A Portinari cria revestimentos inspirados nas várias formas de arte, e que despertam uma infinidade de emoções
Para seus lançamentos em 2023, os sentimentos mais humanos estão impressos em cada coleção que a marca traz para a 21ª Expo Revestir. As novidades no portfólio de revestimentos cerâmicos serão apresentadas na Cidade Dexco – espaço exclusivo de exposição que traz, em 2.400 m², os lançamentos das marcas que integram a Dexco – Deca, Portinari, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor.
Com 12 novas coleções com o conceito ‘A arte de ser humano‘, que se traduzem em peças que ressaltam a forma como as sete artes atuam para aflorar nas pessoas os sentimentos de encantamento, calma, felicidade e nostalgia. A marca apresenta, ainda, seis novas lastras e cinco upgrades de coleções.
Despertar sentimentos através da arte, é o objetivo da marca, pois é possível respirar arte em nosso cotidiano, em todos os ambientes que nos cercam. Deixar que a imaginação das pessoas voe como se estivessem em frente a uma tela de cinema ou junto a um bom livro. Encantar com as cenas e expressões incríveis que a pintura e a escultura são capazes de concretizar. Aproveitar a felicidade de parar no meio do almoço para dançar com as crianças na cozinha ou a nostalgia de uma noite inesquecível que se prolonga ao infinito pelo som de uma música, pois a arte existe em todos esses momentos e a Portinari cria revestimentos inspirados em várias formas artísticas, para que quem vive rodeado deles possa respirar arte da maneira que quiser. Viva a arte de viver a vida. Conheça os lançamentos:
Matiz
Inspirada na pintura, essa coleção é pautada por cores que passam pelos principais pontos do espectro cromático, mas aqui se apresentam suavizadas – uma aposta acertada para trazer cor de forma sutil aos ambientes. O relevo das peças é formado por conjuntos de pequenas faixas lineares, remetendo à textura e ao movimento das pinceladas que espalham a tinta.
Mood
O encantamento das cores. A dança entre luz e movimento. No décor, as cores são um elemento determinante na hora de criar o clima desejado para cada ambiente. Essa coleção é composta por oito tons que podem ser usados de forma isolada ou combinada, permitindo a construção de diferentes atmosferas. O formato pequeno (15x15cm) e o relevo ondulado remetem ao feito à mão, enquanto o esmalte extrabrilho aplicado sobre o porcelanato realça as curvas da superfície e permite que o produto possa ser utilizado também no piso, tanto de áreas internas quanto externas.
Sole
A escolha de uma música, a vibração de um dia de sol, notas que traduzem essa inspiração. O jazz ‘Sunny’ (1953), de Bob Hebb, foi referência para o design dessa coleção, composta por uma base em pedra marrom e cinco bricks com formato fino e alongado, que facilitam a aplicação em paredes curvas. Os bricks possuem diferentes níveis de luminosidade – um degradê de cores que faz alusão ao aspecto ensolarado que a música menciona e permite a composição de inúmeras paginações.
Acqua
A calma das águas e a leveza das cores. Pensada para a aplicação em piscinas, essa delicada coleção foi inspirada em pinceladas de tinta acrílica sobre tela – com acabamento que tende para o matte. Merece destaque ainda o formato de 10x10cm, uma novidade no portfólio da Portinari, e as cores frescas, mas pouco óbvias: um azul esverdeado e um verde menta – além do branco, para quem busca um tom neutro.
Lithos
Rochas esculpidas pela natureza, a calma do tempo. Inspirado nas esculturas do estadunidense Matt Byrd, criadas com granitos montados à semelhança de um quebra-cabeça, Lithos é um terrazzo delicadíssimo e muito elegante. Além dos modelos base (quadrados e disponíveis em três cores e dois tamanhos), conta com uma peça decorada com frisos em relevo e formato alongado (nas cores cinza média e preta).
Âmbar
A estética elegante das madeiras nobres marca presença nesta coleção, que recebe o nome da cor predominante no conjunto: o âmbar. As peças possuem formato de réguas 30x120cm, reforçando o ar nostálgico associado com o próprio material que inspirou a criação. Destaque para o acabamento com aplicação de granilha, que resulta em diversos pontinhos de brilho na superfície das peças.
Bronx
A estética industrial dos lofts de Nova York motivou o desenvolvimento dessa coleção, que se destaca pelo aspecto de um cimento queimado repleto de nuances, com ares sofisticados. A peça base é complementada por quatro opções de bricks em cores planas, pensados para permitir uma paginação decorativa complementar.
Horizonte
Fim de tarde na cidade, momento de contemplação, encantamento e inspiração. Essa coleção foi inspirada pela poesia das cores intensas que pincelam os céus ao entardecer e encantam o olhar. A partir desse mote, a equipe de design Portinari escolheu uma gama de tons avermelhados e azulados que foram capturados por pintores modernistas em suas telas. Estas foram fragmentadas e reproduzidas em peças de porcelanato com 15x15cm, onde o movimento das linhas do desenho cria um efeito dinâmico na composição, trazendo magnetismo extra ao conjunto.
Gili
A dança, o fogo e água, elementos e emoções em harmonia. A paradisíaca ilha da Indonésia que empresta o nome à coleção já dá a dica: pensados para uso em piscinas, estes porcelanatos foram inspirados em uma pedra natural vinda da Indonésia. Originalmente caracterizado por tons de marrom escuro, aqui o mineral foi reinterpretado em tons claros, trazendo mais sintonia com os estilos atuais.
Ignis
Fazendo alusão às rochas vulcânicas, essa coleção se destaca pelo visual uniforme e granulado. Sem veios, tem ares mais minimalistas, com duas opções de tonalidade, também inspiradas nas cores naturais do mineral. Peças especiais permitem enriquecer a aplicação em pontos específicos: com formato menor e ranhuras, permitem a criação de diferentes paginações. Pode ser aplicado tanto em paredes quanto em pisos.
Pierina
Um clássico, envolvente e original. Em nosso imaginário, o travertino está intimamente ligado à imponência e à monumentalidade da arquitetura clássica. Aqui, a rocha calcária que inspira a coleção é tingida por tons negros em sintonia com as tendências atuais – sua textura, no entanto, permanece inconfundível.
Maracangalha
A coleção Maracangalha nasce do olhar sensível do arquiteto Nildo José, que recorreu à memória afetiva da sua infância, quando visitava os avós. Nela estão presentes as casinhas coloridas, os azulejos coloniais, os calçamentos de pedra, o samba – e a alegria que ele evoca com elementos que um dia foram o contexto de uma vivência e hoje se tornam centrais na inspiração de um design quente e que desperta emoção.
Nildo é conhecido em seu trabalho pelo mix afinado entre a linguagem internacional e as referências regionais que fazem parte de sua identidade. A originalidade e o frescor de suas criações fizeram com que ele se tornasse um dos nomes de maior expressão no design de interiores contemporâneo brasileiro.
Natural que a Portinari convidasse Nildo e sua equipe do NJ+ para desenvolverem uma coleção pautada pela brasilidade, a começar pelo calor da paleta: as quatro tonalidades escolhidas para o modelo Maracangalha Decor têm aspecto quente (mesmo quando se trata do azul) e carregam a alegria e as nuances presentes nas casinhas do interior da Bahia.
Os revestimentos recebem uma estampa de visual arenoso e salpicados pela superfície, pequenos elementos amorfos inspirados no movimento do samba, que criam um ritmo visual na parede após a instalação das peças. Um último elemento profundamente ligado a história e a cultura da região, a cana de açúcar surge reinterpretada no Maracangalha Mosaico, um ripado telado que também traz em si o conceito de ritmo, aqui marcado pela repetição das formas finas e alongadas. Sua concepção permite revestir com perfeição superfícies retas ou curvas em ambientes internos ou externos.
Lastras
Tendência no segmento de revestimentos cerâmicos, as Lastras da Portinari trazem a grandeza dos porcelanatos para criação de obras de arte, com praticidade na instalação, menos junta e menos rejunte, efeito de amplitude e harmonia visual, sustentabilidade e menor impacto ambiental.
As Lastras trazem versatilidade e imponência para os ambientes, possuem baixo peso e maior resistência quando comparadas às pedras naturais, além de abrirem a possibilidade de uso em mobiliários, fachadas, painéis e bancadas. Ganham destaque entre os lançamentos 2023, a Coleção Audaz, disponível em duas cores (DGR e BK) e 4 tamanhos (120×280, 47×110, 120×120 e 47×47). A Coleção Città, traz lastras em 5 cores (BE, NO, SGR, GR e DGR) e em dois tamanhos (120×280 e 47×110). A Coleção Gales tem duas cores (BK e SGR) e dois formatos (120×280 e 47×110). Já a Coleção Lumina está disponível em sete cores (Carrara, Calacata, Marquina, WH, DGR, BW e BK) e 4 novos tamanhos (120×120, 47×47, 120×270 e 47×106).
A Portinari traz ainda a Coleção Mezzo, com 4 cores, sendo 1 nova (Decor, Decor WH, Decor BE e Mezzo BE) e dois novos tamanhos (120×120 e 47×106). A Coleção Timeless vem com 3 cores (SGR, PL e WH) e dois novos formatos (120×120 e 47×106).
Upgrades de Coleção
Para trazer ainda mais opções, a Portinari apresenta ainda, upgrades para coleções que já são sucesso e se renovam em novas cores e formatos. As Coleções Boulevard e Castellon ganham doía novos formatos (90×90 e 35×35). A Coleção Distrito, ganha duas novas core (SBE e Essence Bianco) e dois formatos (80×80 e 31×31). A Coleção Pacific, ideal para piscinas, ganha duas cores (SBL e SGN) e 4 formatos (13×20, 0.5×8 para bordas, 20.1×20.1 e 8×8). A Coleção Palco ganha duas cores (Palco BE e Palco Deck BW) e dois formatos (20×120 e 8×47) e a Coleção York ganha a cor York Decor, num padrão ao estilo espinha de peixe, com 4 novos formatos (30×120, 11×47, 30×120 e 24×47).