Assunto é tema de palestra promovida pelo Hospital VITA
A dor, independentemente da idade, é um sinal de que algo não está bem. No caso dos idosos, o que agrava é que o incômodo tende a ser mais intenso e recorrente, já que nem sempre é tratada. Por isso, é necessário buscar uma orientação médica.
Para esclarecer dúvidas sobre o assunto, o Viver Mais VITA, programa mensal que oferece à população debates sobre assuntos relevantes à saúde e bem-estar das pessoas com mais de 60 anos, realiza neste sábado (28), a partir das 8h, no Hospital VITA, localizado no Batel, palestra gratuita sobre a “Dor na Terceira Idade”. A conversa será ministrada pelo médico oncologista Dr. Evanius Garcia Wiermann.
Dr. Evanius explica que com o passar dos anos, a memória começa a falhar, a mão treme, o corpo muda, a força diminui, os ossos se tornam mais frágeis e as articulações não têm mais a mesma flexibilidade de antes. “Isso tudo favorece o surgimento das dores, mão não significa que elas não possam e que não devam ser tratadas”, destaca o médico.
O Viver Mais VITA inicia com exames laboratoriais, seguido de café da manhã, palestra e por atividades físicas e culturais, que têm como objetivo incentivar e melhorar os hábitos de vida dos idosos. A iniciativa conta com o apoio do Lanac – Laboratório de Análises Clínicas, que oferece exames preventivos aos 30 primeiros inscritos. Para participar da programação, que tem vagas limitadas, é necessário fazer inscrição pelo telefone (41) 3883-8414.
Terceira idade
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, são quase 26,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos, ou seja, 13% dos habitantes do país, mas a estimativa é que em 2060 salte para 56 milhões. No mundo, o número de idosos com idade acima dos 65 anos era de 506 milhões em 2008, segundo o Departamento do Censo dos EUA. A entidade prevê que a terceira idade represente 14% da população global até 2040.
SERVIÇO
Programa Viver Mais VITA
Palestra “Dor na Terceira Idade”, com Dr. Evanius Garcia Wiermann, oncologista
Data: sábado, 28 de julho, a partir das 8h
Local: Hospital VITA – Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 – Batel – Curitiba – PR
Informações e inscrições: (41) 3883-8414
crédito foto: Rafael Danielewicz