Fundada para promover o consumo consciente, TROC Kids reúne peças de marcas como Zara Kids, Ralph Lauren, Carter’s e Brooksfield Júnior, por preços acessíveis
É fato que as crianças aprendem com exemplos, e é assim na família da Luanna Toniolo, fundadora da TROC, maior brechó online do Brasil. A empreendedora decidiu abrir o negócio quando estava grávida da sua primeira filha. Antes de dar início à startup, ela não era consumidora de roupas usadas, mas após começar a receber as peças que iriam dar início ao projeto percebeu que essa é a solução para a moda do futuro. “A gente já tem roupa produzida para os próximos 200 anos, por que não usar o que já temos ao invés de produzir mais?”, completa.
Sua filha, Maju, hoje tem três anos e já é uma consumidora fiel da TROC Kids – página do brechó dedicada para peças de crianças de zero até doze anos de idade. A TROC Kids foi lançada em outubro de 2018. “Colocamos no site 4.000 peças para a estreia da página e todas foram vendidas em dois dias. As crianças crescem muito rápido e, após usarem poucas vezes, as roupas já não servem mais. Por isso, os itens estão praticamente novos e, na TROC, sempre estão em perfeito estado”.
O diferencial do brechó é a curadoria feita sobre os produtos. “Um dos critérios para avaliação é analisar se você daria de presente para sua melhor amiga. Porque se tem algum defeito, um fio puxado, bolinha ou zíper emperrado, você não aceitaria como um presente para alguém especial”, explica Luanna, sobre o processo de seleção dos produtos.
Assim como a plataforma para adultos, a TROC Kids tem opções para todos os gostos e bolsos, com peças de fast fashion, premium e luxo. Os valores variam de R$ 10,00 a R$ 2.380,00.
Para quem quer vender e mora em Curitiba ou São Paulo, a TROC retira as peças no local indicado sem nenhum custo. Já para as outras regiões do país, é possível enviar por correio também gratuitamente. As peças passam pela curadoria e, se aprovadas, são incluídas na plataforma.
O site conta com lojinhas de personalidade famosas e para as crianças não é diferente. Entre os itens é possível comprar peças que já foram da Luisa Rocha, filha da Mica Rocha; dos irmãos Luca e Isabellas, filhos da Ca Celico; e do Gael, filho da Zoo Figueiredo.
A curitibana Marcella Guedes de Galléas, de 31 anos, é adepta à TROC Kids desde o lançamento da plataforma. “Eu já consumia pela TROC e por ter dois filhos pequenos (Maria Eduarda de 3 anos e João Henrique de 5 meses) me apaixonei também pela página dedicada a roupa de crianças. Hoje eu vendo e compro na plataforma e sempre busco ensinar para eles sobre consumo consciente. Acredito que essa geração já vai ter essa mentalidade sustentável desde muito cedo”, explica