A coordenadora do renomado curso de design de moda do IED – ISTITUTO EUROPEO DI DESIGN aponta as principais tendências para o alto verão
#iedsãopaulo
@iedsp
O verão ainda não deu as caras, as chuvas e as temperaturas amenas vêm escondendo a alegria e a sedução que a estação proporciona. Porém, as tendências já estão nas coleções de moda praia que prometem chegar nas areias brasileiras, tão logo São Pedro dê uma ajudinha.
Para Amanda Mujica, coordenadora do curso de design de moda do IED Istituto Europeo di Design (IED), a tendência atual vem sendo cada vez mais abrangente, dando assim, maior possibilidade de ousar saindo do clássico lacinho e cortininha. Hoje, por conta do aquecimento global em foco, não se trata mais de usar biquini que deixa “marquinha”. Para ela, não devemos ter mais esse culto ao sol de forma exacerbada, abrindo assim um leque de modelagens que acaba gerando uma democracia. O hotpant que antes víamos apenas em desfile, tem sido o hit mais visto nas praias. O top meia taça veio pra ficar com cortes mais retrô.
O maiô tem sido uma aposta que dá aquela versatilidade dos pós-praia. Ele veste com elegância e as cores terrosas conferem sofisticação. Mesmo havendo sempre aquela vontade de cor no verão, as estampas lisas e básicas estão tendo maior elevação. As brincadeiras de cores lisas no mesmo biquini (colorblocks) vem aparecendo mais do que estampas corridas e coloridas. As cores cítricas fazem o contraponto aos tons terrosos.
Os conjuntos não estão em alta, já cores lisas e tom sur tom, ganham protagonismo. A transparência, quando artesanal, é bem-vinda ou em um voil de fibra natural. O neon metalizado, que acaba por aparecer mais em blocos de carnaval ou em figurinos de grandes referências de palco, querem invadir as praias.
A moda está cheia de personalidade e democrática. Para todos os estilos, gostos e modelos de corpos.
Resumindo apresentamos 5 tendências a serem contempladas em 2023:
- Evitar fazer culto ao sol, deixar de lado a famosa marquinha na pele, o que denota forte exposição solar.
- O uso de Hotpant
- Uso de top meia taça, retrô, aparência
- Cores terrosas e Colorblocks
- Combinações não são o forte da estação já o tom sur tom , vem com força total.
Sobre o IED:
O IED forma anualmente alunos que se projetam em grandes nomes no mercado da moda e se destacam hoj O Istituto Europeo di Design, fundado na Itália em 1966, possui 12 sedes pelo mundo, sendo duas no Brasil, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.
A instituição, que tem como premissa ser uma escola de design inovadora – é a única faculdade internacional 100% dedicada para design, moda e comunicação e possui nota máxima no MEC.
Sobre Amanda Mujica:
Amanda Mujica é estilista e diretora de criação formada pela Cândido Mendes em moda, com pós-graduação em desenvolvimento de coleção pela Academia Italiana (Firenze). Atuou como estilista/conceito de marcas de varejo como Salinas e Farm. Assinou “collabs” para marcas como Redley e Eclectic. Coordenou o estilo da marca Cantão e assinou uma coleção com a marca californiana Vitamin A.
Começou o trajeto de foco em beachwear quando dona da marca SoulSeventy em parceria com o artista plástico Antonio Bokel. A ideia era uma tenda de bamboo no posto 9, em Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro, que acabou por ser um passo para participar dos novos talentos do Fashion Rio, desfilando seis edições do evento.
Amanda também atua como figurinista, stylist e consultora de balneário, de branding ao produto final.
Canva