O Paraná inaugurou o pavilhão Brasil por ter sido eleito um estado sustentável pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o LIDE aproveitou a oportunidade para fazer uma primeira missão internacional, reunindo filiados de diferentes segmentos para abrir mercado com países árabes.
O LIDE Paraná marcou sua participação na Expo Dubai 2020, a maior e mais antiga exposição global, que reúne 191 países e espera receber mais de 25 milhões de visitantes durante os seis meses de evento. A “Missão Dubai – Made in Paraná” foi a primeira missão internacional organizada pela unidade Paraná e levou para os Emirados Árabes vinte empresários filiados à entidade para ampliar as possibilidades de negócios internacionais e fortalecer a retomada econômica do estado do Paraná.
Para a presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett essa foi uma oportunidade única que os empresários, filiados à entidade estão tendo. “é uma grande oportunidade para o LIDE possibilitar que os seus filiados tenham essa interação com novos mercados. O objetivo do LIDE é esse, de possibilitar um olhar para ampliar as conexões de negócios. Certamente os empresários que participaram da missão retornam com muitas oportunidades, não só com o mercado árabe, mas também com os mercados asiáticos e africanos, já que os Emirados Árabes Unidos, é um importante hub logístico mundial”. Participaram da missão filiados ligados ao segmento de indústria, serviços, energia, infra-estrutura, mercado financeiro, tecnologia e mercado de luxo.
A missão aconteceu entre os dias 7 a 16 de outubro, e além de agendas diplomáticas para entender as especificidades do mercado, o LIDE organizou também agendas com potenciais grupos econômicos. Durante os dias 11 e 12 os integrantes da Missão participaram do Paraná Business Experience, promovido pelo Governo do Estado, com objetivo de atrair investimentos e fortalecer relações comerciais dos produtos paranaenses. “Estamos muito felizes pelo reconhecimento por ser o estado referência em desenvolvimento sustentável no país e no mundo, mais do que falar de sustentabilidade, nós colocamos na prática e estamos sendo reconhecidos por isso. As agendas paralelas à Expo são importantes para mostrar ao mundo o potencial do Paraná e esta é a maior comitiva internacional do nosso estado já realizada”, destacou o governador Carlos Massa Ratinho Junior durante a programação.
“A presença do estado do Paraná é marcante pelo que o Paraná tem de inovação e de produtividade para mostrar ao mundo. Contem com a embaixada do Brasil e sobretudo na sequencia deste evento, pois estamos aqui para abrir os caminhos e servir o setor produtivo”, destacou o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes, Fernando Igreja.
“Esta missão uma conquista dos filiados, é uma superação nesse momento da pandemia de empresários visionários que se dispuseram a cruzar continentes, e ir para o outro lado do mundo para fazer negócios, em um ambiente muito rico, de muitas conexões e muitas possibilidades. Além da riqueza dos Emirados Árabes, todas as conexões que aqui é um Hub de negócios para o mundo e com certeza esses filiados que estão aqui vão abrir caminho para outros paranaenses que vão ser beneficiados com essa abertura de mercados nós estamos fazendo aqui”, ressalta a presidente da entidade.
“Made in Paraná”
O “Made in Paraná’ é uma iniciativa do LIDE Paraná que teve início em plena pandemia para valorizar cases de empreendedorismo paranaense e se tornou um acelerador de negócios. “O objetivo é mostrar o potencial do nosso estado, que é referência em tantos segmentos, quando surgiu a possibilidade de participarmos do Paraná Business Experience, nós acionamos nosso filiados a Klas Viagens e organizamos uma forma de levar este conceito em formato de missão empresarial, valorizando nossos filiados e abrindo novas possibilidades de negócio”, conta Garrett.
Tecnologia em pauta
Dois unicórnios brasileiros são paranaenses, e este setor foi representado em um painel temático dentro do Paraná Business Experience. O CEO da startup Citymatch e diretor do LIDE Paraná, Leon Le Senechal, mediou o painel que explorou a inovação como um vetor de desenvolvimento e de aceleração das empresas. “O Paraná é referência nacional e usa essa vocação como impulso para o aumento de sua capacidade produtiva em todos os segmentos. Temos hoje 20 mil empresas de tecnologia que faturaram juntas cerca de US$ 4 bilhões, o melhor desempenho do País, com crescimento de 25,6% em relação ao ano anterior, enquanto a média nacional foi negativa”, afirmou.
Lançamento Mundial
Durante a programação o filiado do LIDE, Aeroflex, indústria referência na América Latina na produção de Aerosol fez um lançamento mundial: o BemBio, uma linha de biotranspirantes naturais produzidos à base de água. A novidade teve investimento de R$ 5 milhões, e a expectativa é de comercializar 29 milhões de unidades do produto por ano, com presença em 20 mil pontos de venda. A nova linha foi desenvolvida para gerar menos impacto ambiental. Para isso, ela utiliza gás ecológico de origem vegetal, com emissão de carbono três vezes menor que gases convencionais, além de ser isenta de materiais como alumínio, álcool, triclosan e silicones.
Marcio Paranhos Miksza, CEO da Aeroflex, reforça que a Missão Dubai – Made in Paraná foi a oportunidade ideal para lançar a novidade da empresa, que almeja atingir novos mercados. “Vimos como uma oportunidade a vinda do Paraná para esse que é o principal evento do mundo, com um tema que faz todo o sentido para o que o produto oferece: a sustentabilidade. Estamos lançando o primeiro biotranspirante a base d ‘água em aerossol do mundo, uma tecnologia 100% paranaense, um produto que tem tudo a ver com a proposta do Brasil aqui no evento”, explicou.
A EXPO2020
Com 89% de seus moradores sendo oriundas de outros países e mais 3 milhões de habitantes, a cidade de Dubai parece ter brotado no meio do deserto. Este é o cenário da maior feira de negócios do mundo. A Expo2020 tem quase 200 pavilhões onde praticamente todas as nações estão representadas. A mobilidade, não só tratando de tecnologia de transporte, mas também da movimentação de ideias, de conceitos que circulam cada vez mais rápido. A sustentabilidade, um dos principais temas que permeiam toda a exposição, o objetivo da expor o potencial dos países para atrair investimentos e cooperação internacional.
A tradição de juntar os países num só lugar teve início no século XIX. A primeira grande exposição foi em 1851, em Londres, onde foi exibida a última palavra em maquinário no mundo, ainda sobre impacto e encanto na Revolução Industrial em 1876, na Filadélfia, Estados Unidos. O telefone era apresentado ao mundo e ao ilustre visitante, Dom Pedro II. A Torre Eiffel nasceu para uma Expo de 1889, em Paris. O Brasil já teve uma Expo Mundial, em 1922 no Rio de Janeiro, quando a cidade recebeu os visitantes em pavilhões construídos à beira mar, no bairro da Urca.
A EXPO2020 se estende até o dia 31 de março de 2022 e sem dúvida é uma oportunidade para novos negócios e integração mundial. O LIDE Paraná estuda a realização de uma nova missão para Dubai nos próximos meses. No próximo dia 29 de outubro a entidade promove um café da manhã para debater as oportunidades da EXPO2020 com o âncora da CNN Marcio Gomes que fez a cobertura da abertura do evento no início deste mês e virá a Curitiba para uma ação exclusiva do LIDE com seu grupo de filiados.
Sobre o LIDE
O LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) é uma entidade global reconhecida pelas conexões que promove em suas 21 unidades no Brasil e 11 unidades internacionais. Promovendo uma agenda propositiva o LIDE tem como missão fortalecer a livre iniciativa ancorando seu trabalho em reputação, conteúdo e networking. O LIDE Paraná é uma das unidades mais representativas do ecossistema LIDE, com atuação multisetorial em todo o Estado.