Maior startup da Índia usa método de ensino próprio com aulas individuais e online para disseminar o pensamento lógico e formar cidadãos do futuro
Uma novidade promete agitar o mercado no começo do segundo semestre. A BYJU’S Future School, uma das principais plataformas mundiais de educação online com foco em ensinar na prática e respeitar o ritmo individual de aprendizagem de cada aluno, oficializa o início das operações no Brasil. A edtech indiana é a mais valiosa do mundo e contabiliza, atualmente, mais de 100 milhões de alunos em operações realizadas na própria Índia, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e México. Um dos seus diferenciais é o de incluir na grade curricular aulas de programação para crianças e adolescentes.
Um dos objetivos da empresa ao expandir os limites de atuação para países de língua inglesa e mercados com potencial significativo de clientes, como o Brasil e o México, é endossar um movimento que conta com entusiastas como Barack Obama, Steve Jobs, Bill Gates e Mark Zuckerberg e foca no ensino da linguagem da programação como um meio para desenvolver pensamento crítico, aguçar a criatividade e promover autonomia aos jovens.
A BYJU’S Future School não quer ensinar lógica de programação para crianças somente pela lacuna gigantesca existente no mercado que, diariamente, é alvo de reclamações e de lamento no Brasil. Muito menos para colocar pressão adicional sobre o futuro profissional que cada aluno vai escolher.
“Ao ser apresentado à linguagem dos códigos, o aluno aprimora o raciocínio lógico e desenvolve habilidades complementares que o capacitam a ser um cidadão mais preparado para lidar com os desafios do futuro. E quanto mais pessoas que dominam a tecnologia e são capazes de se reinventar o país tiver, melhor para o crescimento de todos”, avalia o Country Manager da BYJU’S Future School no Brasil, Fernando Prado.
Prado explica que a BYJU’S Future School é uma plataforma individualizada e online que estimula crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos a se prepararem para os reais desafios do futuro, a partir de um programa de aprendizagem focado em respeitar o ritmo de cada aluno e, ao mesmo tempo, estimulá-lo a se apaixonar pelo aprendizado e por desenvolver o conhecimento a partir de ações práticas.
“Os fundamentos da programação, como lógica, estrutura, sequência e pensamento algorítmico constituem o cerne do que vai ser oferecido no Brasil desde o primeiro dia de operações. A ideia é que, à medida que o aluno avance nas aulas, possa aplicar toda sua criatividade em produtos finais, como animações, jogos e aplicativos para serem usados por eles ou por outras pessoas”, revela Prado. Ele ainda destaca que todas as aulas são viabilizadas no sistema one on one e online com professores capacitados de acordo com uma metodologia própria.
Outro compromisso de curto prazo assumido pela BYJU’S Future School nos primeiros dias atuando no país é o de expandir a lista de aulas com o ensino de matemática. “Esse programa específico vai priorizar conceitos que tornem o conteúdo atraente para facilitar o aprendizado e familiarizar os estudantes com aplicações reais da matemática encontradas no dia a dia”, promete Prado.
No médio prazo, a BYJU ‘S Future School também pretende oferecer aulas de inglês, ciências e artes. A empresa ainda tem a meta de chegar a um grupo de 3 mil professores parceiros até o final do ano e deve manter o ritmo de contratação, treinamento e formação destes profissionais em 2022. Seguindo o modelo adotado na Índia, o foco inicial privilegia a contratação de mulheres para lecionar.
Como essa ideia saiu do papel e ganhou forma?
O método específico de ensino da BYJU’S Future School foi desenvolvido e aprimorado pelo educador indiano Byju Raveendran. O objetivo dele ao criar a plataforma de ensino online na Índia foi o de preparar as crianças para o futuro, ainda mais em um país onde a população é estimulada a estudar bastante desde muito cedo por conta de uma grande concorrência e de um número elevado de vestibulares aplicados durante o período letivo.
Uma das crenças dele está na importância de um programa de ensino capaz de respeitar o ritmo e as individualidades de cada aluno. “O poder da atenção e orientação individualizada ajuda os alunos a se apaixonarem pelo aprendizado. O lançamento no Brasil, como parte da expansão global da empresa, chega em um momento crítico em que as famílias estão procurando ativamente por um aprendizado suplementar que incentive seus filhos a serem criativos e aprenderem fazendo”, sintetiza o próprio Byju Raveendran.
Estão à frente da operação no Brasil o country manager Fernando Prado, fundador e ex-CEO da ClickBus; além do COO Ricardo Leite, com passagens por Microsoft e BlaBlaCar; e Roberto Moreno, Diretor de Recrutamento, Treinamento e Engajamento de Professoras. Moreno vem de empresas como o Grupo Zap, 99 e Organização Educacional Farias Brito.
Sobre a BYJU’S
Fundada em 2011 em Bangalore, na Índia, a BYJU’S é a edtech mais valiosa do mundo e a criadora do aplicativo de aprendizagem escolar mais amado da Índia, que oferece programas de aprendizagem altamente adaptativos, envolventes e eficazes para os alunos.
Com mais de 100 milhões de alunos e 6,5 Milhões de assinaturas anuais pagas, a BYJU’S está criando uma nova forma de aprendizagem por meio de aulas práticas e visuais ministradas por educadores treinados. A empresa é apoiada por investidores fortes e proeminentes como a iniciativa de Chan Zuckerberg, General Atlantic, Silver Lake, B Capital Group, T Rowe Price, Sequoia Capital India, Blond, Black Rock, Sofina, Verlinvest, Tencent, Owl Ventures, Naspers, Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB), Tiger Global, Qatar Investment Authority, Lightspeed Venture Partners, IFC, DST Global.