Rápido atendimento pode preservar a musculatura do coração e evitar
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal causa de morte no mundo está relacionada a doenças cardiovasculares. Entre elas está o infarto, popularmente conhecido como ataque cardíaco, que acontece quando o acúmulo de placas de gordura nas artérias impede que o sangue chegue ao coração e, consequentemente, causa o enfraquecimento do músculo cardíaco. Mas identificar alguns sinais do infarto e buscar ajuda médica a tempo pode salvar vidas.
Não é sempre que o infarto se manifesta apresentando dor súbita no peito. “Em alguns casos, os sintomas são mais leves. Por isso é muito importante as pessoas estarem atentas aos sinais do corpo e buscarem ajuda médica quando perceberem que há alguma anormalidade”, explica José Armando Mangione, coordenador do Núcleo de Cardiologia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e um dos especialistas mais renomados do País na área de Hemodinâmica.
O cardiologista aponta alguns sinais que, se combinados, podem indicar infarto:
- Falta de ar.
- Dor na região do peito.
- Suor frio.
- Tontura.
- Náusea e vômito.
- Fraqueza.
- Falta de ar.
José Armando Mangione ressalta que é muito importante levar a pessoa com esses sintomas o quanto antes para um pronto-socorro com infraestrutura integrada para receber toda a assistência necessária para evitar ou minimizar os danos causados ao coração.
Para falar mais sobre este e outros assuntos, a BP possui um time reconhecido de profissionais atuantes em várias especialidades médicas. Não deixe de nos procurar quando necessitar de uma fonte médica para sua pauta.
Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP, um polo de saúde moderno e atualizado que valoriza a vida de todos e de cada um. Composto por 4 hospitais com foco em alta complexidade e que atendem diferentes perfis de clientes e outros 3 serviços que contemplam medicina diagnóstica, atendimento ambulatorial e educação e pesquisa, a BP compreende mais de 220 mil m² construídos, 7.500 colaboradores e 4.500 médicos distribuídos em 8 edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista, onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O polo de saúde é composto pelo Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, uma rede de clínicas e consultórios de diversas especialidades médicas que atua de forma integrada com os demais serviços da BP; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.