Alimento tem demanda crescente e vai além da sobremesa, ganhando espaço com sabores regionais e saudabilidade
Sorveterias são um negócio tradicional, mas em constante transformação. De fácil elaboração e combinação de sabores, o produto é intensamente consumido no Brasil. Segundo dados disponibilizados pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), foram comercializados 1,1 bilhão de litros do produto, seguindo no mesmo patamar desde 2015. Para este ano, a expectativa da ABIS é de crescimento entre 3% e 5%, e, segundo a Mintel, o mercado pode crescer ainda mais até 2020 se apostar em novos tipos de sorvete, com variações como premium, gourmet, orgânicos e veganos.
A demanda crescente por alimentos de alta qualidade, mais saudáveis e com boa aparência, capazes de agradar ao mais exigente dos paladares, tem inspirado novos negócios a partir o binômio alimentação/saúde. Portanto, a tendência é de alta no consumo de sorvetes que apresentam retorno nutricional. Mas, nada disso dispensa os cuidados básicos que o empreendedor deve ter com cada cliente, primando pela qualidade, atendimento com excelência, preço justo e variação do mix de produtos, entre outros fatores capazes de agregar valor ao negócio.
Considerando essa tendência, o Sebrae reuniu cinco dicas para quem pretende abrir uma sorveteria. Confira as dicas abaixo e veja mais informações no Canal do Sebrae no Youtube.
- Avalie os diferentes modelos de negócio
O setor de sorvete abre oportunidades para os mais diversos tipos de modelos de negócio. Alguns dos mais comuns são indústrias de sorvetes, franquias, comércios revendedores de sorvetes e gelaterias, e cada um traz diferentes desafios e oportunidades. É importante considerar as particularidades dos diversos tipos de empreendimentos para determinar qual está mais compatível com o seu perfil e com a realidade do mercado em que você está inserido.
- Conheça os seus clientes
Além de avaliar os modelos de negócio, conhecer o seu público-alvo é fundamental e aumenta a possibilidade de conseguir atraí-lo e satisfazê-lo. Portanto, é importante saber para quem você está oferecendo o produto ou serviço para adequar o seu mix de marketing. Esteja atento às seguintes questões: Como você pretende vender e atingir seus clientes eficientemente? Qual é a faixa etária dos principais consumidores? Qual é o poder aquisitivo deles? E qual o melhor layout para a sorveteria, visando oferecer uma boa experiência a esses clientes?
- Valorize os sabores locais
Uma forma de agregar valor ao sorvete é oferecer produtos com sabores locais. Cada vez mais, o consumidor está preocupado com aspectos como a origem dos produtos, o respeito à sazonalidade e a valorização de alimentos típicos de sua própria região. Conheça os sabores e tradições que seu cliente reconhece para oferecer algumas opções que atendam a essa demanda.
- Trabalhe com o conceito premium
Existem diferentes tipos de sorvete no mercado, sendo que o mais comum é o sorvete de massa industrial, vendido, inclusive, em supermercados. Para os pequenos negócios, atender um nicho específico, com um produto premium, pode ser um diferencial. Os alimentos premium são aqueles que o consumidor reconhece como superiores aos semelhantes tradicionais. Nesse conceito, podem ser trabalhados, por exemplo, sorvetes que atendam ao consumidor mais consciente, que está preocupado com a saúde e com o impacto socioambiental do alimento. Outro nicho relevante é de sorvetes gourmet, que normalmente são produzidos de maneira artesanal e utilizam matérias-primas nobres.
- Ofereça porções menores
Os produtos vendidos em embalagens menores foram os que sofreram menos impacto em consumo no último ano. Fatores demográficos, como redução do tamanho dos lares e a preocupação com o controle de calorias e nutrientes ingeridos, além da questão ecológica, são importantes fatores a serem considerados, de acordo com o material “Mercado de Sorvetes – Panorama e Tendências”, do Euromonitor International. Por isso, oferecer porções menores, que remetam à saudabilidade, pode favorecer as vendas.