Grife de roupas abre as portas, na Zona Sul da cidade, e conta com uma OPTree™, mobiliário urbano que gera energia solar de terceira geração da empresa Sunew e permite recarregar o celular. Projeto foi patrocinado pela 99
A Sunew, líder global na produção e instalação e Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV), instalou em frente à Casa FARM, na Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro, uma OPTree™. Trata-se de um mobiliário urbano em forma de árvore que apresenta design inovador e sustentabilidade, tendo em suas folhas o OPV laminado em vidro. Essa tecnologia possibilita a captação da luz solar que é transformada em energia elétrica e ainda bloqueia raios UVA e UVB, melhorando o conforto térmico no entorno. Esta é a segunda na cidade, tendo uma semelhante na área de convivência do Museu do Amanhã, no Centro.
Com o intuito de reunir os frequentadores do novo point carioca enquanto conversam, descansam, tiram selfies e recarregam os seus celulares para chamar os carros do aplicativo 99 – parceiro dessa ação -, a instalação é capaz de abastecer simultaneamente cinco aparelhos de forma autônoma, sem necessidade de conexão com a rede elétrica. Os refletores de LED na base do banco feito de madeira de reflorestamento proporcionam também uma iluminação ambiente no local.
Segundo o gerente de operações da 99 no Rio de Janeiro, Murilo Gírio, a empresa acredita no espaço público como um ambiente de democratização do acesso das pessoas às cidades. Neste contexto, trabalha para ajudar a melhorar a mobilidade urbana. “Ao apoiar iniciativas como esta, a 99 ajuda a promover novas áreas de convivência e lazer aos cariocas, o que dialoga com nosso propósito enquanto companhia”, explica.
O mobiliário representa uma nova solução que une sustentabilidade, tecnologia e design inovador no desenvolvimento de cidades inteligentes. Com o uso do OPV é possível habilitar conectividade, novas funcionalidades e autonomia energética de forma integrada e harmônica.
– Escolhemos a OPTree para ocupar a entrada da nossa Casa FARM porque ela mostra de um jeito muito legal que a energia limpa está mais próxima do que nunca -, diz Taciana Abreu, head de marketing da FARM. “Ela foi um presente da 99 taxi, parceira da Casa, que está alinhada com a nossa visão de um futuro que preserva o meio ambiente, reduz e neutraliza emissões de carbono e cuida das pessoas no processo”, complementa.
Orgulhoso de ter a marca da Sunew em mais um cartão postal do Rio, Tiago Alves, CEO da companhia, destaca que a união com a 99 e a FARM, não só demonstra a versatilidade do OPV integrável nos mais diferentes contextos, como também mostra o engajamento de empresas que se unem em prol do desenvolvimento de um futuro mais sustentável. “Na busca por impactar positivamente nossas cidades e nossos ambientes de convivência, aproximando seus públicos de soluções energéticas mais limpas e habilitadoras”, reforça.
Ao adquirirem a OPTree™, a FARM e a 99 passam a integrar a Sunew Green Community, iniciativa que tem a premissa de ajudar seus membros a reduzirem a pegada de carbono de seus negócios e fomentar o desenvolvimento sustentável, visando garantir níveis de qualidade de vida iguais ou superiores aos atuais, promovendo a inclusão social, a preservação ambiental e o crescimento econômico.
Sobre a Sunew
A Sunew foi criada em 2015 com a mentalidade de revolucionar o paradigma de consumo e produção de energia, construindo um mundo melhor para as próximas gerações com a energia mais verde presente em todos os lugares. A empresa é líder mundial em tecnologia fotovoltaica orgânica (OPV), com as maiores instalações implantadas em todo o mundo. A Sunew construiu um processo de produção industrial inovador, contínuo e altamente escalável. Buscando impactar positivamente o ambiente e a comunidade, a Sunew nasceu como uma Empresa B certificada e em 2019 foi listada pela B Corporation como uma das melhores empresas do mundo para o meio ambiente, recebendo o selo “Best For The World 2019 – Environment Honoree”.
Sobre a FARM
Era uma vez um pequeno estande numa feira de moda. O pequeno estande virou loja, que virou uma rede de lojas, que conquistou a cidade, outros estados e até outros países. Virou o estilo de vida FARM. Ao longo dessas décadas, a pequena marca carioca, nascida em 1997 na Babilônia Feira Hype, dos sócios Marcello Bastos e Kátia Barros, se tornou uma das maiores marcas de moda do segmento jovem feminino no Brasil. O Brasil é o ponto de partida da FARM para conquistar o mundo, porque é exatamente como a marca acredita que a beleza deve ser: uma continuação feliz e vibrante de tantas tradições, uma tradução ao vivo, a cores e estampada de suas almas. Em 2017 a marca foi para o exterior com a venda das suas peças na Anthropologie, em Nova York (da multinacional americana Urban Outfitters). A meta, desde então, é expandir ainda mais internacionalmente. Além das lojas físicas no badalado bairro do Soho, em Nova York e no Aventura Mall, em Miami, a marca carioca vem conquistando o mundo com o seu e-commerce internacional.
Sobre a 99
A 99, empresa brasileira de tecnologia que conecta passageiros e motoristas através de seu aplicativo, faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”). O aplicativo conecta mais de 600 mil motoristas a 18 milhões de passageiros em mais de 1.600 cidades no Brasil. Como uma das maiores provedoras de mobilidade do país, a startup oferece cinco tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop, categoria de carros particulares presente em mais de 40 regiões metropolitanas e grandes cidades; 99Taxi, categoria que cobre todo o país; 99Top, serviço de táxis de luxo oferecido em São Paulo; 99Compartilha, serviço de corridas compartilhadas disponível em Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP); e o 99Comfort, que reúne comodidade de carros novos e espaçosos a um preço acessível em algumas capitais do país – Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) e São Paulo (SP).