Muitas vezes esquecido no projeto, o cômodo não precisa ser ‘sem graça’ e deve, sobretudo, facilitar a rotina dos moradores
Muitas vezes deixada de lado de arquitetura de interiores, a área de serviço é um cômodo que, se planejado corretamente, pode (e deve) facilitar a vida dos moradores. É isso que acredita a arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório que leva o seu nome. “É muito comum essa área do apartamento funcionar em um esquema improvisado e acumular as ‘bagunças’ que ninguém quer nos demais ambientes da casa. Porém, com um projeto adequado, executamos um espaço funcional e perfeito para a rotina dos moradores”, conta a profissional.
Independente do tamanho da lavanderia (como também o ambiente é denominado), Cristiane indica que a primeiro ponto para deixar o espaço organizado é apostar em móveis planejados, atendendo todas as necessidades de armazenamento: desde itens como vassoura, rodo, baldes, ferro e tábua de passar; produtos para a lavagem de roupa e limpeza da casa; eletrodomésticos e as caixas que sempre têm como destino o ‘quartinho’. “Os armários planejados são perfeitos. Quando percebo que a área de serviço também guardará caixas pouco usadas, como a Árvore de Natal, gosto de revestir a parte superior da parede com armários aéreos. Mas, na maioria dos casos, móveis com portas já atendem o que precisamos”, explica Cristiane.
Com a marcenaria planejada, o projeto de Cristiane Schiavoni dedicou uma abertura específica para receber vassouras, rodos, pá de lixo e escada. Na parte inferior, o aspirador de pó | Foto: Carlos Piratininga
Bancada de serviço
Além dos armários, uma bancada de serviço também é imprescindível. É nesta área de apoio que o morador ou a funcionária do lar podem deixar as roupas limpas após tirá-las da máquina ou para passá-las. “Na sequência do tanque, podemos estender para conceber uma área plana ou até mesmo apostar em soluções de tampas retas que criam uma bancada móvel, escondendo a saída de água”, indica a arquiteta.
Varal e outros suportes
Bancada de apoio e suporte para roupas passadas deixam a área de serviço bastante operacional. Abaixo do armário aéreo, Cristiane Schiavoni não esqueceu de incluir um suporte que recebe os cabides depois que as roupas são passadas | Foto: Carlos Piratininga
Quem aqui não fica desanimado com a etapa de passar roupa? Além do trabalho, muitas vezes fica faltando o local para pendurar, por exemplo, os cabides com as peças passadas. “Com o volume que costumamos acumular, não dá para sair toda hora da área de serviço e levar cabide por cabide para o armário”, avalia Cristiane Schiavoni com a sua experiência profissional que coloca a mão na massa em casa. Por isso, nada melhor do um suporte para estender as roupas passadas. “Com esse recurso, a atividade torna-se mais prática e rápida”, compartilha.
A arquiteta também recomenda contar com cestos, posicionados dentro e fora dos armários, para auxiliarem na organização. Os acessórios são muito úteis para armazenarem pregadores, produtos de limpeza e outros itens. “São opções bastante acessíveis e que podem ser usados para diferentes fins, além de facilitarem muito na hora de achar algum produto ou objeto”, relata Cristiane.
Luz natural: aproveite!
Espaço da lavanderia dispõe da luz solar e ampla ventilação natural a secagem das roupas e economia na conta de energia elétrica | Foto: Carlos Piratininga
Bons projetos de lavanderia prezam pelo aproveitamento da luz e ventilação natural. “Se você tem uma boa janela nessa área, considere-se um sortudo. Assim, não deixo nada que possa obstruir a entrada desses recursos tão valiosos”, celebra a profissional. A secadora é uma grande aliada, mas nada melhor que essa combinação para roupas cheirosas, que secam rapidamente e que economizam energia nesse processo.
Decoração
Após pensar nos itens de funcionalidade e organização da lavanderia, é hora de falarmos sobre a decoração. Embora escondida – mesmo quando acoplada com a cozinha –, a área de serviço pode ser um cômodo com estética bonita, trazendo prazer ao morador. Cristiane releva que o ‘all white’ segue no topo do ranking como a área de serviço mais solicitada, mas que é possível trazer cores por meio de revestimentos, texturas e outros materiais. “A lavanderia branca sempre seguirá em alta. Porém, gosto de mostrar para meus clientes que podemos agregar um visual muito mais moderno”, finaliza Cristiane, que ainda sugere a dupla ‘preto e branco’ para um visual autêntico e elegante.
Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.
Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.
Av. Imperatriz Leopoldina, 957, sala 1914, Vila Leopoldina, São Paulo
Tel. (11) 3649 4900
www.cristianeschiavoni.com.br
@cristianeschiavoni