O Brazil Immersive Fashion Week, maior semana de moda imersiva da América Latina, irá trazer o primeiro desfile criado por uma avatar brasileira

A Princess Aiana irá assinar uma coleção exclusiva. O evento acontece entre os dias 10 e 20 de novembro, e será transmitido em plataformas de metaverso e no State, em São Paulo.

As plataformas de realidade virtual estão se tornando cada vez mais populares, e já atraem diversos nichos para atuar em espaços inteiramente digitais, inclusive a indústria fashion. Essa tendência deve movimentar mais de U$50 bilhões apenas em 2022.

No Brasil, o avatar Aiana inaugura a participação nacional na semana de imersão. Ele foi criado por Cairê Moreira, consultor 3D que utiliza tecnologia e realidade virtual para criar roupas digitais. Também possui uma empresa, Genyz, que pesquisa sobre a utilização de “humanos digitais” como influenciadores nas redes sociais.

A inspiração da Princess Aiana inclui nomes de estilistas como Raphael Pereira e Isadora Guimarães, co-criados dos visuais que serão apresentados no eventos.

Estética do metaverso já influencia o mercado

Embora o Brazil Immersive Fashion Week seja a principal novidade envolvendo a indústria fashion digital, a estética do metaverso já vem influenciando o mercado de formas sutis nos últimos meses.

Essa presença pôde ser percebida, por exemplo, na procura por fantasias de Halloween em 2022. A festividade movimenta milhões nos segmentos de entretenimento e também de modo, e já conta com elementos da realidade digital influenciando as escolhas populares.

“Algumas das principais tendências mapeadas, tanto para indústria de moda como beleza, terão a influência da estética do metaverso”, explica Nicole Silbert, especialista em tendências da WGSN, empresa líder em tendências de comportamento e consumo, em entrevista para o blog da Betway Insider.

“Esses toques podem vir de forma ousada ou mais tímidos no look. Por exemplo, é possível trazer acabamentos cintilantes e tons que mudam de cor para a sua maquiagem, brincando com a estética sobrenatural da data”, explica a expert. Ela também aposta em looks festivos para os avatares e na influência de cores mais vibrantes com um toque de realidade digital.

Embora a estética do metaverso e os desfiles virtuais assinados por avatares pareçam longe da realidade popular, ela já está influenciando o cotidiano brasileiro, segundo País que mais celebra o Halloween, por exemplo.

Segundo informações levantadas pela equipe jornalística do site de jogos de roleta online, o termo “fantasia de halloween” subiu em 112,5% nas pesquisas do Google. Com isso, cada vez mais pessoas entram em contato com a tendência, marcada por tons vibrantes e inspirados pela indústria digital.

Brazil Immersive Fashion Week é o primeiro passo para popularização do fashion metaverso

O Brazil Immersive Fashion Week é apenas o primeiro passo para tornar a estética fashion do metaverso popular no País.

Isso porque o tamanho da indústria ainda não permite uma inserção completa no ambiente virtual, além da necessidade de formar novos profissionais para o mercado digital.

Assim, espera-se que a participação do avatar brasileiro alcance mais empresas do setor e contribua para a popularização do universo fashion no metaverso.

imagem divulgação

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