Quando o paciente se dispõe a cuidar da saúde de forma integral, ele passa por um check-up completo, com diversas especialidades, com profissionais médicos qualificados, que fazem uma avaliação completa do seu quadro de saúde
Com a vida atribulada e corrida, muitas pessoas passam, literalmente, anos sem ir ao médico e assim podem deixar passar sinais que o corpo dá como indicativo de problemas mais sérios. Isso só reforça a importância de começar o ano com um check-up, que feito corretamente é importante e evita procedimentos desnecessários.
Dr. Marcus Todesco, médico responsável pela Nacional check-up, anexa ao complexo do Pilar Hospital, explica que essa checagem anual da saúde ajuda a combater doenças por meio da informação e da realização de ações de prevenção, que incluem a realização de exames que realmente visam propiciar o diagnóstico precoce de doenças que podem não apresentar sintomas, podendo levar a melhores índices de tratamento, e, até mesmo, orientações preventivas como de mudança de hábitos de vida como parar de fumar, criação de uma rotina de atividade física e conscientizar sobre a necessidade de manter uma dieta equilibrada.
Segundo o especialista, o que se percebe, em geral, é que a maioria dos pacientes realizam exames de forma isolada, desconectada, quando estão preocupados com alguma dor ou sintoma. “Quando o paciente se dispõe a cuidar da saúde de forma integral, ele passa por um check-up completo, com diversas especialidades, com profissionais médicos qualificados, que fazem uma avaliação completa do seu quadro de saúde, evitando, assim, a duplicidade de exames, inúmeros tratamentos, idas e marcações de consultas médicas com grande espaçamento de tempo. Essa é uma forma bastante importante de cuidar da saúde tendo como preocupação principal a prevenção. E, hoje em dia, ainda mais importante, já que muitas pessoas não fizeram sua checagem anual, nos últimos anos devido à pandemia”, explica.
No check-up não são apenas avaliados os aspectos físicos de cada paciente, mas, também, o mental. “Essa checagem é feita de acordo com o histórico de cada pessoa, seus interesses, necessidades e preocupações. Alguns exames são gerais, como o hemograma e níveis de colesterol e triglicerídeos, insulina, aferição de pressão, verificação de peso e de massa corporal, mas outros são específicos, como avaliação da função pulmonar, que antes mais recomendados para os fumantes, mas, hoje em dia, para quem passou pela covid é importante ter esse acompanhamento. Além desses, temos alguns exames específicos para homens e mulheres além das faixas etárias também, entre outros”, comenta.
Há variações também para aqueles que são atletas, e precisam cuidar de detalhes mais específicos da saúde, como também muito importante para quem prometeu ser mais ativo, começar o ano praticando atividades físicas. “Exames de teste de esforço, da capacidade cardíaca e respiratória, são essenciais, além dos tradicionais e importantes eletrocardiograma e ecocardiograma”, completa.
Sobre o Pilar Hospital
Localizado no bairro Bom Retiro, em Curitiba (PR), o Pilar é referência em procedimentos de alta complexidade com o seu moderno centro cirúrgico, que traz equipamentos de ponta. A infraestrutura inclui ainda uma Unidade de Atendimento 24 Horas para o acolhimento de qualquer tipo de urgência e emergência e um centro médico voltado para consultas. Um diferencial é o investimento constante em padrões rígidos de qualidade, que garantem o bom funcionamento de todos os processos hospitalares. A empresa possui o selo “Nível III – Acreditado com Excelência”, ponto máximo da certificação de qualidade hospitalar outorgada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) por meio de avaliação do Instituto de Planejamento e Pesquisa para a Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS). Mais informações no site https://www.hospitalpilar.com.br, ou pelas redes sociais do hospital, no Facebook, Instagram e Youtube.
Sobre a Hospital Care
A Hospital Care é uma holding administradora de serviços da saúde. Criada em 2017, é a primeira companhia no Brasil a trabalhar com o modelo de gestão baseado nas ACO´s (Accountable Care Organizations) dos Estados Unidos, organizações responsáveis pelo cuidado e compartilhamento de risco com as operadoras. Este modelo integrado de gestão da saúde tem o objetivo de promover o equilíbrio de interesses entre pacientes, médicos, fontes pagadoras, parceiros e acionistas. Pertencente à gestora Crescera e aos fundos Santa Maria e Abaporu, a Hospital Care tem como estratégia de atuação a presença em cidades que funcionam como polos regionais para a gestão de saúde populacional, como Campinas, Ribeirão Preto, Florianópolis e Curitiba, fortalecendo todo o sistema de saúde do país.
Pixabay