A aluna Ana Beatriz Filgueiras Tsuboi da cidade de Londrina/PR é uma das selecionadas para a Regeneron ISEF, em USA

Daqui a um mês uma estudante paranaense estará representando o Brasil e o Paraná na Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), que acontece entre os dias 10 a 16 de maio, em Columbus, Ohio (EUA), considerada a maior feira pré-universitária de ciências do mundo.

Ela foi premiada na Mostratec-Liberato (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que é considerada a maior feira de jovens pesquisadores da América Latina.

A Mostratec-Liberato é a feira brasileira mais antiga que participa desse importante evento científico. Desde 1993, quando fez sua estreia, não deixou de comparecer no evento.

Passados 32 anos, mais uma vez uma delegação de finalistas brasileiros, credenciados pela Mostratec-Liberato, representará o país na ISEF. São 13 estudantes, que apresentam nove trabalhos, oriundos de oito Estados da federação: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Maranhão, Amazonas e Amapá.

Conheça o projeto do Paraná que foi credenciado através da Mostratec-Liberato:

Cuidados Paliativos: Caracterização de classes de comportamentos a serem desempenhadas por profissionais da saúde – Fase II

Finalista: Ana Beatriz Filgueiras Tsuboi (15 anos)

Orientadora: Maria Vitória Valoto

Instituição: Colégio Interativa de Londrina – Londrina, PR.

Os Cuidados Paliativos (CP) oferecem assistência ativa e integral aos pacientes cuja doença não responde mais aos tratamentos curativos, priorizando o controle dos sintomas e a qualidade de vida. Assim, este estudo tem como objetivo caracterizar os comportamentos da classe “Cuidar Paliativamente”, a serem desempenhados por profissionais da saúde, com base na tecnologia de ensino Programação de Condições para o Desenvolvimento do Comportamento (PCDC), especificando aqueles que visam humanidade e a dignidade nos CP. O método é composto por sete fases: (1) definição dos descritores de busca, critérios de inclusão/exclusão e seleção das fontes de informação; (2) identificação dos componentes de comportamentos; (3) avaliação da linguagem das classes por psicólogos especialistas em Análise do Comportamento; (4) organização das classes divididas em profissionais e situações nos CP; (5) cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para validar a equivalência conceitual das classes; (6) Diagramação de um material instrucional com as classes e, por fim, (7) a aplicação piloto do material para um grupo de 5 participantes. O desempenho dos participantes com relação ao uso do material foi avaliado por meio do teste de Wilcoxon e comparações entre os resultados do pré e pós-teste. Como resultados, utilizando o método da Tríplice Contingência, foram identificadas 43 classes de estímulos antecedentes, 81 classes de respostas, 52 classes de estímulos consequentes e 88 classes de comportamentos. As classes de comportamentos abrangem diversos processos nos CP, desde o atendimento médico fisiológico, até o luto, evidenciando as subjetividades do processo da morte. A identificação de 88 classes e o manual produzido permitiram estruturar ações em CP, que servem como uma ferramenta essencial para a formação de profissionais de saúde, no que tange a humanidade e dignidade no morrer. Em conclusão, as comparações entre pré e pós-teste demonstraram a utilidade do manual produzido, validando a aplicação piloto e abrindo possibilidades para futuras aplicações.

foto: divulgação

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