Quando o stress e correria do dia a dia parecem não ter fim, uma viagem ajuda a desconectar e a relaxar
E hoje, além de conhecer novos lugares e culturas, o principal atrativo para muita gente tem sido usar as férias para desacelerar, praticar esportes, cuidar da saúde e buscar experiências que incluam o autocuidado, físico e mental.
O Global Wellness Institute, instituição sem fins lucrativos e líder em pesquisas no setor de bem-estar, publicou em seu relatório anual, dados que apontam que esse mercado deve gerar 1 trilhão de dólares no mundo todo até o fim deste ano. Segundo eles, a expectativa é representar 8,3% de todas as viagens turísticas até 2027, o equivalente a um crescimento anual de 16,6% – contra 14,9% do turismo em geral nos próximos três anos.
É muita gente buscando uma abordagem mais saudável nas suas viagens, com direito a retiros de meditação, ioga, massagens, alimentação balanceada ou o hype das terapias do sono, que vimos há alguns anos. Esse é o turismo wellness, uma das maiores tendências do segmento para 2024 – e, porque não, desde a pandemia da Covid-19.
Para atender a esse público em sua jornada interior, a hotelaria de luxo busca sempre diversificar sua oferta de vivências e desenvolver novos protocolos em parceria com importantes marcas de beleza. Aqui, reunimos três hotéis na França, país com tradição e com todo o savoir-faire em beauté, que incluíram em seu menu de tratamentos opções que vão de massagens com sound healing a terapias corporais com produtos feitos à base de café.
Château Grand Barrail – Saint-Émilion, França
Com vista para os vinhedos de Saint-Émilion, o spa do hotel Château Grand Barrail é um oásis de bem-estar em uma das mais charmosas regiões produtoras de vinhos da França. Seu menu de terapias vai além das massagens faciais e corporais e apresenta tratamentos que beneficiam corpo, mente e espírito, todos realizados em colaboração com a celebrada marca de cosméticos francesa Sothys.
Um dos destaques é a terapia Indonésia Ancestral™, inspirada em rituais de beleza seculares do país asiático. O protocolo tem uma hora de duração e combina massagem corporal com um exercício de respiração chamado Mayonggo. O ritual, que significa “energia” em indonésio, mistura técnicas de respiração profunda e alongamento que visam liberar a tensão negativa e restaurar a energia positiva antes do procedimento.
Na sequência do Mayonggo, uma massagem de 50 minutos é realizada por todo o corpo, com ingredientes ativos para hidratação e nutrição da pele (óleos de coco, de sândalo e de jasmim), priorizando pontos de acupressão e de foco de energia para remover toxinas. Em seguida, mais uma prática da respiração Mayonggo, desta vez para se reconectar após o relaxamento. Durante todo o tratamento, o terapeuta incorpora a técnica de sound healing, que utiliza vibrações de gongos para trazer benefícios na redução do estresse e promover o relaxamento.
O Château Grand Barrail está instalado em um castelo histórico do início do século 20 e possui 46 espaçosas suítes distribuídas em quatro edifícios. O spa tem 260 metros quadrados de área total, 4 salas de tratamento, individuais e duplas, saunas, banheira de hidromassagem e piscina.
Le Burgundy – Paris, França
No 1º arrondissement, na esquina da Rue St. Honoré, o hotel Le Burgundy Paris se destaca entre os prédios do badalado quarteirão da moda, bem ao lado da Chanel e a poucos metros da Place Vendôme. Na propriedade de 59 acomodações, um dos pontos altos é o Spa Le Burgundy by Sothys que convida o visitante para momentos de puro deleite, em que o único foco é centrar-se em si mesmo. O espaço de 250 metros quadrados, decoração e cores suaves, dá acesso, tanto a hóspedes como visitantes, a duas salas de tratamento, saunas seca e a vapor, fitness center e uma piscina aquecida de 15 metros.
Em parceria com a Sothys, o spa dispõe de amplo menu de terapias faciais e corporais e protocolos exclusivos da marca. Inspirado nas tradições milenares japonesas, o Hinokibō é uma massagem profunda, realizada com um bastão de mesmo nome feito a mão por um artesão japonês em sua oficina na província de Mastuyama. O uso do acessório extraído da madeira de Hinoki, uma árvore nativa do Japão que também é usada na construção de templos sagrados, potencializa a massagem em até 10 vezes. O tratamento pode ser aplicado da cabeça aos pés, em sessões de 60 ou 90 minutos, e promove o relaxamento muscular, alivia as tensões, elimina a toxinas, traz firmeza à pele, entre muitos outros benefícios.
Hôtel Lancaster – Paris, França
Situado em uma emblemática residência privada na região do Champs-Élysées, em Paris, o Hôtel Lancaster passou recentemente por uma reforma que trouxe um toque contemporâneo à “maison” francesa. Com 54 suítes, o hotel dispõe também do The Lancaster Private Spa, com tratamentos corporais e faciais em colaboração com a Terre De Mars, marca francesa completamente orgânica, vegana e cruelty-free, e a primeira a criar produtos de beleza à base de café. Já o spa, projetado pelo premiado arquiteto Jean Philippe Nuel, é todo de pedra e madeira, com tons e texturas naturais, fica no terraço do 8º andar e traz um menu de terapias, além de sauna hammam e jacuzzi.
O Renaissance Signature é um dos protocolos preferidos e inclui uma esfoliação corporal com o pó de café, que possui propriedades revitalizantes e esfoliantes. Com duas horas de duração, o visitante recebe uma massagem e tratamento facial de forma personalizada, e após o tratamento, a opção é relaxar em uma das espreguiçadeiras no terraço e apreciar a vista panorâmica de Paris, com direito à igreja de Sacré Coeur e à Torre Eiffel.
fotos: divulgação