Artefacto Balneário Camboriú inaugura Mostra 2024, lança a coleção Vér – Edition 2024 e se prepara para abrir sua mais nova flagship em Nova York

Meu lugar é o tema da Mostra Artefacto 2024, apresentando ambientes que promovem um real encontro entre dois talentos criativos: arquitetos – e/ou designers de interiores -, e seus homenageados

Arquitetos e designers de interiores são criadores hábeis na tarefa de materializar lugares para outros, mas que continuam sendo, em essência, seus. Assim, em 2024, a Mostra Artefacto se propõe a investigar esses dois mundos, convocando cada profissional a se inspirar em uma personalidade para, a partir de sua vida e obra, projetar um espaço exclusivo. Ou, em outras palavras, um lugar no qual seu convidado – mas também eles -, pudesse chamar de seus.

Arte e design. Música e mobiliário. Literatura e moda. O contato direto com a natureza, mas também a necessidade de aprimorar as condições de conforto. Muitos foram os aspectos envolvidos na construção dos 12 ambientes que compõem a mostra deste ano. Espaços capazes de trazer à tona algumas questões nem sempre abordadas: Afinal, qual o meu lugar neste espaço? O que nele reproduz meu estilo e valores? Ou, por outro lado, o que o torna tão familiar e reconhecível a quem ele se destina?

Em paralelo, a coleção Edition 2024 Artefacto dialoga com a leveza, com o movimento, com o resplendor da natureza, por meio de peças que desvelam um design contemporâneo com caráter intemporal. Característica marcante da parceria de longa data da marca com a diretora criativa Patricia Anastassiadis, que apresenta, este ano, sua sétima coleção de mobiliário autoral.

“Nós estamos vivendo tempos difíceis, ansiosos. Na intimidade, buscamos conforto e escape. A coleção nasce de um desejo de conexão com a delicadeza. Parte de um diálogo com o feminino e de um vínculo com o natural. A ideia era encurtar a distância entre o móvel e a obra de arte. Mas, ao mesmo tempo em que as peças têm esse caráter escultórico, elas também são extremamente funcionais e confortáveis”, explica Patricia. Para atingir esse efeito, a designer empregou, em suas criações, a madeira torneada. “É um trabalho muito cuidadoso que une a indústria e o artesanal”, conta ela.

“As coleções são apresentadas antes da temporada internacional do design, o que reforça nosso compromisso original com a integridade do nosso desenho”, pontua Paulo Bacchi, CEO Artefacto. “Quase cinco décadas depois, continuamos fiéis ao fatto a mano, associado às mais avançadas tecnologias”. Segundo Bacchi, somente a partir de processos industriais avançados -que permitem dobra, curvatura e usinagem cada vez mais sofisticadas – foi possível alcançar toda a leveza exigida pela Edition 2024. “Buscamos por formas atemporais e cosmopolitas, por trançados à mão. Poéticas na organicidade, rigorosas na qualidade e excelentes em sua autenticidade”, resume Paulo.

Líder de mercado no sul dos Estados Unidos. Presente em projetos de Antonio Citterio e Renzo Piano, Bjarke Ingels e Zaha Hadid, entre outros, este ano a marca se prepara para alçar vôos ainda mais altos. Em setembro, sob o comando de Pietro e Bruno Bacchi, terceira geração da Artefacto, a mais nova flagship da marca vai abrir suas portas na concorrida Madison Avenue, no coração de Manhattan, em Nova York. Sempre em sintonia com os novos hábitos, demandas, desejos e anseios dos consumidores mais exigentes. Mas, ainda assim, em total conexão com o mundo natural.

Esperamos vcs!

MOSTRA ARTEFACTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ 2024

Ana Claudia Guerra e Phillippe Siarcos, Carol Lopes e Richard Gohr, Fernanda Eicke Arquitetura e Interiores, Granatti Studio, Natália Paludo de Melo, Patricia Furukawa Arquitetura, Sherlana Reis Design de Interiores, Studio CASAdesign, Studio Set7 Arquitetura e Interiores, Studio We.Arch, Studio We.Arch, Thiago Mondini Arquitetura e Tufi Mousse Arquitetura, participam desta edição da Mostra Artefacto 2024.

Ana Claudia Guerra e Phillippe Siarcos / @guerrasiarcosarq

Um living com jantar que homenageia uma das figuras ilustres de Balneário Camboriú: o prefeito Fabrício Oliveira. “Ele vem fazendo um trabalho incrível em nossa região. É um homem visionário, com grande carisma, jovialidade e energia. Além de ser um amigo de longa data e que acabou se tornando nosso cliente”, conta Phillippe Siarcos, à frente do escritório, juntamente com a também arquiteta, Claudia Guerra. Com 39m², o espaço recebeu uma paleta de cores elegante, que contrasta com os tons claros da madeira que reveste as paredes, bem como a maioria dos móveis escolhidos. Assim, com originalidade, o ambiente traduz o perfil do homenageado, unindo a solidez e energia da figura política, ao carisma e ao vigor do homem. Entre os móveis, uma composição equilibrada evidencia as escolhas para compor os dois setores da ambientação: o estar e o jantar. No living, os módulos Kubrick conversam com as poltronas Ricci e as mesas de centro Oro e Boyang. Já a mesa de jantar Jude e as cadeiras Lille compõe a área de refeições. Enquanto a mesa bar Lena surge como um grande e imponente aparador, integrando os ambientes, juntamente com a cadeira Nori.

Carol Lopes e Richard Gohr / @lopesegohr / @arqcarollopes / @richarddgohr

Intimista, a suíte de hotel projetada pelo escritório capitaneado pelos arquitetos Carol Lopes e Richard Gohr, do escritório Lopes & Gohr Arquitetura, tem ares de boutique. Com 40m², o espaço é uma homenagem à influencer de moda Joy Alano. E foi inspirado pelo seu estilo de vida, que os arquitetos criaram este ambiente acolhedor e original. “A Joy é apaixonada por tecidos e suas padronagens. Por isso, vemos uma conexão imediata entre nossa homenageada e a marca Artefacto, que é uma empresa que preza pela riqueza de suas matérias-primas”, conta Gohr. Com foco no conforto e na convivência, e não apenas na experiência de repousar, o quarto investe em uma atmosfera sedutora e convidativa. A começar pela cabeceira Harrison e pelos módulos Orfei, móveis de curvas pronunciadas que ficam ainda mais evidenciadas pela moldura Aka. “Buscamos sugerir um conceito diferenciado de uso dos espaços através do contraponto de tonalidades”, explica Carol. Já o toque luxuoso e ousado fica por conta da parede em tom ameixa, o que, segundo ela, tornou a escolha das peças que compõem o espaço ainda mais compatível com o perfil da homenageada.

Fernanda Eicke Arquitetura e Interiores / @arquitetura.fernanda.eicke / @fernanda.eicke.arquiteta

Para a edição deste ano, Fernanda Eicke projetou uma ampla suíte com estar integrado. O espaço, de aproximadamente 100m², reflete a expertise de Balneário Camboriú em construções de alto padrão, próximas ao mar. “Estou homenageando o corretor Guilherme Pilger e a maneira que ele apresenta seus imóveis da região”, conta a arquiteta, que assina um ambiente sofisticado, pronto para ser reproduzido em um deles. Para tanto, a profissional investiu em uma grande diversidade de materiais nobres, como madeiras e mármores, além de diferentes texturas de linho. “Os tons neutros utilizados como base valorizam ainda mais o desenho do mobiliário” afirma Fernanda, que aponta a sofisticação dos móveis escolhidos, seja pelo seu design, seja pelos materiais empregados, como outro dos destaques da composição. A começar, segundo a profissional, pela cama Tassel, com seu desenho encantador, passando pela mesa de centro Halston, que traz tampo em mármore, em uma tonalidade sóbria e elegante. “Sem esquecer também dos módulos Escape, cuja proporção, o design e o conforto ficam evidentes logo ao primeiro olhar”, destaca ela.

Granatti Studio / @granattistudio

Com 50m², o espaço projetado por Granatti Jr., este ano, é composto por living e sala de jantar, além de bar e adega. Reunindo funcionalidade e estética apurada, o ambiente homenageia o empresário Claudio Fisher. Uma personalidade que, segundo Granatti, representa bem a cidade de Balneário Camboriú. “Claudio nasceu no hotel Fischer, de propriedade de sua família, que foi, por anos, referência na cidade”, explica ele. Daí, segundo o profissional, nasceu o conceito do espaço, que é inspirado na arte do viver e do bem receber. Uma composição na qual o apelo visual decorre de soluções criativas envolvendo o uso de materiais naturais, como o teto, em pérgola de madeira, e o bar, em pedra. Já a paleta de cores passeia por tons claros, como o areia e o fendi, trazendo sobre uma base marcadamente acinzentada, nos tecidos e acabamentos. Em sintonia com a vocação modernista da decoração, o mobiliário ganhou curadoria especial. No living, uma combinação do módulo Discovery com as poltronas Pol e Poline, e a cadeira Vimen reforçando a natureza acolhedora do espaço. Na sala de jantar, com a mesa Eclipse, ajudando a setorizar o espaço de refeições, da adega e do bar.

Natália Paludo de Melo / @nataliapaludoarquitetura

A suíte de 41m² projetada por Natália Paludo de Melo, conecta diretamente o seu visitante à natureza. Com ares de refúgio moderno, o espaço explora texturas brutas e atemporais para criar uma atmosfera intimista e convidativa ao uso. Tudo em sintonia com o delicado trabalho da empresária, e designer de joias, Georgia Gelbcke.“A combinação da rusticidade e ‘handmade’, somada a detalhes de acabamento, foi fundamental para traduzir a personalidade da Georgia”, explica Natalia. Assim, com base em cores neutras e claras, a ideia foi compor um ambiente funcional e contemporâneo. “Procurei compor espaços adequados tanto para a criação, como para o descanso, por meio de soluções multifuncionais e de materiais capazes de traduzir leveza e paz, além de inspiração para os momentos de trabalho e serenidade para os momentos de pausa”, resume a arquiteta. Assim, a suíte recebeu tecidos leves e objetos, em sua maioria, feitos à mão. Dessa forma, o contraste entre o simples e o sofisticado acabou resultando em composições harmônicas e equilibradas, nas quais materiais naturais, como a madeira e o couro, produzem uma atmosfera de acentuada leveza. Como, por exemplo, a estante Maurice, que junto com a poltrona Coquille, ajudam a setorizar os espaços de estar e trabalho.

Patricia Furukawa Arquitetura / @patriciafurukawa.arquitetura

O living com área gourmet, de 50m², projetado pela arquiteta Patricia Furukawa, teve como personagem síntese uma mulher, fundamentalmente, empreendedora e contemporânea. Uma mulher interessada em arte, design e moda. Assim, com uma paleta de cores que transita entre preto, branco, cinza e marsala foi estabelecida uma harmonia visual que realça não só as obras de artes, mas que também coloca em primeiro plano o mobiliário, além de uma primorosa curadoria de revestimentos e acabamentos. Outra das premissas do projeto, a funcionalidade, foi devidamente contemplada pela iluminação, pelo layout arejado e pela ampla e generosa circulação Já o mobiliário, investe, essencialmente, no contemporâneo. O módulo Kondey, à frente da recepção, é um bom exemplo de como a arquiteta contrapõe, com habilidade, o quente e o frio. Já no ambiente dedicado às refeições, a mesa de jantar Pantar recebe o apoio das cadeiras Lanta, estimulando a convivência, com praticidade,e, claro, sem abrir mão da sofisticação tão cara a todos os seus projetos de interiores.

Sherlana Reis Design de Interiores / @sherlanareisinteriores

A suíte com estar e lareira projetada por Sherlana Reis tem como inspiração o glamouroso universo da moda. Com 38m², o espaço traduz a personalidade e o estilo de vida da empresária e estilista Nanda ManzKe, a homenageada pelo escritório. “A Nanda propôs que incluíssemos no ambiente uma obra de Abraham Palatnik, que faz parte de seu acervo pessoal. Assim, todo o projeto foi concebido para que o trabalho fosse o ponto focal do ambiente”, explica a designer de interiores. Com referências à arte e ao design, o espaço recebeu cores neutras, entre as quais, o terracota e o dourado. Outro ponto alto é o contraste entre materiais, imprimindo um dado contemporâneo à ambientação. Como no caso dos metais sobrepostos ao mármore fosco. Ou o papel de parede em degradê, que emoldura objetos e obras de arte. A partir de uma setorização eficiente, o mobiliário se destaca por permitir uma boa circulação e ainda por suas linhas suaves, que sugerem um espaço eminentemente feminino. Como na área de repouso, onde a cama Brasília surge acompanhada da mesa de cabeceira Gio, produzindo um efeito de acentuada leveza.

Studio CASAdesign / @studio_casadesign

Os designers Moacir Junior e Salvio Junior, do studio CASAdesign, não veem exagero em afirmar que a empresária Bianca Bobato, homenageada em seu espaço na Mostra Atefacto, mudou a face do mercado de beleza em Santa Catarina. “Ela é uma super influenciadora e empreendedora. Seu centro de beleza, o GBeauté, localizado em Balneário Camboriú, virou referência de negócios. Um case de sucesso”, conta Salvio. Nada, no entanto, neste ambiente, de 47m², que bem poderia ser uma suíte descolada, em qualquer lugar do mundo, remete diretamente à Bianca. “Buscamos a essência. Como a enxergamos e o que conhecemos dela, o que acabou resultando em uma composição clara, com muita textura e identidade. Um espaço contemporâneo, com áreas de estar, comer e dormir, além de bar e bancada de cozinha” resume Moacir. Justamente por ir de encontro ao gosto da homenageada, que é super ligada a marca, todos os móveis selecionados são da Artefacto Beach & Country. Caso, por exemplo, da poltrona Phante e da cama Zafra, que, com suas formas arredondadas, se ajustaram com precisão ao espaço, bem como ao seu conceito geral.

Studio Set7 Arquitetura e Interiores / @studioset7

Em sua estreia na Mostra Artefacto, o Studio Set7, dos arquitetos Eduardo Melo e Maressa Ferreira, produziu um ambiente cênico e bastante original: o lavabo de uma vinícola. Espaço no qual os pro­fissionais prestam uma homenagem à influencer, e chef de cozinha, Aline Dorneles, personagem célebre por visitar lugares vibrantes e cosmopolitas, onde os prazeres da mesa são celebrados sempre em grande estilo. “A gente se identi­fica com o lifestyle da Aline. Ela sempre nos indica lugares e endereços que merecem ser visitados. Neste projeto, nossa inspiração vem de uma vinícola. O tipo de lugar que ela costuma frequentar bastante”, explica Maressa. Elementos sensoriais, sons de cascata, obras de arte. Nada escapou à atenção dos arquitetos, ­ firmemente empenhados em capturar a atenção do visitante. Dessa forma, em pouco mais de 14m², o ambiente ganhou elementos que se destacam pela nobreza de seus materiais e design. “Os móveis escolhidos trazem algo de atemporal, seja pelo uso do couro, seja pelo uso da madeira. Com destaque para a estante Maurice, a poltrona Wiggins e a moldura Lumio”, resume Melo.

Studio We.Arch / @studio.wearch

Intimista e, em certa medida, intimidadora: assim o Studio We.Arch – das arquitetas Maria Fernanda Wiethorn Aliano, Stéphanie Lucchese Borsatto e, da designer de interiores, Maria Cristina Rubio – define a atmosfera deste lounge de 39m², que tem como homenageado o lutador campeão de UFC, Maurício Milani Rua, também conhecido como “Shogun”. Um ambiente que traz, como principal destaque uma grande parede dourada, de inox martelado, que simboliza a vitória e a resiliência de uma luta. “Também trouxemos obras de arte criadas especificamente para mostra, que retratam momentos importantes da vida do lutador”, destaca Maria Fernanda. Já o piso em marchetaria remete à tradição japonesa e ao apelido do lutador. Enquanto a parede martelada evoca as muitas vitórias conquistadas pelo campeão, além de funcionar como um pano de fundo vibrante para o elegante sofá Jaen. Além dele, as formas fluidas ganham destaque também em móveis como as mesas Nusa, Nolay e Anker. Além das cadeiras Molu, que ganharam ainda maior protagonismo, por meio de composições harmônicas e equilibradas.

Thiago Mondini Arquitetura / @thiago_mondini

O imponente lounge externo criado por Thiago Mondini impressiona por seu impacto visual. Organizado a partir de uma volumetria cênica, o espaço, de 35m², fica delimitado por três grandes blocos de pedra, no interior dos quais surge o lounge, propriamente dito, composto por estar coletivo, estar individual e área de refeições. “Cada agrupamento de móveis é destacado por meio de cores: ameixa para o estar maior, saffron para o jantar, cappuccino e grafite para os demais ambientes”, explica o arquiteto. Segundo Mondini, o espaço, é composto por elementos de impacto que remetem diretamente ao trabalho e estilo da cantora Hana Pickler, homenageada pelo profissional. “Hana é refinada, mas não é minimalista. Procurei explorar essas características, através de cores que trazem um apelo feminino, mas sem cair no lugar-comum”, resume. Fluída, a distribuição tem como bases móveis criteriosamente selecionados. Entre eles, os módulos e o puff Zazah e as poltronas Igarapé e Calisto. Enquanto as texturas dos blocos de pedra, bastante pronunciadas, contrastam com o refinamento dos tecidos de revestimento, criando um interessante jogo de contrastes.

Tufi Mousse Arquitetura / @tufimoussearquitetura

O loft, de 40m², projetado pelo escritório Tufi Mousse Arquitetura, se propõe a celebrar o poder transformador de uma das mais expressivas tradições culturais brasileiras: o samba. Composto por living, sala de jantar e quarto, trata-se de uma homenagem à sambista Karinah, uma das responsáveis pela renovação do estilo musical. “O nosso loft é quase uma experiência sensorial. Cada detalhe, desde o mobiliário até os acessórios, foi pensado para criar um ambiente vibrante e inspirador”, explica Tufi Mousse, que assina o projeto com o também arquiteto Leonardo Silveira. Para tanto, a dupla apostou em tonalidades suaves, em contraste com cores mais marcantes, presentes, especialmente, em um imponente biombo de mármore. Obra pensada pela dupla para simbolizar os batimentos do coração, e que ocupa a quase totalidade de uma das paredes do espaço. Já o mobiliário investe em peças sinuosas, com um evidente toque feminino, expresso por curvas delicadas e elegantes, presentes em móveis como os sofás Carrie e Piero, o banco Nomade e a coluna de jantar Moon, entre outros.

@artefactooficialbrasil

#ArtefactoDNA

#MostraArtefacto

#MostraArtefactoBalnearioCamboriu

Serviço

Artefacto / Casahall Design District

Av. Do Estado Dalmo Vieira, 4770

(47) 3062-7000

fotos: MCA Estudio (3)

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.