A Smilink, marca de alinhadores e clareadores dentários, separou cinco hábitos que devem ser evitados para melhorar a saúde do sorriso, prevenir as infecções bucais e desgastes nos dentes.
- Escovar os dentes da maneira errada.
A escovação e o uso do fio dental são os primeiros passos para um sorriso saudável. Escovar os dentes aplicando força e rapidez pode causar ferimentos nas gengivas e não higieniza os dentes por completo. Já o uso do fio dental é importante para finalizar a limpeza de forma profunda e evita infecções.
- Beber vinho em excesso.
O consumo de vinho tem crescido em tempos de quarentena, ainda mais no inverno, mas embora a bebida traga alguns benefícios para a saúde, o consumo em excesso pode afetar o sorriso. A pigmentação do vinho pode escurecer o esmalte dos dentes e até mesmo contribuir para um processo de erosão dental.
- Roer as unhas.
A ansiedade, muitas vezes, resulta em hábitos comuns como roer as unhas. A prática, além de causar fissura nos dentes, é anti-higiênica e pode desencadear infecções na região bucal ou mau hálito, por conta das bactérias presentes nas unhas.
- Café e alimentos ácidos em excesso.
O consumo de café e alimentos ácidos, como tomate, limão e abacaxi em excesso, podem danificar a estrutura dentária. Principalmente o café, que pode manchar o esmalte dos dentes e deixar um aspecto amarelado. A dica é diminuir o consumo dele puro e com açúcar.
- Beber pouca água.
Não é uma novidade que a hidratação é superimportante para inúmeras questões do nosso corpo, mas a saúde bucal também pode ser prejudicada com a falta dela. Beber água ajuda na produção de saliva e na limpeza nos dentes, evitando as cáries e até mesmo o mau hálito.
Neste momento, que vivemos uma pandemia, é importante que a higiene bucal seja reforçada, uma vez que os dentes são focos de microrganismos.