Indo muito além do pioneirismo em sustentabilidade, este impressionante resort reserva profunda e inspiradora abundância cultural
Que a Polinésia Francesa atrai muitos viajantes para conhecer esse paradisíaco arquipélago no qual todos que o visitam se apaixonam, todos sabem. Mas a diversão por lá não para por aí e a boa notícia é que na maior ilha deste território, o Tahiti, está o atol de Tetiaroa que nos presenteia com o fascinante The Brando. Ao aterrissar ali, se prepare para viver algo mais profundo, uma verdadeira imersão na sociedade local e em experiências emocionantes que só este resort pode oferecer aos visitantes.
Através de todo o encanto que o hotel apresenta e que vai além do pioneirismo em sustentabilidade, um fato muito interessante e que chama a atenção dos hóspedes é descobrir que o atol é de grande importância para o povo polinésio com uma longa e forte história deste lugar misterioso e inspirador.
O passado traz uma peculiaridade, afinal, Tetiaroa era um refúgio especial para a realeza tahitiana se retirar, se entreter e participar de rituais especiais. Era também um local de encontro para tribos polinésias que se reuniam em torno do sagrado Marae (templo maori), fundindo a sua etnia, costumes e religião com a natureza de tal maneira que influencia profundamente até hoje este povo. Inclusive, já foi uma espécie de retiro privado da família que governava o Tahiti.
Atualmente, é possível presenciar uma dança típica chamada Haka Marquesan que exalta a força e a bravura dos guerreiros personificando o orgulho por suas raízes. A dança foi vista como sensual e provocativa durante um certo período e proibida por muitos anos. Mas felizmente, esta tradição ressurgiu há cerca de 50 anos, encantando a todos que têm o privilégio de estar no hotel e a prestigiar.
Além disso, o resort possui especial interesse em termos de biodiversidade, oferecendo refúgio a inúmeras espécies de peixes, aves e invertebrados, bem como espécies de plantas nativas. Ao fazer os passeios é possível avistar todos esses animais e muito mais. Os recursos renováveis, as práticas agrícolas orgânicas e as fontes alternativas de energia, são só um pouco de tantas coisas que o The Brando oferece aos convidados que ali estão.
“Você não pode trazer sua cultura até aqui, pois precisa se adaptar a dos polinésios”, afirmou Marlon Brando quando percebeu a enorme importância deste local ainda na década de 60. Sem dúvida, ao se deparar com este paraíso na Terra você estará diretamente envolvido com todos os costumes dali e se encantará a tal ponto que irá programar a próxima viagem de volta o quanto antes.
fotos: divulgação