Exames como ecocardiograma e teste ergométrico auxiliam no diagnóstico e acompanhamento de doenças cardiovasculares

No Brasil, mais de 30% dos óbitos são causados por doenças cardiovasculares, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. São mais de mil pessoas que morrem a cada dia. Contudo, muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas com prevenção e tratamentos.

Para indicar o melhor caminho para tratar os pacientes, as consultas clínicas são fundamentais e seguidas de exames que auxiliam o médico na tomada de decisão para o tratamento da enfermidade. Entre os diversos utilizados está o ecocardiograma.

A Dra. Tatiane Vitola Rohn Kintzel, cardiologista do Incor Kubrusly (Instituto do Coração de Curitiba), explica que o exame é utilizado para o diagnóstico de diversas doenças cardiovasculares e avaliação da função cardíaca. “Entre as indicações estão pacientes saudáveis, mas com histórico familiar de cardiopatias ou que querem iniciar uma prática de atividade física, avaliação de pacientes hipertensos, pacientes com insuficiência cardíaca suspeita ou já com diagnóstico prévio, dor torácica, história prévia de coronariopatia, pacientes que já passaram por cirurgias cardíacas e outras doenças”, detalha.

No tratamento de pacientes com a covid-19, o ecocardiograma também pode ser indicado em casos específicos. “Alguns pacientes com a covid-19 podem ter complicações cardíacas como miocardite, insuficiência cardíaca, infarto ou derrame pericárdico. O ecocardiograma é o exame inicial de escolha para avaliação dessas complicações”, observa a Dra. Tatiane Vitola Rohn Kintzel.

O diagnóstico pelo exame é feito através de passagem de sinal de ultrassom que é enviado até os órgãos por meio de transdutores, colocados na pele e posicionados em alguns pontos do tórax para a análise do coração por ângulos diferentes.

Trata-se de um exame indolor, não invasivo e de baixo risco. A cardiologista explica que só é contraindicado em alguma situação que não possibilite a realização da imagem, como deformidade ou lesão na parede do tórax e enfisema subcutâneo, ou seja, quando existe ar embaixo da pele que não deixa o sinal do ultrassom passar.

Diagnóstico e acompanhamento pelo esforço

Outro exame bastante usado é o teste ergométrico, também conhecido como teste de esforço. “É usado para prevenção cardiovascular e também avaliação e acompanhamento de doenças cardiológicas, capacidade cardiopulmonar e um método de auxílio a atletas para melhora do rendimento”, conta a cardiologista.

O teste ergométrico pode ser recomendado em casos de suspeita ou diagnóstico de hipertensão arterial ou arritmias, após infartos, pré e pós-operatório de cirurgias cardíacas, casos de dor torácica ou angina, além de pacientes saudáveis com histórico familiar de cardiopatias, que façam atividade física ou que querem iniciar uma atividade.

Durante o exame, é feito o monitoramento dos batimentos cardíacos com o paciente em repouso e se exercitando, além da avaliação da pressão arterial. “Existem vários protocolos de exercícios com intensidades diferentes ajustadas para cada perfil, que são indicados conforme avaliação do médico cardiologista que realizará o exame”, diz.

Algumas situações podem contraindicar o teste ergométrico, como limitações físicas, pessoas que não consigam caminhar em esteira, que utilizem marca-passo, tenham arritmias graves e pressão arterial mal controlada. “Mas, qualquer situação será avaliada individualmente pelo médico que solicita o exame”, aponta a Dra. Tatiane Vitola Rohn Kintzel.

Sobre o Incor Kubrusly

Fundado em 1991, o Incor Kubrusly (Instituto do Coração de Curitiba) é uma instituição que presta atendimento nas áreas de Cardiologia Clínica, Cirurgia Cardíaca e Vascular, incluindo cirurgia endovascular (implante de stents) e fechamento de Forame Oral Patente (Fop´s) e Implante Percutâneo de Válvula Aórtica (TAVI).

O Instituto reúne cardiologistas, angiologistas e cirurgiões cardíacos e vasculares com ampla experiência e que seguem as mais modernas diretrizes das sociedades internacionais de Cardiologia e os avanços da Medicina. O instituto disponibiliza o acesso às melhores, mais modernas e menos invasivas terapias cardiovasculares, associado à experiência de um grupo com mais de dez mil casos realizados.

Por isso, um dos nossos diferenciais é ter uma equipe especializada tanto em cirurgias tradicionais (com abertura do tórax) quanto em procedimentos modernos minimamente invasivos realizados nos principais centros médicos em todo o mundo e que têm revolucionado a Cardiologia nos últimos anos. Assim, o Incor Kubrusly oferece a junção dos tratamentos tradicionais e mais modernos para cada caso diagnosticado. Mais informações pelo: www.incor.com.br.

Photo by Online Marketing on Unsplash

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.