Empresa de carnes nobres prevê que 20% do faturamento anual seja proveniente das vendas para o exterior

A carne bovina brasileira ficou entre os produtos nacionais mais exportados para o bloco de 22 países árabes no Oriente Médio e norte da África no ano passado, especialmente no período da Copa do Mundo, realizada no Qatar. Os embarques de derivados de bovinos para a região subiram 13,55% em 2022, totalizando US$ 1,04 bilhão. Os dados são da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

Para aproveitar esse mercado em expansão, a Carapreta, uma das principais marcas nacionais de carnes nobres, fará sua estreia em feiras internacionais. A empresa estará no grupo de empresas nacionais na feira Gulfood, que tradicionalmente ocorre nos primeiros meses do ano, em Dubai, nos Emirados Árabes. Em 2023 o evento será realizado de 20 a 24 de fevereiro.

A Gulfood – que em suas 26 edições gerou transações bilionárias para o setor – é sempre um dos encontros mais esperados pela indústria mundial de alimentos e bebidas por ser a principal feira B2B, em que empresas podem fechar negócios com outras empresas.

A participação da Carapreta é fruto da parceria consolidada com a Domi International, trading brasileira especializada na comercialização global de carnes bovinas. O objetivo é exatamente ampliar as exportações da marca mineira para o Oriente Médio.

Em 2022 a Carapreta registrou um crescimento de 34,2% em vendas frente ao desempenho da receita registrado no ano de 2021. Agora a marca estima que, com a expansão no mercado externo, 20% do faturamento anual seja proveniente de vendas para o exterior. Antes mesmo dessa expansão a empresa já exportava para países como Hong Kong, Palestina, Bahamas, Bermudas e Uruguai.

O CEO da Carapreta, Vitoriano Dornas (foto), explica que uma das estratégias para aumentar o faturamento é justamente expandir as exportações. “O Oriente Médio é um dos principais destinos de carnes nobres do mundo. É um mercado maduro quando falamos nos atributos de qualidade como marmoreio, maciez, coloração e sabor. Nosso principal competidor nesse mercado é a carne Australiana. E ficamos muito felizes em dizer, sem ressalvas, que a carne produzida atualmente pela Carapreta está pronta para competir nesse território, com vantagens grandes na relação qualidade e custo. Com isso acreditamos que vamos conquistar a meta de alocação de 20% de nossa receita de 2023 no mercado externo, tendo como pilar principal o Oriente Médio”, enfatiza Dornas.

Carapreta Day – Sobre a presença na Gulfood ele explica que a estratégia da marca será focar na realização de encontros de negócios entre empresas e importadores além de reuniões com stakeholders locais.

No dia 21 de fevereiro a empresa realizará o Carapreta Day, um evento para 100 convidados estratégicos – com a participação do chef Jeferson Finger, do Barbacoa, conhecido por já ter preparado carnes para algumas das maiores autoridades do mundo. Ele fará a apresentação dos cortes da marca aos prospects presentes na feira.

“O evento em Dubai será um marco na revolução do mercado de proteínas do Oriente Médio. Ocasião em que apresentaremos uma novidade fantástica, uma das melhores carnes do mundo, produzida no Brasil, com sustentabilidade e um alto nível de competitividade. Uma carne que está chegando para conquistar o Oriente Médio.”, conclui Dornas.

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