Espaço colaborativo, no centro da cidade, valoriza a tendência mundial que enaltece produtos, produtores e hábitos locais

Referência em gastronomia de qualidade superior, graças a expoentes (chefs de cozinha) que enaltecem a cultura e os produtos da região, a capital paranaense acaba de ganhar um fato novo para comemorar, que promete fomentar a rede de produtores locais. Já ouviu falar em consumo com conteúdo? A expressão, locavorista, ainda pouco disseminada nas boas mesas brasileiras, trata de um indivíduo que prioriza o consumo de alimentos produzidos exclusivamente no seu entorno e defende um estilo de vida pautado pelo resgate às tradições, com foco na economia criativa e na sustentabilidade.

Em Curitiba, O Locavorista, é sinônimo de um negócio colaborativo que vai muito além da gastronomia e tem o início da sua operação agendada para o dia 13 de dezembro, em regime de soft opening. Fruto dos sonhos e anseios de quatro empreendedores multitalentos – Luiz Mileck, Paulo Henrique Celles, Renato Bedore e Soon Hee Han – que se curvam aos produtos e saberes artesanais do Paraná, o novo empreendimento, localizado na Rua Comendador Macedo, 233, oferta um ambiente exclusivo, que congrega a rica diversidade das manifestações e produções locais, apresentadas em três serviços: loja de artigos de arte e design, delicatessen e cafeteria bistrô.

O endereço, por si só, fez história na cidade. Foi ali que o curitibano Luiz Mileck, pesquisador nas áreas de Empreendedorismo e Cultura Alimentar, também articulador gastronômico que representa a Rede Latino-Americana de Food Design no Brasil, criou e liderou o Coletivo Alimentar – marco de inovação criativa na cultura alimentar de Curitiba. “O Locavorista surge para suprir uma lacuna na oferta de um ambiente que concentra a rica diversidade das manifestações e produções locais. “Trata-se de uma confluência harmônica, porém não óbvia, de inúmeros aspectos da economia local. Queremos que o morador de Curitiba sinta-se turista na própria cidade e que o estrangeiro absorva o local”, explica.

Emblemático

A ideia de proporcionar uma experiência de consumo inesquecível foi pensada nos mínimos detalhes, partindo do ambiente repaginado. Segundo o engenheiro civil Paulo Henrique Celles, o Locavorista sintetiza várias boas ideias, mas a primeira delas é acrescentar um local de socialização à cidade. “Estamos carentes de espaços de interação para estimular a troca de ideias”, frisa. Para o designer e chef de cozinha Renato Bedore, o espaço pretende fincar sua bandeira como detentor de toda a cultura alimentar do Paraná. “Este espaço será endereço também de aprendizado”. Já Soon Hee visualiza um cenário amigável para negócios e lazer. “Vislumbro um ponto de encontro para conversar com artistas, comprar orgânicos na feira fora de hora e resgatar a felicidade do bem-estar”, completa.

Cardápio

O Locavorista dispõe de um cardápio rápido e inteligente, composto por tostados, chapeados, cestas de pães com acompanhamentos produzidos a partir de ingredientes locais e sanduíches na tábua.

Entre os sanduíches, destaque para o De Santa (R$32), tributo a um dos bairros mais tradicionais de Curitiba, que reúne em um pão de milho, frango prensado, pasta de alho, catchup da casa, muçarela, salada de radite e vinagrete de vinho tinto. O sanduíche acompanha uma porção de polenta frita e uma salada clássica italiana. Inspirado no clássico da madrugada, o 24 Horas (R$ 34), concentra costela assada, molho tártaro com conserva da casa, cebola e agrião, além de batatas curtidas e salada verde. Paladares sedentos pela sazonalidade do mar serão seduzidos pelo Litorina (R$ 36), que traz um Tartine de Peixe curado, broto crocante e maionese de tofu, acompanhado de salada da estação. Já quem curte carne suína poderá se render ao sanduíche O Locavorista (R$ 30). O clássico da casa destaca paleta suína assada por 10h, cebola caramelizada no vermute da casa, exclusivo molho de pimenta e agrião.

Os finais de semana também prometem ser memoráveis para os futuros locavoristas. Aos sábados, para quem deseja fugir da feijoada, além dos menus da chapa e da delicatessen, a casa oferecerá um cardápio fixo elaborado de acordo com a sazonalidade dos ingredientes locais. A experiência custa a partir de R$ 55 por pessoa. Já aos domingos, o brunch, generosamente servido mais tarde, sairá por R$ 41 por pessoa.

Arte com propósito

A abertura de O Locavorista será marcada pela exposição da artista Jo Ani, que propõe a libertação da realidade por intermédio de sua arte orgânica, geométrica e exagerada para um mundo nada óbvio através de recortes fotográficos da existência, que se unem de forma a criar um universo paralelo.

Já na Loja Colméia, o público terá acesso a cinco marcas autorais, todas, coincidentemente, assinadas por mulheres, a começar pela arte da fotógrafa e ceramista Maria Ravazzani, que desenvolve acessórios, objetos utilitários e decorativos marcado por linhas simples, cores intensas e toque acobreado. No ninho da designer de moda Liane Mestrinho será possível conhecer o estilo contemporâneo e bem brasileiro realçado em peças de seda pura para vestuário e decoração. O espaço de Lucia Consalter, formada em Educação Artística, apresenta arrojadas peças de joalheria, com formas arredondadas, bordadas com fios de prata e cobre. No espaço garantido por Chris Arcega, peças com brilho e balanço, acessórios que ressignificam valores pessoais confeccionados por mãos de mulheres capacitadas. A artista busca na transformação a sua casa e entrega uma moda em consonância com novos valores de mercado, que satisfazem pela aparência e nutrem uma expectativa por relações mais humanas. Para encantar as pessoas que insistem em escrever à mão existem os cadernos da Genoveva, marca idealizada por Maria Madalena Ribeiro. E para garantir que as fotos, dos que ainda perseveram em revelar, a marca produz álbuns de fotografia. A delicadeza da Genoveva ainda confecciona caixas para guardar bilhetes e carinhos. A produção é inteiramente artesanal, personalizada e exclusiva.

Soon Hee Han, sócia de O Locavorista, também encontra nos ninhos da Loja Colméia, acolhimento para Extraordinários, sua linha de luxo de produtos naturais produzida com ingredientes valiosos que garantem sofisticação e saúde. Seus produtos terapêuticos não atuam apenas na pele, mas também nos estados emocionais por meio de uma alquimia precisa entre aromaterapia, aromacologia, perfumaria natural e cosmetologia. “São blends com alta concentração de princípios ativos aromáticos e botânicos, óleos multipropósitos hidratantes para o rosto, corpo e cabelo, sérum rejuvenescedor facial, perfume pessoal e de ambiente”, detalha. Os alimentos da marca também são funcionais e gourmets, alinhando à gastronomia os princípios da cozinha medicinal do oriente e da ciência da nutrição, e resultam em chás especiais, condimentos sofisticados e temperos vitaminados. A marca utiliza ingredientes 100% naturais, livres de parabenos e sulfatos, sem aditivos químicos.

Sobre os sócios

Luiz Mileck é nascido em Curitiba e formou-se Engenheiro Mecânico (UFPR), Master of Degree em Engenharia (UTC – França) com Mestrado em Design da Informação, também pela UFPR, na temática Co-criação para Vivências. Começou a empreender na gastronomia após deixar o trainee de uma grande montadora, e hoje é sócio fundador e consultor sênior na Vivah Vivências Gastronômicas. É idealizador e presidente do Living Lab Coletivo Alimentar, participando ativamente do desenvolvimento de centenas de profissionais e de dezenas de empresas e projetos encubados. É um importante articulador gastronômico e representa a Rede Latino-Americana de Food Design no Brasil desde 2017. Foi Destaque Acadêmico do ano de 2009 pela UFPR e obteve Menção Honrosa pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná em 2014, pelos feitos na área de empreendedorismo e gastronomia. Também é palestrante e colunista em gastronomia, e atualmente pesquisador nas áreas de Colaboração, Vivências, Empreendedorismo, Cultura Alimentar e Food Design.

Paulo Henrique Celles é formado em Engenharia Civil e tem especialização em Gestão de Negócios e Marketing. Além de prospecção de áreas para incorporação imobiliária e desenvolvimento de projetos na área de construção civil, Paulo atualmente coordena mais de 25 colaboradores no negócio imobiliário de vendas e locação da família.

Renato Bedore é um curitibano de coração, nascido no interior de São Paulo. Designer, Chef de Cozinha e Mestre em Design, com envase em design de experiências e Food Design, foi um dos co-fundadores do Living Lab Coletivo Alimentar onde ajudou a conceituar vários projetos de inovação. É um dos fundadores do Convivium Coré Etuba Slow Food, em Curitiba, e militante ativo do movimento Slow Food no Paraná. Atualmente é professor no curso de gastronomia na PUC e sócio-consultor sênior da empresa Vivah Vivências Gastronômicas, atuando ativamente na área da educação, pesquisa e inovação na área do design e da alimentação.

Soon Hee Han é empreendedora, pesquisadora, palestrante e empresária. Possui formação em Ciências da Educação (Paris VIII – Univ. Saint Denis), Urbanismo (Paris III – Sorbonne Nouvelle) e Ciências Políticas e Economia Internacional (SDSU – Califórnia). Há 25 anos, após uma experiência pessoal com o estresse, vem estudando e divulgando as práticas naturais para o bem-estar e bem viver, com treinamento de sete anos em mosteiros budistas nas práticas de medicinas tradicionais Búdica, Chinesa e da Ásia Tropical. Especialista em áreas como meditação, fitoterapia, aromaterapia, aromacologia, biocosmética, nutrição oriental, gastronomia. Sua atuação profissional passa pela direção de empreendimentos nos segmentos de construção civil, importação e exportação, varejo, comunicação, beleza e bem-estar. Fundou e presidiu por dois mandatos o ABC Spas – Associação Brasileira de Clínicas e Spas, fundou e dirigiu por 18 anos a maior rede de Spas Zen no Brasil, com 28 unidades de norte a sul do país. Com a experiência na criação de terapias e tratamentos de spas empreende Extraordinários Luxo Natural e Ciências Holísticas, empresa de biocosméticos terapêuticos premium e alimentos funcionais gourmet, todos orgânicos e naturais com ênfase na economia local e na sustentabilidade.

Serviço:

O Locavorista

Endereço: Rua Comendador Macedo, 233, Centro.

Telefone: 41. 3121-1720

Saiba mais pelo site:www.olocavorista.com.br e pelas nossas redes sociais: @olocavorista (Instagram) e olocavorista no Facebook.

Estacionamento conveniado em frente ao empreendimento.

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