Destaques da liderança feminina, representantes de companhias como Kraft Heinz, Seguros Unimed, Colgate-Palmolive e Comgás compartilham orientações para quem deseja crescer na carreira
No Dia Internacional da Mulher, mais do que celebrar conquistas, é essencial destacar o impacto da liderança feminina no mundo dos negócios. Segundo o último levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria), as mulheres ocupam 39,1% dos cargos de liderança no Brasil, mesmo representando mais da metade da população.
Para marcar a data, executivas que ocupam posições estratégicas compartilham aprendizados, desafios superados e conselhos inspiradores para quem busca crescimento profissional. As reflexões vão desde a importância do autoconhecimento e da construção de rede de apoio até estratégias para equilibrar carreira e vida pessoal, reforçando como a diversidade na liderança impulsiona inovação e gera impactos positivos para empresas e sociedade.
Invista em si mesma
Fernanda Barrocal, CFO da Kraft Heinz Brasil
Fernanda Barrocal, CFO da Kraft Heinz Brasil — detentora das marcas Heinz, Quero, Hemmer e BR Spices — destaca que muitas mulheres são levadas a acreditar que possuem menos valor do que os homens, o que pode gerar insegurança e impactar seu crescimento profissional.
“Acredite no seu potencial e não se subestime. Muitas vezes, somos mais críticas conosco do que necessário, o que pode nos impedir de aproveitar oportunidades valiosas. Esteja aberta a novos desafios e confie na sua capacidade de superá-los. Lembre-se de que, às vezes, os outros enxergam nosso potencial antes de nós mesmas”, aconselha.
Além disso, Fernanda ressalta a importância de estar sempre atualizada com notícias, tendências e inovações dentro e fora da sua área de atuação. “Estude, mantenha-se informada e desenvolva uma visão ampla do negócio. Estar em constante evolução, conhecer o funcionamento da empresa além do seu dia a dia, e estar antenado às notícias do Brasil e do mundo, abre portas e cria flexibilidade para movimentações futuras”, complementa a CFO.
Trabalhar em uma empresa que valoriza a diversidade e investe no desenvolvimento da liderança feminina promove maior engajamento, amplia a troca de perspectivas e impulsiona resultados. Além disso, companhias que incentivam mulheres em cargos de decisão contribuem para um mercado mais equilibrado e competitivo, refletindo positivamente na sociedade como um todo.
“Quando olho para 15 anos atrás, a presença feminina em cargos de liderança era muito menor. Tive a sorte de estar em empresas que adotaram agendas intencionais para aumentar a representatividade das mulheres. Ainda assim, é desafiador e precisamos ser intencionais. Na Kraft Heinz, por exemplo, nossa meta é alcançar 50% de mulheres em posições de liderança até 2026. Hoje, estamos em 45% no Brasil. Temos programas de aceleração de carreiras, mentoria específica para mulheres e ações afirmativas, como licença-maternidade estendida e benefícios para mães”, exemplifica Fernanda Barrocal.
Construa uma rede de apoio profissional
Carol Dias, diretora de People & Performance da Kraft Heinz Brasil
Carol Dias, diretora de People & Performance da Kraft Heinz Brasil, reforça a importância da troca de experiências com outras mulheres de diferentes áreas, cargos e empresas.
“Construa sua rede de apoio. O desenvolvimento profissional não acontece sozinho – mentorias, trocas com outras líderes e um ambiente corporativo que valorize a equidade são fundamentais. Nenhuma vivência é única, e dividir dificuldades, aprendizados e experiências ajuda no crescimento conjunto, em uma evolução e apoio constantes. Além disso, estar próxima dos demais setores da empresa é essencial para ter uma visão 360° da companhia”, destaca Carol.
Tenha autoconfiança e se dedique
Liliane Baldacci, Diretora Executiva de Administração e Finanças da Seguros Unimed
Liliane Baldacci, Diretora Executiva de Administração e Finanças da Seguros Unimed, destaca que, ao longo de sua carreira, a autoconfiança, a dedicação e a perseverança foram essenciais para romper barreiras e conquistar novas oportunidades, especialmente em um setor predominantemente masculino como o de seguros.
“Muitas vezes, somos mais exigentes conosco do que com os outros, o que pode nos impedir de enxergar nosso verdadeiro potencial. A minha dica é: confie em si mesma e nos seus talentos. Nunca permita que as inseguranças definam seu caminho”, aconselha, ressaltando que acreditar em si é o primeiro passo para alcançar o sucesso profissional.
Além disso, Liliane enfatiza a importância de se capacitar, se atualizar e perseverar para alcançar o sucesso no mundo corporativo. “O setor de seguros, em particular, exige aprendizado contínuo e a capacidade de se adaptar às mudanças. Esteja sempre se atualizando, buscando novos conhecimentos e ampliando sua visão sobre o mercado. Investir no aprendizado contínuo, ser flexível e persistente são fundamentais para se destacar e conquistar seu espaço”, conclui.
Colaboração é a chave
Maria Siqueira, Co-diretora do Instituto Pacto Contra a Fome
Maria Siqueira, Co-diretora do Instituto Pacto Contra a Fome, tem trilhado um caminho admirável como liderança de impacto socioambiental, com foco na redução de desigualdades e na agenda de alimentação. Sua trajetória mostra como a construção de pontes entre diferentes setores pode transformar a realidade brasileira.
“Ao longo da minha carreira, aprendi que a colaboração entre governo, sociedade civil e empresas é chave para superar desafios complexos de maneira estruturante, construindo, assim, mudanças de sociedade. No Instituto Pacto Contra a Fome, reunimos estes atores em prol de um objetivo comum: nenhuma pessoa no Brasil com fome até 2030 e todas as pessoas com alimentação adequada até 2040.“, afirma Maria.
Em sua experiência como liderança e empreendedora, Maria destaca a importância de cultivar a escuta ativa para construir relações sólidas e duradouras, sem perder de vista o pragmatismo. “A capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender suas necessidades é fundamental para construir colaborações que gerem valor e permitam avanços grandiosos. Essa escuta atenta, por exemplo, foi fundamental para o Pacto Contra a Fome defender mudanças importantes como a aprovação da nova Cesta Básica Nacional e o aumento do percentual de alimentos saudáveis na merenda escolar, vitórias cruciais para garantir o acesso à alimentação adequada e proteger a saúde das crianças”.
Para as mulheres que desejam seguir carreira no setor social, Maria deixa alguns conselhos: “Descubra aquilo que mobiliza a sua paixão e visão, é lá que estará sua maior capacidade de realização. Busque pessoas competentes e que compartilham de seus valores para trilhar a jornada, isto é fundamental para ganhar tração e enfrentar os desafios que certamente virão.”
Autoconhecimento, Diversidade e Equilíbrio são pilares fundamentais
Fernanda Candeias, Diretora Institucional e de Relacionamento com as Comunidades da Ternium
“Ao longo da minha trajetória, aprendi que o sucesso não é um destino, mas sim a jornada. O autoconhecimento é essencial para tomar decisões assertivas, assim como a construção de uma rede de apoio, fundamental para superar desafios. Equilibrar carreira e vida pessoal não é simples, mas com planejamento e priorização, é totalmente possível.
Acredito que a diversidade na liderança enriquece as discussões, impulsiona a inovação e gera impactos positivos tanto para as empresas quanto para a sociedade.
Meu conselho para quem deseja crescer: invista em si mesmo, celebre suas conquistas, esteja sempre aberto a aprender com cada experiência e, acima de tudo, aproveite a jornada!”
— Fernanda Candeias, Diretora Institucional e de Relacionamento com as Comunidades da Ternium.
Autoconfiança e Empoderamento
Patrícia Nolasco, Líder de Comunicação Estratégica de Marketing LATAM da Lubrizol
A participação feminina na liderança é essencial para trazer novas perspectivas aos negócios e às decisões estratégicas. Segundo Patrícia, a experiência de estar em uma posição de liderança feminina vai além de ocupar um cargo estratégico, pois envolve a responsabilidade de promover mudanças, abrir portas para outras mulheres e transformar a cultura corporativa.
“Ao longo da minha trajetória, aprendi que autoconfiança, resiliência e uma rede de apoio são fundamentais para o crescimento. Estar conectada com outras mulheres, trocar experiências e investir constantemente no meu desenvolvimento foram passos decisivos para minha evolução profissional e podem ser importantes na jornada de todas as mulheres.
Na Lubrizol, as mulheres representam quase 50% da liderança na América Latina, e vejo o impacto positivo de nossas vozes na construção de uma trajetória de inovação, crescimento e inspiração. Por isso, promovemos iniciativas que impulsionam a equidade de gênero e fortalecem a representatividade feminina em todas as áreas, criando oportunidades para que mais mulheres ocupem posições de destaque e contribuam para o sucesso dos negócios e da sociedade”, comenta.
Tenha aliadas
Milena Brito, Diretora Comercial da Comgás
Milena Brito, Diretora Comercial da Comgás, maior distribuidora de gás natural da América Latina, acredita no poder da união feminina e da mentoria para impulsionar a presença de mulheres em cargos de liderança.
“Um dos maiores aprendizados que tive foi a importância de construir redes de apoio e compartilhamento. Na Comgás, criamos constantemente rodas de conversa e espaços seguros para discutir anseios, frustrações e buscar soluções juntas. Acredito que a vulnerabilidade e a empatia são ferramentas poderosas para nos fortalecermos e crescermos juntas. E a colaboração e o apoio mútuo são fundamentais para superar os desafios e alcançar o sucesso”, afirma.
Além disso, Milena aconselha: “Para as mulheres que estão começando suas carreiras ou buscando ascensão profissional, meu conselho é: sejam protagonistas de suas jornadas! Desenvolvam suas habilidades, construam relacionamentos e não tenham medo de se posicionar. Os desafios são constantes, mas a cada obstáculo superado, a sensação de conquista e o impacto positivo que geramos são motivadores para seguir em frente”.
Não tenha medo de errar
Adriana Anido, Vice-Presidente de Marketing na Colgate-Palmolive
Adriana Anido, Vice-Presidente de Marketing na Colgate-Palmolive, ressalta a importância da representação feminina em posições de liderança. “A liderança feminina é crucial na criação de um futuro mais equitativo, e me orgulho de contribuir para essa transformação na Colgate-Palmolive, que valoriza a diversidade e a colaboração.”
Ela incentiva o protagonismo e a troca de experiências diárias: “Acredite em si mesma, inspire-se em outras mulheres e construa uma rede de apoio. Não tema errar. Os erros são oportunidades para refletir e aprender, podendo levar a abordagens inovadoras e soluções criativas. A jornada pode ser desafiadora, mas com propósito e apoio, podemos construir uma sociedade mais justa para todos.”
Sobre a Kraft Heinz
Estamos impulsionando a transformação na The Kraft Heinz Company (Nasdaq: KHC), inspirados em nosso propósito, “Let’s Make Life Delicious”. Os consumidores estão no centro de tudo o que fazemos. Com vendas líquidas de aproximadamente US$27 bilhões em 2023, estamos comprometidos em fazer crescer nossas marcas icônicas e emergentes de alimentos e bebidas em escala global. Aproveitamos nossa escala e agilidade para trabalhar todo o poder da Kraft Heinz em um portfólio de oito plataformas de produtos voltadas para o consumidor. Como cidadãos globais, estamos empenhados em causar um impacto ético e sustentável, ao mesmo tempo que ajudamos a alimentar o mundo de forma saudável e responsável. Saiba mais sobre nossa jornada visitando www.kraftheinzcompany.com ou seguindo-nos no LinkedIn. Informações para a imprensa Kraft Heinz – Loures Consultoria: kraftheinz@loures.com.br.
Sobre o Pacto Contra a Fome
O Pacto Contra a Fome é uma coalizão suprapartidária e multissetorial que atua para contribuir para a erradicação da fome e do desperdício de alimentos de forma estrutural e permanente. Tendo como missão contribuir para erradicar a fome até 2030 e ter todos os brasileiros bem alimentados até 2040, o Pacto atua sob três pilares: articulação, inteligência estratégica e incentivo. Saiba mais sobre o Pacto Contra a Fome e cada um dos projetos em www.pactocontrafome.org. Informações para a imprensa:pcf@loures.com.br.
Sobre a Lubrizol Corporation
A Lubrizol Corporation, uma empresa da Berkshire Hathaway, é uma empresa de base científica cuja química especializada oferece soluções sustentáveis para promover a mobilidade, melhorar o bem-estar e melhorar a vida moderna. Todos os dias, os inovadores da Lubrizol se esforçam para criar valor extraordinário para os clientes na interseção da ciência, das necessidades do mercado e do sucesso dos negócios, impulsionando a descoberta e criando soluções inovadoras que melhoram a vida e fazem o mundo funcionar melhor. Fundada em 1928, a Lubrizol tem alcance global e presença local, com mais de 100 fábricas, escritórios técnicos e de vendas e 8.000 funcionários em todo o mundo. No Brasil, a companhia possui duas fábricas, uma delas em Belford Roxo, na Baixada Fluminense (RJ), e outra em Paulínia (SP). A Lubrizol também conta com escritórios no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), além de um laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento na capital paulista. Para obter mais informações, visite www.lubrizol.com.
Sobre a Colgate
A Colgate-Palmolive Company é líder global em cuidados bucais e pessoais, comprometida com a sustentabilidade e o bem-estar. Seus produtos estão presentes em mais de 200 países sob marcas renomadas, como Colgate, Palmolive, elmex, Hello, Meridol, Sorriso, Tom’s of Maine, EltaMD, Filorga, Irish Spring, PCA SKIN, Protex, Sanex, Softsoap, Speed Stick, Ajax, Axion, Fabuloso, Soupline e Suavitel, bem como Hill’s Science Diet e Hill’s Prescription Diet. Desde 1991, o programa Sorriso Saudável, Futuro Brilhante (BSBF) já impactou mais de 1,6 bilhão de crianças, promovendo saúde bucal em escala global. Para saber mais, visite www.colgatepalmolive.com.br. Atendimento à imprensa Colgate-Palmolive: colgatepalmolive@loures.com.br.
Sobre a Comgás
A Comgás possui mais de 23 mil quilômetros de rede de distribuição de gás encanado em 96 municípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e disponibilizar gás para usinas de termogeração. A companhia atende mais de 2,6 milhões de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba. Atendimento à imprensa – Comgás: atendimento.comgas@loures.com.br.
Foto de Adam Winger na Unsplash