos de diferentes áreas da saúde: Lukas Fischer (fundador da indústria farmacêutica Zion Medpharma), Dr. Claudio Lottenberg (presidente do Conselho da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein), Dr. Dirceu Barbano (ex-diretor da Anvisa) e Dr. Luis Otavio Caboclo (professor assistente de neurologia da Faculdade Israelita Albert Einstein). O conselho diretor conta ainda com Daniel Tiraboshi (diretor da Flora Cosméticos), Dr. Luiz Salomão e Dr. Paulo Zoppi (sócios fundadores da rede de laboratório de análises clínicas, Salomão & Zoppi).

Em quatro anos, a Endogen já alcançou crescimento de aproximadamente 600%. A projeção da empresa para 2024 é crescer 90% em comparação a 2023, e mais 50% em 2025. Como parte da sua estratégia para sair na frente no mercado, a Endogen anunciou o desenvolvimento de produtos inovadores com insumo farmacêutico ativo (IFA) importado da Colômbia. Com alta concentração de canabinoides, o extrato cru colombiano possibilitará a diversificação do portfólio com soluções cientificamente comprovadas e a preços mais acessíveis.

A produção das primeiras linhas de cannabis medicinal com IFA da Colômbia terá início em 2025, em parceria com Cellera Pharma. A fabricação 100% brasileira tem como vantagem maior redução de custo e controle de qualidade mais eficiente em toda cadeia, visando atender os critérios da Anvisa. “A partir da cannabis colombiana, podemos desenvolver e fabricar produtos de maior valor agregado a um custo oito vezes menor do que o da Suíça, país de onde temos importado o produto final. Isso vai garantir à Endogen maior competitividade no mercado de cannabis medicinal brasileiro”, afirma Lukas Fischer, CEO da Endogen.

Mercado em expectativa – Publicada em 2019, a RDC 327 da Anvisa foi formulada em caráter transitório, com vigência de cinco anos, para atender à demanda crescente de pacientes que precisam de tratamentos com canabidiol. A revisão, tão esperada pelo mercado, pode não só manter a concessão de autorização sanitária para fabricação, importação e comercialização, bem como prescrição, monitoramento e fiscalização de produtos de canabinoides para uso terapêutico via oral, como também deve incluir na lista produtos de cannabis medicinal de uso tópico, nasal e inalatório.

A nova edição da RDC 327/2019 traz ainda a possibilidade de processar o canabidiol (CBD) de forma isolada em farmácias de manipulação, bem como a autorização de emissão de prescrição via digital de produtos que contêm até 0,2% de THC, para facilitar o acesso dos pacientes, o que ainda não é possível atualmente.

A mudança na regulamentação da Anvisa pode ser o elemento impulsionador para a Endogen se consolidar como uma referência no mercado de cannabis medicinal. O objetivo da empresa é oferecer, nos próximos dois anos, a maior linha de produtos de cannabis medicinal e nutrição clínica com o melhor custo-benefício disponível nas farmácias brasileiras. Além disso, a Endogen planeja expandir para novos segmentos e diversificar seu portfólio, aproveitando as oportunidades de comercialização de produtos de outras categorias, previstas na revisão da RDC 327/19.

Pilares de crescimento – Além da ampliação do portfólio, com diversos lançamentos programados ainda para este ano na área de nutrição clínica, a estratégia de crescimento da Endogen também está apoiada no fortalecimento da cadeia de distribuição.

Para suportar essa expansão, a empresa firmou uma parceria com a Abrafarma (Associação Brasileira de Farmácias), que conta com mais de 12 mil estabelecimentos associados, representando 65% do market share no varejo farmacêutico nas grandes capitais brasileiras. Atualmente, os produtos da Endogen já estão disponíveis nas principais redes de farmácias e drogarias associadas à Abrafarma.

Para atender à crescente demanda por produtos de cannabis, a empresa está investindo em ferramentas digitais que facilitam o acesso aos medicamentos e promovem o conhecimento sobre os benefícios da terapia junto à classe médica. Recentemente, a empresa anunciou o lançamento de uma plataforma desenvolvida em parceria com a Cann Doc, onde os pacientes podem se cadastrar e obter descontos que variam de 10% a 30% – dependendo da rede credenciada – na linha de cannabis da marca, por meio de um programa de benefícios de medicamentos (PBM).

Além disso, a plataforma oferece um sistema de geolocalização que permite ao usuário localizar a farmácia mais próxima para adquirir os produtos ou encontrar médicos que utilizam a cannabis em sua prática diária. Em uma segunda fase, outras funcionalidades serão implementadas. O objetivo é oferecer conteúdos e soluções que ajudem os médicos a proporcionar a seus pacientes um atendimento mais individualizado e baseado em evidências.

A healthtech também está lançando, em parceria com a Cannect, um ecossistema que visa facilitar o acesso ao tratamento com cannabis medicinal, além de levar educação médica aos prescritores. Neste canal, os pacientes poderão encontrar todos os produtos da Endogen e ainda se comunicar com médicos que atuam em medicina integrativa.

Investimentos em pesquisa e desenvolvimento também fazem parte das estratégias da Endogen para fornecer ao mercado produtos de maior valor agregado que combinam canabinoides com vitaminas, minerais e terpenos – bioativos que atuam de forma indireta no sistema endocanabinoide, contribuindo para o equilíbrio interno dos órgãos, sistemas e tecidos. “Esse enfoque trará um valor imensurável para nossa empresa, possibilitando o desenvolvimento de produtos inovadores e com registro de patentes”, conclui Lukas.

Sobre a Endogen – Fundada por executivos de grandes companhias do país, de diferentes áreas da saúde, a indústria farmacêutica e healthtech Endogen é especializada em produtos de nutrição clínica e de cannabis medicinal, de eficácia comprovada, baseados em ciência e educação, desenvolvidos para promover saúde, bem-estar e qualidade de vida. O significado da marca vem da abreviação da palavra endógeno, que significa algo que acontece no interior do corpo e está relacionado ao equilíbrio interno. Saiba mais em www.endogen.com.br

foto: Divulgação

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