Você cuidou de cada etapa do projeto dos móveis, passou horas pesquisando modelos de bancada, estudou centenas de opções de cor para o granito, e, na hora da torneira, acabou esquecendo de planejar a funcionalidade. Só foi perceber isso quando a espagueteira emperrou entre a torneira e a pia.

Quem está construindo ou reformando sabe bem que o cuidado com os detalhes faz toda diferença na composição dos ambientes, tanto para deixar os espaços lindos como a fim de garantir as condições ideais de usabilidade e praticidade. No caso das cozinhas, os metais são os responsáveis por imprimir o toque de estilo ao projeto.

Escolhe-los com cuidado é, portanto, fundamental – para quem busca cenários diferenciados, capazes de tornar o dia a dia muito mais prazeroso – e, principalmente, para assegurar as condições certas para seu bom funcionamento. Confira algumas dicas importantes que podem ajudar você nesse processo:

Torneiras: de bancada ou parede?

O primeiro cuidado é definir se você quer um modelo fixo na parede ou na bancada. Essa decisão depende do estilo arquitetônico do projeto, ou seja, dos gostos dos moradores – mas precisa ser tomada antes da instalação ou reforma do encanamento. Caso contrário, pode ser necessário furar a parede para abrir um novo ponto de saída de água. Também é preciso pensar no tipo de móvel, que varia conforme o tipo de torneira escolhido.

        

Misturadores, monocomandos e torneiras: qual a altura ideal?

Em geral, o misturador, monocomando ou torneira da cozinha deve ser instalada a 30 centímetros de altura da pia – garantindo espaço suficiente para o manuseio e realização de atividades domésticas. Contudo, você deve prever suas necessidades no que se refere à limpeza de louças. Se você tem família grande e gosta de comida caseira, pense no tamanho das panelas que terá para limpar. Lembre-se, no entanto, que uma torneira muito alta vai causar respingos desnecessários. Já no banheiro, o espaço entre a cuba e torneira deve ser o equivalente ao da mão aberta (da ponta do polegar à ponta do dedo mínimo), e o jato d’água deve ir em direção ao ralo.

Prefira os economizadores

Modelos com arejadores são muito eficientes no uso racional da água, já que podem reduzir em menos da metade o consumo. Essa peça não interfere na estética ou funcionamento da torneira; serve para injetar bolhas de ar ao líquido, tornando o jato mais volumoso e com menos respingos.

                                  

Dica: a coleção Angra, da Meber, tem no mix todas as variações que você precisa para encontrar os metais ideais para a sua cozinha. São opções de bancada ou de parede, com torneiras, misturadores e monocomandos, todas com arejador economizador que reduz em até 60% o consumo de água, e garantia de dez anos para você ficar despreocupado por muito tempo. O melhor de tudo é o design exclusivo das peças, que reverencia o talento da artista de todos os tempos: a natureza, protagonista dessa linha de soluções. Inspirada nas formas pacientemente esculpidas pela ação da água na paisagem ao longo do tempo, a Angra faz uma releitura dessa intervenção natural no desenho de cada produto. Com design orgânico, permite construir espaços elegantes e com o indispensável apelo da funcionalidade. As formas robustas e composição que alterna entre o sólido e o vazado, empresta toque de nobreza às peças, com o charme de um visual limpo. O design é assinado pela Intervento Design.

Sobre a Meber

Meber Metais S/A (Bento Gonçalves, RS) carrega a expertise de 57 anos de uma atuação focada no aperfeiçoamento permanente, que lhe rendeu a atual posição de relevância entre as cinco principais fabricantes do segmento no cenário nacional e a condição de líder de mercado no Rio Grande do Sul. Sua marca aparece em metais sanitários concebidos para atender com elegância e bom gosto às necessidades decorativas e funcionais dos mais variados projetos. O mix é composto por linhas completas para cozinhas e salas de banho, incluindo peças de design diferenciado que apostam em formas vanguardistas a cada lançamento. Entre as soluções, monocomandos, torneiras, temporizadores, duchas, acessórios, básicos e complementos. Os produtos são comercializados em mais de quatro mil pontos de venda no país.

Créditos fotos: Guilherme Jordani/Carlos Ben/André Majola/Divulgação

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.