Estilista Lucaz Roberto expande atuação para capital paranaense após um ano de êxitos em São Paulo
Curitiba foi a cidade escolhida para abrigar o segundo ateliê do estilista paulista Lucaz Roberto, proprietário do Estúdio Cena. A marca de alta costura passou a operar na capital paranaense na segunda quinzena de janeiro após um ano de resultados expressivos em peças sob medida para o público de São Paulo. Neste intervalo, dentre as principais clientes estão personalidades como Jojô Toddynho, Preta Gil, Liniker, Gaby Amarantos, Linn da Quebrada, Majur, Jordana Maia, Karol Conká e Lay, da banda Tuyo. Algumas delas figuraram em ensaios com peças do Estúdio Cena em publicações como Glamour (capa), Vogue e Elle Brasil.
Com o plano de crescimento para outros mercados maduros, Lucaz Roberto viu em Curitiba um endereço com potencial para boa aceitação do trabalho. Além de ser a maior cidade da região Sul, a cidade tem o 5ª maior PIB do país, com economia concentrada na prestação de serviço, o que fortalece o modelo de negócio da marca. Como as peças possuem um custo de produção mais elevado do que peças prêt-à-porter, era importante que a cidade tivesse recursos para absorver novos formatos de atividades.
Além disso, o histórico de Curitiba em ser uma cidade pioneira na experimentação de novos produtos mostra uma pré-disposição que interessa bastante ao estilista, já que ele entende que suas criações possuem uma linguagem menos tradicional de confecção e de forte potencial para conquistar o público da cidade. A proximidade física com São Paulo, onde mantém a base da operação, também foi um fator importante, já que, assim, Lucaz poderá transitar entre as duas capitais com algum conforto e prestar o atendimento para clientes em ambos os estados.
O trabalho do Estúdio Cena
Para Lucaz, chegar a Curitiba é uma realização profissional que acompanha as perspectivas do Estúdio Cena: levar ao público um processo artesanal de confecção sob medida, pensado e idealizado tanto pelo profissional quanto pela cliente. Boa parte do trabalho do estilista é focado na volumetria, ou seja, grandes proporções nas peças devido à quantidade generosa de tecidos aplicado na confecção. Desta forma, a modelagem, por ser feita em tecidos planos e de malha, e as técnicas em alfaiataria, possibilitam privilegiar todos os tipos de corpos.
O conceito por trás da marca traz junto forte influência da literatura, em especial, do britânico William Shakespeare. O que o escritor fez na literatura, Lucaz tenta replicar na moda. “Ele criou palavras e expressões e revolucionou o jeito de se escrever. Ele redefiniu no ambiente do teatro o que é palco e o que plateia, algo que tento fazer com o que é roupa de festa e o que não é e, principalmente, quem pode usá-las”, defende. Aliás, foi a partir dessa referência que surgiu o nome Estúdio Cena.
Lucaz entende que a moda precisa ser lúdica, por isso, acredita na filosofia descrita por Shakespeare no texto “Mundo como palco”, uma ideia que rege todo o conceito da marca. Para ele, todos os dias devem ser importantes quando o assunto é vestir-se. “Muitas vezes, o dia do casamento é um dos poucos momentos em que uma roupa é produzida nos mínimos detalhes para uma mulher, mas a gente pode vivenciar esse sentimento rotineiramente”, acredita.
O profissional sabe do valor de uma peça de alta costura, por isso, entende que seu público esteja concentrado nas classes A e B: “Utilizamos tecidos nobres, como shantung de seda, tafetá de seda, gazar de seda, musseline, rendas de pedraria, renda italiana e francesa e plissados feito à mão em tecidos planos. Muitos destes tecidos são exclusivos, inclusive na estamparia. Procuramos tecidos que sejam 100% aderentes ao corpo e todo o trabalho é feito à mão, o que garante mais durabilidade ao produto final. Ainda, temos o cuidado de fazer duas provas de roupa para cada vestido entregue”, detalha.
Em Curitiba, o ateliê do Estúdio Cena está localizado no centro da cidade e o atendimento é somente via celular, no número (11) 95163-0111.
créditos fotos: Nadja Kouchi TV Cultura/Divulgação