Espaço surgiu com a missão de representar o estilo de vida da região
A natureza que abraça a Rota Ecológica dos Milagres, no litoral alagoano, sempre foi a maior fonte de inspiração para a cultura local. O pessoal do Grupo Tamo Junto se envolveu na missão de materializar o espírito mágico da região e as boas memórias proporcionadas pela vida em Milagres. Assim, nasceu a Artesana, um ateliê onde tudo é costurado pelas mãos e os saberes de mulheres alagoanas.
No intuito de formar uma rede de mulheres tão apaixonadas por arte quanto ela, Ramona Zanon, à frente da Artesana, é que acendeu, no Grupo TJ, o desejo de valorizar o trabalho realizado pelas mãos femininas. Um dos pilares da marca é exatamente abrir as portas para o protagonismo das diferentes mulheres que foram chegando aos poucos no ateliê e hoje imprimem beleza e afeto em suas criações. Assim, ao passo que as novas artistas ganham destaque, o conhecimento e as técnicas mais tradicionais das artesãs continuam sendo preservados.
Cada peça carrega um pouco da paisagem, da energia e da história de Milagres, mas a casa que acolhe a Artesana também não fica para trás. O espaço é uma mistura da arquitetura vernacular e da arquitetura colonial que desenham toda a Rota. Enquanto o uso da palha no interior do ateliê remete às moradas dos jangadeiros na beira-mar, as portas com corte horizontal na fachada lembram as antigas construções holandesas da região. Nada, porém, se compara ao jardim, onde se pode dar a sorte de colher caju ou graviola diretamente do pé.