Esta coleção deoutono-Inverno não é apenas mais uma coleção, é o começo de uma nova era para Maison Balmain. Não é apenas mais um capítulo, mas o primeiro capítulo de um novo livro sobre o presente e futuro da casa. Por que um novo livro? Porque, depois de 14 anos, eu cresci, minha confiança cresceu e passei a entender que a verdadeira presença reside na veracidade e consistência. Começar cedo não foi fácil, mas a força desta coleção prova que tempo, resiliência e trabalho árduo são os pilares de uma jornada de sucesso.
Pierre Balmain era um espírito corajoso que nunca desistiu. Então, como agora, em tempos em que é preciso compartilhar energia e criatividade, é crucial manter os pés no chão, manter sua visão e nunca se desviar do seu caminho. Balmain é uma marca que imprime ousadia e a confiança é um dos seus pilares e valores. Hoje quero mostrar outro tipo de confiança, outro tipo de opulência, outro tipo de sedução. Acredito que esta é a beleza da moda – a beleza da minha jornada: a disposição para ousar, criar e buscar constantemente a reinvenção.
A mulher Balmain está embarcando em uma nova jornada de autodescoberta. Ela ainda é audaciosa e poderoso; ela continua a exalar a sensualidade pela qual é conhecida, mas agora está suavizando com uma abordagem diferente da sensualidade. Portanto, esta coleção mostra a nova mulher Balmain, exploradora e moderna enquanto viaja por vários ambientes e paisagens, desde a rua até a savana.
Você pode encontrar muitas referências ao estilo da casa dos anos 50 e 60, com referências ao anos 80 também. Você pode sentir a estética de Monsieur Balmain, mas com um estilo completamente moderno: as silhuetas dos casacos, as formas envolventes, as estampas de animal print e as texturas de crocodilo, que vejo como uma conversa íntima entre nós dois – um toque de África encontrando Paris, uma fusão de origens que desperta uma tensão palpável.
Formas acolhedoras envolvem a mulher Balmain ao longo do dia, na vida cotidiana, em seu ritmo autêntico. Ela se veste com uniformes elaborados para oferecer conforto, incutindo um toque utilitário em jaquetas peacoat com golas e mangas volumosas, bem como parkas e calças equipadas com bolsos para transportar tudo. Ela adora o contraste entre a carícia suave de cachemir e mohair e a atitude feroz do couro e das roupas semelhantes a armaduras.
A paleta de cores reflete essa mesma dinâmica, com cinzas atemporais e azuis marinho compensados por pinceladas de amarelo e lilás e tons vívidos de sálvia e mostarda que amplificam o toque do shearling.
Padronagens de animais selvagens a acompanham da selva à cidade, combinando savoir-faire artesanal com técnicas inovadoras: pequenos ladrilhos de resina são montados e articulados em efeito crocodilo 3D; a arte do plissage replica o movimento das escamas, elevado por zíperes metálicos e drapeados; bordados com micro contas brilham em librés ópticas de zebra em tecidos fluidos e em um vestido justo que ecoa a silhueta de Madame Jolie; acabamentos em relevo evocam pele de crocodilo em tudo, desde macacões de cachemir até uma capa de quimono de cetim que permanece como mais uma declaração de força e feminilidade.
Nos acessórios, as nossas icónicas bolsas ganham destaque, atravessando todas as texturas e materiais, desde couro drapeado a shearling. Há a silhueta apertada da bolsa Anthem, o volume supermacio da Sync, que você pode agarrar e segurar como quiser. O modelo Shuffle apresenta uma estrutura adornada com cintos finos ou zíperes; a forma voluptuosa da Ebène destaca um perfil em meia-lua com cabo curvo de madeira.
Que aventura maravilhosa é esta, onde as joias funcionam como um lembrete de nossa vida ilimitada, combinando brincos de bambu e efeito chifre com pulseiras de resina monolítica que assemelham-se à carapaça de um tatu.
Em última análise, os sapatos são construídos sobre uma nova cunha esculpida que muda a aparência com base no perspectiva do espectador – os scarpins cortados com zíperes alongados que fecham completamente a parte superior, e as botas com cano rígido ou drapeado que podem até cobrir toda a perna.
Olivier Rousteing diretor criativo da marca
fotos: Higor Blanco