Expectativa é de que a novidade auxilie no aumento de até 300% das vendas até o final do ano

A Carbon, maior empresa de segurança automotiva, está expandindo sua atuação com blindagem de veículos elétricos por meio de sua parceria com a BYD. A empresa já realiza serviços de blindagem para o modelo TAN e, agora, também incorporou os modelos HAN, Song e Yuan às certificações para os veículos da montadora chinesa.

A expectativa é de que, com a novidade, haja um aumento expressivo no volume das vendas do serviço, podendo representar um crescimento de até 300% até o final deste ano. “Atualmente, cerca de 10% do total de veículos blindados pela Carbon são 100% elétricos. Já com relação a eletrificados, categoria que inclui também os híbridos, o número chega a 60%”, comenta Alessandro Ericsson, CEO da Carbon.

Conforme Ericsson, os materiais utilizados no processo de blindagem de elétricos são muito semelhantes aos dos demais veículos, compostos principalmente por aço inox, placas de fibras de aramida Kevlar® e vidro blindado. A principal diferença é com relação à desenergização do veículo – etapa que consiste em desvincular a bateria para garantir a segurança do equipamento e das pessoas que realizam o serviço.

O peso adicionado da blindagem também é um fator capaz de afetar o desempenho do elétrico e, por isso, a Carbon conta com vasta expertise nos projetos de engenharia, combinados com o uso de materiais de alto desempenho, como aplicação de placas de polietileno UHMWPE Tensylon™️, que substituem o aço balístico reduzindo seu peso em até 80%.

“Todos os nossos projetos de blindagem são rigorosamente desenvolvidos por uma equipe completa de engenharia e são específicos para cada modelo de automóvel. Isso significa que cada projeto tem o objetivo de garantir a máxima segurança para o cliente, considerando proteção balística, peso e performance. Além disso, também realizamos testes frequentes para melhorar os nossos serviços e investimos continuamente em novas soluções, materiais e tecnologias que permitam essa evolução dos produtos”, acrescenta Ericsson.

Conheça, abaixo, as etapas que a blindagem de um elétrico envolve:

  • Check-list de entrada;
  • Autorização do Exército Brasileiro;
  • Desenergização do veículo (desvincular a bateria do carro);
  • Medição e carregamento da bateria a níveis mínimos aceitáveis;
  • Desmontagem;
  • Aplicação de material balístico (aço, vidro, Kevlar®, Tensylon™️);
  • Montagem;
  • Elétrica;
  • Inspeção e testes rigorosos de qualidade, tais como teste de rodagem, estanqueidade, calibração de câmeras e sensores, torção entre outros;
  • Declaração de Blindagem do Exército Brasileiro;
  • Entrega.

Sobre a Carbon

Fundada em 2015, a Carbon é a maior empresa de blindagem de veículos civis do mundo. A empresa é a blindadora oficial global da montadora Volvo, que traz seus veículos ao Brasil para posterior reexportação. A Carbon também possui certificações para modelos Jaguar, Land Rover, Toyota, BYD e GWM, além de ter realizado a primeira blindagem de um carro elétrico no mundo, um Tesla, em 2016. Com mais de 16 mil veículos blindados produzidos desde sua fundação, o recorde de produção de quase 4 mil veículos em 2022 equivale a quase 20% das blindagens de carros no Brasil, percentual que é aproximadamente quatro vezes maior que o segundo competidor do mercado (5%). A empresa tem como projeção atingir a marca de 6 mil carros blindados por ano até 2024.

foto: Divulgação

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.