A partir de abril portugueses e turistas poderão apreciar a arte de diversos artistas mundialmente renomados no Biester Palace localizado no coração de Sintra

As exposições, que acontecerão ao longo de 2023, serão promovidas pela Luka Art Gallery, uma galeria contemporânea que emerge dentro do Palácio Biester, do século XIX, integrado ao bosque mágico de Sintra, na maior rota cultural histórica de Portugal. Projetado pelo primeiro arquiteto português, José Luiz Monteiro, o edifício é rico em influências estilísticas que resultam em um grande conjunto de importância histórica e artística, perfeitamente integrado ao espírito romântico da paisagem no qual está inserido e, ao mesmo tempo, afirma-se como um dos expoentes máximos da modernidade no final daquele século.

Com a curadoria da brasileira Ana Carolina Azevedo radicada em Portugal, a exposição “Memórias” será aberta ao público dia 16 de abril com obras das artistas portuguesas Ana Rita Albuquerque e Maísa Champalimaud, inaugurando o ciclo de exposições nomeado “O Tempo”, que terá diversas exibições de obras de artistas e designers mundialmente conhecidos, entre eles; os brasileiros Christina Oiticica e Hans Donner.

As obras das duas artistas portuguesas, que dão início a este ciclo, representam através de suas artes, de estilos e técnicas tão distintas uma perspectiva simbiótica em relação ao tempo. Com um olhar e vivência contemporânea as artistas apresentam suas impressões pessoais com base em suas realidades e lembranças.

 

Obras de Ana Rita Albuquerque e Maísa Champaliumaud / Palácio Biester

Como um cavalo alado que sai dos sonhos infantis e atravessam o tempo, entre tramas da vida, Ana Rita Albuquerque s faz sublimar a utopia de um conto, trazendo o tão marcante passado de Portugal com a presença equestre, sejam em guerras, em passeios pelo bosque, a puxar carruagens. O cavalo, este animal símbolo de forca e resistência, nos aguça o olhar surrealista ao

apresentar-se icônico, forte e imponente nesta visão contemporânea numa disciplina têxtil e lanar ancestral, a feltragem, em forma de esculturas imensas que envolvem o observador.

Já Maísa Champalimaud usa as memórias de uma viagem para traduzir aquilo que o tempo jamais poderá apagar: as emoções e sentimentos vividos naquele lugar. Assim como Portugal carrega muito peso de uma história de desbravamento e descobrimento, a Tailândia traz a energia de uma cultura milenar e cheia de iconografias. O resultado das obras é a intensidade de cores, que traduzem não somente os fragmentos de sua experiência nesta viagem, mas principalmente, a vibração de suas emoções, tão característica em sua arte.

A sinergia de duas artistas portuguesas que expõem suas emoções, suas memórias e seus sonhos, atravessam as lembranças e as vivências e explodem em cor e sensações, e se fundem à música, que envolve e abstrai a percepção do tempo.

Programação -Ciclo anual de exposições Luka Art Gallery Palácio Biester – Sintra

1ª exposição: Artistas: Ana Rita Albuquerque e Maísa Champalimaud

Espaço e Realização: Palácio Biester

Produção: Luka Art Gallery

Direção de arte e Curadoria: Ana Carolina Azevedo

Quando: Vernisage: 15 de abril de 2023

Ao público: 16 de abril a 04 de maio de 2023

Local: Galeria Luka – Palácio Biester – Sintra Estrada da Pena, 18 – planta zero

País das artistas: PORTUGAL

Técnicas: Pinturas (Maísa) e Esculturas com feltragem (Ana Rita), intensidade de cores e formas. Ana Rita Albuquerque: Escultura surrealista de tema equestre em técnica de lanar e feltragem Maísa Champalimaud: Pintura abstrata em pastel sobre papel, a partir de fotos no negativo, feitas em uma viagem à Tailândia.

Luka Art Gallery – @lukaartgallery

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.