Naturopata Daniel Alan Costa indica 5 receitas para o combate de doenças

Quem já ouviu a expressão “Se a vida te der um limão, faça uma limonada”? A frase figurada faz ainda mais sentido quando o assunto é saúde. O limão tem diversas ações terapêuticas e é um importante aliado no combate de diversas doenças.

Segundo o professor Daniel Alan Costa, naturopata e especialista pelo Albert Einstein, o limão é um importante estimulante do processo digestivo, além de harmonizar o metabolismo. “A fruta tem ainda diversas propriedades que ajudam na assimilação de minerais, alcaliniza e fluidifica os líquidos corporais e serve ainda como antibiótico natural e excelente desintoxicante”, explica.

Doenças como asma, bronquite, gripes, infeções pulmonares, úlceras, refluxos e até dermatites, prurido, feridas infectadas e picadas de inseto podem ser tratadas com as propriedades do limão. “Há ações comprovadas também na prevenção de tromboses, embolias e infartos”, complementa.

Muito além da água com limão, famosa mistura que tem conquistado cada vez mais adeptos da alimentação saudável, há diversas combinações com a fruta em benefício à saúde. “Devido a grande concentração de ácido cítrico, o limão potencializa a ação dos alimentos que são ricos em minerais, como os vegetais verdes por exemplo, e usá-lo no molho das saladas, verduras, legumes e alimentos crus faz muito sentido”, diz Alan.

O naturopata indica 5 receitas fáceis de preparar que auxiliam desde os cuidados com o sistema imunológico e controle do colesterol até no combate da insônia, depressão e ansiedade.

Confira:

Desintoxicante:

Limão, inhame

1 xícara de açúcar mascavo (200 g)

Casca de 4 limões, inhame (12 gramas)

1 xícara de água. Ferver até o ponto de xarope.

Indicações: O inhame é um excelente desintoxicante e um estimulador do sistema imunológico e tônico do organismo combinado com as ações do limão teremos estes todos estes efeitos potencializados.

Tônico para o Organismo:

Limão, gengibre e açafrão

1 xícara de açúcar mascavo (200 g)

Casca de 4 limões, gengibre (4 gramas), açafrão (4 g)

1 xícara de água. Ferver até o ponto de xarope.

Indicações: Tratamento e prevenção de quadros inflamatórios em vários sistemas. Se o objetivo é manter longe das doenças esta é a receita.

Calmante:

Limão, camomila e cidreira

1 xícara de açúcar mascavo (200 g)

Casca de 4 limões, camomila (2 g) e erva cidreira (2 g)

1 xícara de água. Ferver até o ponto de xarope.

Indicações: Excelente efeito de modulação do humor, calmante, anti-hipertensivo.

Insônia e Depressão:

Limão, passiflora (folhas do maracujá) e mulungu

1 xícara de açúcar mascavo (200 g)

Casca de 4 limões, passiflora (2 g) e mulungu (2 g)

1 xícara de água. Ferver até o ponto de xarope.

Indicações: Calmante, relaxante muscular, insônia, depressão, ansiedade.

Colesterol:

Limão, alcachofra

1 xícara de açúcar mascavo (200 g)

Casca de 4 limões, alcachofra (4 g)

1 xícara de água. Ferver até o ponto de xarope.

Indicações: Modelação dos níveis de colesterol, glicemia e triglicérides.

Daniel Alan Costa é especialista em Bases de Medicina Integrativa pelo Albert Einstein, Naturopata, Acupunturista membro da WFCMS (World Federation Chinese Medicine Societies), coordenador do curso de pós-graduação em Naturopatia da UNIP e coordenador geral dos cursos do Instituto Imparare.

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.