Synapcom, líder em full commerce, traz dicas de como apostar na entrega ágil e gratuita no e-commerce e não comprometer a operação
O prazo e o valor da entrega de produtos comprados online são um dos fatores de decisão mais importantes para o consumidor. Segundo pesquisa divulgada pela Social Miner, em parceria com a Opinion Box, 57% dos entrevistados pretendem adquirir algum item de necessidade no Dia do Cliente e o custo benefício do frete é extremamente relevante para a conclusão da compra. Já 39% consideram desistir do carrinho se o tempo de espera para o recebimento da mercadoria for muito longo. Isso em um momento que o e-commerce segue crescendo, com uma previsão de alta de 26% em vendas até o fim do ano, de acordo com o Ebit|Nielsen.
Por isso, apostar em ações de frete grátis é uma das estratégias que ajudam a gerar fidelização e engajamento dos consumidores. Ainda mais nos próximos meses, considerado o período de ouro para o e-commerce, com datas como o Dia do Cliente, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, que anualmente movimentam milhões em vendas.
Segundo Eduardo Fregonesi, CEO da Synapcom, empresa líder em full commerce – modelo de negócio que viabiliza, de ponta a ponta, e-commerce de grandes marcas -, investir em soluções que melhoram a jornada de compra online é sempre um diferencial. “O consumidor hoje espera por uma experiência completa e busca excelência. O valor e prazo da entrega deve ser parte da estratégia e outros fatores devem vir juntos, sempre olhando para a operação como um todo”, afirma.
Veja a seguir 5 formas inteligentes para alavancar as vendas online, ter um bom retorno usando o frete grátis e não comprometer a operação do negócio.
Faça os cálculos corretos – Uma dica básica, mas bastante importante é lembrar que a meta é incentivar a compra gratuita. Então, se a sua marca estabelece que vendas a partir de R﹩ 99 serão com frete grátis, mas o ticket médio é R﹩ 150, você está dando o frete sem estimular o aumento do carrinho. Aqui, é interessante estudar o seu ticket médio e trazer o frete grátis acima com um upsell de produto, oferecendo um item mais completo ou da mesma categoria com qualidade superior ao que o cliente selecionou.
Reative consumidores – Oferecer frete grátis para um cliente inativo ou que você está prestes a perder pode ser uma maneira de reaproximação. Nesse caso, a estratégia é agir apenas com essa base, sem ofertar o benefício para todos, focando no potencial retorno desse comprador.
Valorize os clientes fiéis – Desenvolva um programa para clientes VIPs de alta recorrência de compra e ticket médio acima da média dos demais consumidores. Nesse caso, o benefício pode ser válido até por um período maior, como um ano, por exemplo, como parte de um programa de valorização desse comprador – em que a marca também colherá resultados.
Dê de presente – Usar como estratégia o frete grátis no aniversário dos consumidores é uma boa maneira de incentivar a compra. Nesse caso, a oportunidade fica disponível por um mês inteiro e pode trazer retornos interessantes.
Estude as regiões – É possível calcular o seu custo médio de frete por estado de acordo com o seu volume de vendas para aquela localidade. Assim, você pode viabilizar o frete grátis em estados ou cidades com maior participação no total das suas vendas sem se tornar uma ação onerosa.
Sobre a Synapcom: A Synapcom é líder em full commerce no Brasil e na América Latina, desenvolvendo projetos para e-commerce em diversos setores da indústria e do varejo. Com mais de 70 clientes de diversos segmentos, a empresa trabalha de acordo com as necessidades de cada cliente e oferece o ecossistema digital completo e toda a infraestrutura para viabilizar a operação de negócios digitais. Além disso, reúne as habilidades necessárias para integrar as etapas de ponta a ponta: do planejamento à gestão de canais, da escolha e operação da plataforma à integração do ecossistema digital, incluindo cadastro dos produtos, melhores práticas logísticas, SAC 4.0 e marketing digital.
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