Em muitos países, o dia 31 de outubro marca o Halloween (ou Dia das Bruxas, no Brasil) – uma data cheia de sustos que gira em torno de fantasmas, espíritos e monstros.
Pessoas de todo o mundo celebram o Halloween com doces e fantasias, enquanto alguns dos mais corajosos procuram o sobrenatural. Como mais de quatro em cada cinco (84%) viajantes brasileiros dizem que encontrar emoções e aventura é uma motivação para viajar*, a Booking.com compartilha sete passeios aterrorizantes para os viajantes mais corajosos terem um Halloween arrepiante, desde encontrar fantasmas e se assombrar com a história de assassinos em série violentos, até descobrir segredos sombrios desses destinos conhecendo os mundos subterrâneos assustadores de algumas das cidades mais famosas do mundo.
A capital da Escócia é conhecida por suas ruas de paralelepípedos, um belo cenário natural, e haggis – um prato escocês composto por vísceras de ovelha ou vitela misturados com sebo e aveia. No entanto, Edimburgo também é famosa por seu passado sombrio de bruxarias, pragas mortais e monarcas bárbaros. Para aqueles com coragem suficiente para se aventurarem no meio dos espíritos e fantasmas de Edimburgo, o passeio fantasma subterrâneo revelará alguns dos segredos mais assustadores da cidade.
No passeio, o viajante poderá conhecer o Greyfriars Kirkyard, conhecido como o cemitério mais assombrado do mundo, onde os poltergeists vagam pelo terreno e pregam peças em visitantes indesejados. Em seguida, descerá até os Edinburgh Vaults, onde assassinos em série armazenavam corpos a serem vendidos para experimentos médicos.
Onde se hospedar: Localizado no centro histórico de Edimburgo, o Hotel Du Vin Edinburgh oferece quartos aconchegantes em estilo tradicional, apesar de estar situado em um antigo manicômio da cidade. É perfeito para viajantes com coragem que vão se hospedar na cidade durante o Halloween. Situado a uma curta caminhada do Castelo de Edimburgo e do Greyfriars Kirkyard, esse hotel boutique também recebe animais de estimação. Entre eles, pode estar o fantasma de Greyfriars Bobby, o famoso cão terrier que vigiou o túmulo de seu dono por 14 anos – um dos mitos locais mais amados.
Com suas praias de areia branca, Montego Bay está localizada na costa norte da Jamaica e é um paraíso tropical. O viajante pode visitar os restaurantes, bares e lojas da cidade na Jimmy Cliff Boulevard, conhecida como a Famous Hip Strip, ou apreciar a vida selvagem submarina mergulhando com snorkel na Praia Doctor’s Cave. Apesar da sua reputação de ser um paraíso, Montego Bay também é o lar de uma das casas assombradas mais famosas da Jamaica – Rose Hall Great House. No passeio noturno assustador Rose Hall Great House, é possível descobrir a lenda jamaicana de Annie Palmer, conhecida como a Bruxa Branca de Rose Hall, que praticava bruxaria, vodu e magia. Enterrada em um túmulo no terreno da casa, Annie ainda parece vagar pelos corredores da propriedade assombrada à noite. Viajantes corajosos podem fazer um passeio noturno para ouvir histórias de amor, assassinato e mistério, além de relatos em primeira mão de avistamentos de fantasmas.
Onde se hospedar: Localizado na praia, com quartos com vista para o mar, o S Hotel Jamaica – Montego Bay – Small Luxury All-Inclusive Hotel oferece uma estadia luxuosa, onde é possível desfrutar de pratos tradicionais do Caribe no restaurante do hotel e saborear o buffet de café da manhã abastecido com panquecas e ovos. O moderno hotel também dispõe de um spa com termas antigas para relaxar após uma visita assustadora à Rose Hall Great House, que fica a uma curta distância de carro. O hotel também faz parte do programa Viagens Sustentáveis da Booking.com, fornecendo informações sobre ecossistemas, tradições e cultura locais.
A cidade de Hanôver, no noroeste da Alemanha, é uma metrópole animada, onde a arquitetura renascentista clássica encontra o design moderno. Para os interessados em crimes reais, é possível conhecer a história da cidade pelos olhos de um de seus mais notórios assassinos em série. O passeio sobre os crimes do Lobisomem de Hanover aborda a vida e os locais ligados aos crimes de Fritz Haarmann, um assassino em série enlouquecido do início do século XX, que ganhou o apelido de Lobisomem de Hanôver. O viajante poderá descobrir a história macabra da cidade seguindo os passos do Lobisomem para conhecer um dos maiores casos criminais da Alemanha de uma forma única.
Onde se hospedar: Situado a uma curta caminhada dos Jardins de Herrenhäuser e do Lago Maschee, fica localizado o Lofts in Hannover. Apresentando uma decoração iluminada e moderna, os apartamentos oferecem uma estadia confortável após um Halloween arrepiante. A acomodação também tem belos jardins e vista para a cidade e é uma estadia do Programa Viagens Sustentáveis da Booking.com, que utiliza 100% de energia renovável em toda a propriedade.
Conhecida por sua energia cosmopolita, ar artístico e opções saborosas, Melbourne é um destino de férias fantástico. Apesar da rica história cultural, a cidade tem alguns segredos e períodos sinistros que o viajante pode descobrir no passeio de contos assustadores e bares escondidos. Perfeito para quem procura um Halloween autêntico e memorável, esse passeio leva o visitante pelas áreas do norte e leste para descobrir os episódios sombrios da cidade, ouvindo casos aterrorizantes sobre notórios criminosos, como a história de Frederick Deeming, um australiano suspeito de ter sido o verdadeiro Jack, o Estripador, que aterrorizou as ruas de Londres na era vitoriana e fugiu para Melbourne para cometer mais crimes violentos.
Onde se hospedar: A uma curta distância de carro do porto de Melbourne, o Adina Apartment Hotel Melbourne, Pentridge está situado em um edifício vitoriano com interiores modernos. A acomodação dispõe de um jardim e um terraço, onde o hóspede pode relaxar no calor australiano com um coquetel refrescante. Essa estadia do programa Viagens Sustentáveis da Booking.com também serve comida vegana, vegetariana e de origem local, desde topinambos a repolho crocante servido com molho romesco. A acomodação fica a uma curta distância de carro do passeio assustador, sendo o lugar perfeito para relaxar após um Halloween arrepiante.
Praga é amplamente conhecida pelo seu charme europeu e pela deliciosa cerveja. Chamada de Cidade das Cúpulas, devido às suas grandes torres, a capital da República Tcheca é um Patrimônio Mundial da UNESCO. O ambiente medieval da cidade, com ruas de paralelepípedos saídos de um conto de fadas, é especialmente atraente para os 81% dos viajantes brasileiros que disseram que visitar lugares históricos é uma motivação para viajar*. Mas, para aqueles que têm nervos de aço, por baixo da cidade é onde o conto de fadas se torna sinistro. O passeio Fantasmas, Lendas e Masmorras levará o viajante em uma jornada de histórias de assassinato, traição e execuções durante o passado sangrento de Praga. Neste Halloween, é possível embarcar no passeio pelo centro histórico e seguir até o calabouço subterrâneo para descobrir onde eram realizadas torturas e execuções macabras durante o século XII.
Onde se hospedar: Perto da Praça da Cidade Velha e do Relógio Astronômico de Praga, o The Old Town Square & Parizska Apartments oferece uma estadia fantástica na cidade, com decoração inspirada em antiguidades e um terraço privativo. Essa estadia do programa Viagens Sustentáveis da Booking.com também investe uma porcentagem da receita em projetos comunitários ou de sustentabilidade. Para quem procura um pouco de história, o Castelo de Praga fica a uma curta caminhada, e as masmorras estão a uma curta distância de carro, para quem desejar um Halloween ainda mais assustador.
Localizada na Carolina do Sul, Charleston é uma das cidades mais antigas dos EUA, considerada um dos destinos mais assombrados do país. Fundada em 1670, a cidade sobreviveu a guerras, terremotos e inundações, o que pode ter levado a muita atividade paranormal por parte dos antigos moradores. Para vivenciar o passado, o passeio assombrado de cavalo e carruagem ao entardecer levará o viajante em uma viagem fantasmagórica por 15 quarteirões da antiga cidade murada, onde verá alguns dos locais mais assombrados de Charleston, como o calabouço local original e a igreja mais antiga da cidade, a Episcopal de São Miguel. A carruagem também passará pelo Cemitério Circular Congregacional, construído em 1681, lar do corpo dos soldados da Guerra da Independência, onde figuras fantasmagóricas teriam sido avistadas andando pelos túmulos antes de desaparecer no ar.
Onde se hospedar: O 20 South Battery é um B&B em uma antiga mansão privativa construída em 1843 no bairro histórico (e possivelmente assombrado). A estadia dispõe de um jardim e um terraço, onde o hóspede pode saborear uma chá gelado, enquanto vinhos e queijos de cortesia são servidos todas as noites no salão. Os 11 quartos estão decorados em estilo tradicional da Carolina do Norte, com móveis de madeira e camas grandes com dossel.
Conhecida como a capital cultural da Península de Yucatán, a cidade cosmopolita de Mérida está repleta de história e modernidade. As ruas estreitas e praças são cheias de casas coloridas, monumentos e restaurantes. Indiscutivelmente, a melhor época para visitar Mérida é durante a celebração do Dia dos Mortos, realizada este ano no dia 2 de novembro, onde os visitantes podem aprender mais e desfrutar em primeira mão de um passeio do Dia dos Mortos em Mérida. O antigo festival tradicional tem importância significativa na cultura mexicana, demonstrando amor e respeito pelos familiares falecidos com rituais simbólicos. Enfeitadas com crânios e esqueletos, as famílias locais visitam cemitérios e desfrutam de comidas como cochinita pibil, uma carne de porco com cítricos, e a deliciosa sopa de lima.
Onde se hospedar: O The Hacienda Xcanatun, Angsana Heritage Collection é uma fazenda do século XVIII convertida em um pequeno hotel de luxo. O spa do hotel oferece tratamentos de beleza e de bem-estar que utilizam técnicas de relaxamento maia antigas e da nova era. Assim, o hóspede sentirá uma sensação de rejuvenescimento após as celebrações do Dia dos Mortos. Essa estadia do programa Viagens Sustentáveis da Booking.com tem muito espaço verde, com 1,6 hectares de jardins privativos cheios de vegetação exuberante e flores coloridas.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de forma independente com 42.513 participantes em 33 mercados. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2023. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi realizada on-line, e ocorreu em janeiro e fevereiro de 2023
Sobre a Booking.com
Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão da Booking.com é tornar mais fácil a todos experimentar o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis todos os dias. Para mais informações, siga a @bookingcom nas mídias sociais ou visite nosso site geral de notícias.