Duas gerações da viola caipira: Rogério Gulin e Victor Gulin – pai e filho – são a quarta atração da Mostra É Daqui e realizam única apresentação neste domingo, dia 18, às 11h30, na Praça Jacob do Bandolim do Conservatório de MPB (Rua Mateus Leme, 66 – Centro Histórico). O show tem entrada franca e faz parte do projeto que valoriza os músicos de Curitiba.
O repertório é fruto da colaboração entre o renomado músico Rogério Gulin e seu filho Victor Gulin, pai e filho, ambos naturais do Paraná. Durante a apresentação, que terá como base o álbum autoral Santa Cecília, o Duo Gulin, com participações especiais de Sandro Guaraná (baixo) e Maurinho (percussão), vai apresentar composições originais de Rogério Gulin que mostra a potencialidade da Viola Caipira num trabalho instrumental que enriquece a nossa música mais autêntica.
Rogério Gulin traz a experiência de mais de 40 anos dedicados ao instrumento. Sua formação teve, inicialmente, influências do rock e do folk, passando pela tradição da música instrumental brasileira dos anos 1970 e chegando à viola caipira. Rogério tem participações marcantes em grupos importantes da música brasileira e paranaense, como o Terra Sonora, o Viola Quebrada e a Orquestra à Base de Cordas, além da inusitada junção da viola caipira com um instrumento tido como erudito, a flauta transversal – trabalho desenvolvido em duo com Giampiero Pilatti (Duo Chão de Pedra). Atuar em tantos estilos diferentes fez com que Rogério Gulin desenvolvesse um estilo muito particular.
Já Victor Gulin iniciou seus estudos na viola caipira já aos nove anos de idade, pelas mãos do pai, mas sempre teve a escola da viola caipira como paixão. Atuou ao lado de músicos como Roberto Corrêa, Ivan Vilela, Fernando Deghi, Rogério Gulin, Pereira da Viola, entre outros. No auge de sua juventude, optou por abrir mão dos modismos da música contemporânea para se dedicar às raízes culturais.
A Mostra É Daqui tem por objetivo criar mais uma oportunidade para o artista local de Curitiba mostrar o seu trabalho autoral, não importa o gênero musical. O projeto prossegue até novembro, com uma apresentação por mês, sempre aos domingos, no Conservatório de Música Popular Brasileira. As próximas três atrações são Danni Distler (15 de setembro), Rubia Divino (20 outubro) e Kluber (24 de novembro) que vão mostrar o seu trabalho autoral. O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Serviço:
2ª Edição da Mostra é Daqui – Show com Duo Gulin e Banda.
Domingo, dia 18, domingo, às 11h30, na Praça Jacob do Bandolim – Conservatório de MPB (Rua: Mateus Leme, 66). Entrada gratuita.
Classificação: livre
Projeto realizado com recursos do programa de apoio à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
fotos: acervo pessoal