A Biblioteca Pública do Paraná recebe na próxima semana seis apresentações do projeto Biblioteca de Dança
Concebido em 2017 por Jorge Alencar e Neto Machado, o trabalho transforma oito artistas em “livros dançantes” a partir das memórias de espetáculos que marcaram suas trajetórias. As sessões são gratuitas, sem a necessidade de agendamento, e acontecem de segunda a sexta-feira (17 a 21), às 16h, e no sábado (22), às 10h. Nos dias 21 e 22, um intérprete de Libras acompanha as performances, que acontecem na Sala de Literatura da BPP. Protocolos sanitários como o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento social e a higiene das mãos com álcool seguem sendo obedecidos.
A temporada na BPP conta com a participação de Cândida Monte, Priscilla Pontes, Rubia Romani, Laremi Paixão, Gabriel Machado, Raphael Fernandes, além dos próprios Jorge Alencar e Neto Machado. Cada artista fica disponível por algumas horas, para que o público acesse diferentes “contações coreográficas” de histórias, de modo íntimo e relacional.
A Biblioteca de Dança foi desenvolvida em três contextos internacionais de residências artísticas, na Alemanha, Sérvia e Espanha. Em Curitiba o trabalho é realizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, o Profice, da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Paraná — com o apoio da Copel e Aeroflex.
Serviço
Biblioteca de Dança
De 17 a 22 de janeiro, na Sala de Literatura da BPP
De segunda a sexta-feira, das 16h às 19h
No sábado, das 10h, às 13h
As sessões dos dias 21 e 22 contam com intérprete de Libras
Entrada gratuita
Fica técnica
Direção: Jorge Alencar e Neto Machado
Assistência de direção: Cândida Monte
Criação e performance: Cândida Monte, Gabriel Machado, Jorge Alencar, Laremi Paixão, Neto Machado, Priscilla Pontes, Raphael Fernandes e Rubia Romani
Direção de comunicação: Eduardo Simões
Projeto Gráfico: Bernardo Stumpf
Direção de produção: Wellington Guitti