A marca Virgilio Couture apresenta elementos e formas que mesclam referências urbanas com detalhes tradicionais
O trabalho autoral do estilista Vigilio Andrade foi batizado de “street festa”, uma releitura informal e jovem, que permite que as roupas transitem naturalmente entre os salões de baile e a rua. A ideia aqui é fugir do óbvio, subverter materiais e criar essa nova pegada de moda festa focada na modelagem e na mistura de texturas.
“Símbolos, memórias afetivas e coletivas são materializados em peças feitas por colagens de estampas, tecidos e imagens sobrepostas a rendas e elementos que remetem à moda festa. As padronagens culturais são reapropriadas e os materiais combinam o natural com o sintético, criando um conceito de design inovador e criativo”, explica ele.
As criações se apresentam de duas maneiras, no Sob Medida e Coleções Capsulas. No primeiro, desenvolvimentos exclusivos e personalizados sob medida, contando com um acervo de estampas únicas e tecidos nobres, atendimento à domicílio e completa dedicação ao cliente.
No segundo,criação de peças atemporais, numeradas, pensando no consumo consciente e nas novas formas de criar, distribuir e produzir moda. Nas criações, estão presentes os pilares do upcycling e da reutilização de matérias-primas.
“Os processos de criação são sempre fluidos e variados. Normalmente muitos deles são pensados a partir de colagens e brincadeiras com os tecidos pré escolhidos em cima da mesa de corte. No mural ficam possíveis combinações e no decorrer do processo vão surgindo outros materiais e idéias para agregar no resultado final” conta Virgilio. “Para a construção do vestido lenço (foto 02) foram montados os quadrados/panots formando lenços para depois estruturar em cima do manequim e fazer o acabamento da barra. A brincadeira com rendas e estampas de fundos variados ganharam força nessa família que é pura brasilidade”, finaliza.
Serviço
instagram/virgiliocouture