Da harmonia entre cores marcantes até a discrição da sala de jantar e varanda, a arquitetura de interiores foi assinada pela arquiteta Marina Salomão

Um apartamento amplo, arrojado e perfeito para os mais diversos momentos almejados pelos moradores: essa foi a essência que a arquiteta Marina Salomão, à frente de seu escritório homônimo, seguiu após assumir o projeto de reforma do imóvel com 600m² para um casal e seus dois filhos. De maneira geral, o projeto de arquitetura de interiores englobou o aproveitamento de algumas estruturas já existentes no local e outras modificações implementadas para proporcionar aos clientes o sonho de receber, com frequência, seus convidados.

Ademais, a profissional também mergulhou nos interesses e nas características dos moradores. “Eu diria que todos denotam perfis marcantes e cultivam o apreço de colecionar objetos”, entrega.

Tudo começa pela integração desde o hall 

Imponente, a entrada idealizada pela arquiteta Marina Salomão exalta a aparência e a robustez da porta e a mesa em destaque que está sempre pronta para ser ornamentada por arranjos florais. No corredor, a exuberância da adega climatizada projetada especialmente para o projeto

As características da família são percebidas desde a entrada que direciona à ala social do apartamento. “Por gostar de tons fortes, percebido desde a ampla porta azul marinho, executei um equilíbrio com elementos sóbrios em tons de cinza e a madeira”, conta Marina.

Sofisticação, fluidez e riqueza nos detalhes sintetizam o living executado pela arquiteta Marina Salomão

De cara, a vista para a área social integrada, com destaque para o amplo living. Segundo a profissional, a ideia foi trazê-lo como um ambiente inaugural, entregando uma atmosfera de conforto e socialização. “Gosto muito do protagonismo dos sofás nessa tonalidade berinjela que, aliás, foi uma cor bastante presente nessa última edição da Semana de Design de Milão”, conta.

Ao lado da sala principal, Marina também reservou um espaço mais íntimo que se traduz como aceno para deixar o celular de lado e viver a felicidade das boas conversas presenciais. A disposição com as quatro poltronas com apoio para os pés e a estante com lareira ecológica entrega bem-estar, principalmente para os dias mais frios que estão por chegar.

Além da convivência, o ambiente idealizado pela arquiteta Marina Salomão também estimula a saudável solitude de mergulhar na leitura devidamente acompanhado por uma luminária de piso

Na elaboração da área social, Marina precisou balancear o layout, pois ao passo que o intuito dos moradores era o de contar com concepções diversas para os seus convidados, também deveriam vivenciar a intimidade entre eles. Do lado esquerdo, a privacidade da sala de TV foi assegurada com a porta de correr, com duas generosas folhas, que são embutidas dentro da parede. “Esse formato tanto deixa o ambiente reservado para a família, como se torna opção quando a ideia é conectá-la com os outros ambientes”, analisa a arquiteta. Na composição, o jogo de sofás em couro revela a sintonia com a paleta de tons terrosos eleito para o décor.

A sala de TV entrega o clima propício para passar o casal e os filhos passarem o tempo juntos

Varanda

O espaço da varanda foi destinado para jantares descontraídos. Conectada com a ilha gourmet, a profissional tornou a mesa de madeira uma extensão do elemento que abre proximidade entre quem está cozinhando e os convidados.

O paisagismo com jardins verticais se fez bastante presente na varanda

Na face oposta ao gourmet, mais um espaço de socialização com sofás e poltronas em tons mais discretos que concederam um clima mais sereno com o jardim vertical

Identidade e harmonia nos quartos

Na área íntima, mais uma vez a arquiteta Marina Salomão deu voz à identidade de cada um. Para o filho, ela investiu em um viés mais descolado, marcante e ousado por meio do efeito tijolinho acima da cabeceira e a marcenaria que mesclou o painel de TV, espaço de trabalho e prateleiras onde estão expostas as miniaturas de motos e capacetes.

A paleta de cores e a formatação do dormitório evidenciam o décor masculino e moderno do jovem

A profissional revela que o quarto da filha foi o único ambiente com mudança estrutural, uma vez que a reforma adicionou a antiga instalação de funcionário para ampliar o closet. “Com a personalidade doce e serena da nossa jovem, mergulhamos nas inspirações do clássico e do romantismo que ficaram notórias com a paleta de branco, cinza e rosa, além da boiserie que emoldura as paredes”, detalha Marina.

Nas prateleiras e nichos que preenchem o dormitório, a valorização dos itens colecionados pela filha do casal

O quarto do casal acompanhou um estilo mais parcimonioso, porém extremamente aconchegante, com o efeito 3D do revestimento da parede e a cabeceira em veludo azul marinho – cor avistada também no revestimento da área do box e do armário da bancada. Ainda sobre o banheiro, uma verdadeira sala de banho com direito à banheira de hidromassagem e dois chuveiros de teto avistados na parte central.

O azul marinho seguiu em unidade na suíte do casal

O verde nas áreas de refeições

A pedido da moradora o verde se fez presente em diversos momentos. Na sala de jantar, os buffets suspensos que ladeiam a porta de entrada destacam a cor.

completando a marcenaria da sala de jantar, o espaço de cada buffet destaca a parede decorada com elemento vazado

Separada do jantar, a sala de almoço é integrada à cozinha

Sobre a arquiteta Marina Salomão

Formada pela Universidade Dom Pedro II, há 16 anos, pós-graduada em Lighting Design, Engenharia de Segurança do Trabalho e Arquitetura de Luxo, a arquiteta Marina Salomão atua desde do início de sua carreira com projetos de Arquitetura e Interiores. Já foram +170 obras realizadas, desde ambientes residenciais, comerciais e corporativos.

Site: marinasalomao.com.br

WhatsApp: (11) 98551-5387

e-mail:marina@marinasalomao.com.br

Fotos: Sidney Doll

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.