Startup de aviação privada é pioneira em compartilhamento de jatos para voos no Brasil
A inovadora proposta da Flapper, uma plataforma de aviação sob demanda que funciona por aplicativo, está movimentando o mercado de aviação brasileiro. Considerada pioneira no segmento, a marketplace se destaca como uma nova opção para os usuários de transporte aéreo, atingindo mais de 1000 passageiros após quatros meses de operações de voos frequentes entre o Rio de Janeiro e São Paulo.
Com o objetivo de democratizar a aviação executiva, através da tecnologia mobile, o aplicativo desenvolvido há um ano, apresenta a economia compartilhada através de vendas de assentos em jatos executivos de táxi aéreo. Assim, quem baixa o app Flapper pode voar em um avião fretado por um preço acessível, ou alugar uma aeronave com mais de 20 operadoras com certificados de táxi aéreo.
Ainda neste ano, a startup será a primeira a oferecer passagens de voos executivos que podem ser pagas de forma parcelada através de cartões de crédito, destacando mais uma inovação dentro do cenário de aviação executiva no país.
Rotas da Flapper
Até o momento, a Flapper possui rotas entre capitais São Paulo e Rio de Janeiro, e as cidades de Búzios e Angra dos Reis. A empresa pretende lançar voos frequentes para Belo Horizonte e Brasília já no segundo semestre. O preço médio por assento das viagens varia entre R$ 750, nos trechos entre as capitais e R$ 300/R$ 600 entre o litoral.
Outra opção inovadora são os “empty legs” ou pernas vazias – ofertas de voos por preços até 40-50% mais baratos do que normal. De acordo com a empresa, essas ofertas ocorrem quando uma aeronave é solicitada para um local, e para evitar trechos vazios, o aplicativo oferece descontos e vendem assentos que esgotam no máximo em duas horas. Como resultado, os usuários podem encontrar voos ocasionais entre Porto Alegre e Gramado, São Paulo e Curitiba, Belo Horizonte e Juíz de Fora, entre outros, no valor de R$ 350/R$ 400.
Segundo o CEO da Flapper, Paul Malicki, o serviço mais solicitados é o trecho Rio-São Paulo, feito através de CGH e Jacarepaguá, com três voos semanais realizados principalmente nos fins de semana e feriados.
No próximo ano, a Flapper está prestes a lançar um serviço de assinatura mensal, com voos à vontade entre São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Litoral Norte Paulista para todos os membros. A nova plataforma, que já agrega mais de 100 aeronaves homologadas TPX para aluguel, permitirá aos membros alugar a aeronave às taxas de 5-30% abaixo do preço de mercado.
Atualmente, os usuários podem procurar uma rota específica e receber estimativas de preço de aluguel em tempo real. O mercado recorrente de táxi aéreo funciona exclusivamente com um sistema de cotação, sem informação de preços.
Aeronaves utilizadas
Para seus voos compartilhados, a empresa utiliza modelos King Air 250 e Pilatus PC-12, devido à segurança e confiabilidade sem precedentes de ambos os modelos. O King Air está entre os Top 3. Todos aviões são homologados pela ANAC, com licença TPX, e operados por parceiros da Flapper, principalmente ICON Aviation – a nova fusão de CB Air e Global Aviation.
Já os voos realizados aos fins de semana para Angra dos Reis e Ubatuba, são feitos com aeronaves como Cessna Grand Caravan EX. E para Búzios, a Flapper utiliza helicóptero Sikorsky S76 (versão de 10 assentos), em parceria com Emar Táxi Aéreo.
Todos os parceiros da Flapper operam exclusivamente com a certificação de aeronaves incluindo jatos e helicópteros regulados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), de acordo com a RBAC 135. Os voos são postados com horário sugerido de partidas e os dois primeiros passageiros podem fixar o horário exato de partida. Isto, juntamente com a obrigação de operar dentro de rotas que envolvem pelo menos um “aeroporto não comercial”, permite que a Flapper opere de acordo com a lei 135, ou seja, ligação não sistemática.
Como o aplicativo funciona?
Ao baixar o aplicativo, o cliente se cadastra, escolhe o destino de preferência e o sistema disponibilizará os jatos para o número determinado de passageiros, assim como os aeroportos disponíveis. O usuário pode escolher a aeronave, o número de assentos que deseja, o horário de voo disponível e a forma de pagamento, finalizando a compra no próprio aplicativo.
Sobre a equipe de Cofundadores Flapper
- Arthur Virzin, CTO: Liderou a equipe de tecnologia da Qiwi para seu IPO em 2015. No início de 2016 fundou a Flapper, junto com Iago Senefonte e William Oliveira. A entusiasta dos fintechs, antigamente aconselhando a MasterCard Brasil. Era programador da AmDocs, possui diploma em tecnologia de duas universidades líderes no Brasil. Certified R Programmer e Mobile Developer.
- Paul Malicki, CEO: Anteriormente atuou como um dos sócios e CMO da Easy Taxi, considerada a primeira startup global do Brasil. Em 2017, pela idealização daFlapper, recebeu o prêmio Forbes 30 Under 30. Foi conselheiro de várias empresas de tecnologia, incluindo Farfetch, Mastercard e Splyt Technologies. Com experiência internacional, morou em oito países e domina sete idiomas, estando envolvido em projetos tecnológicos desde a juventude.
- Iago Labiapari Senefonte, Full-Stack Developer: Na Qiwi, trabalhou como desenvolver sênior, onde desempenhou os mais diversos papeis e funções. Iniciou a sua carreira de tecnologia em 2010, atuando cerca de dois anos como desenvolvedor na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia Estadual de São Paulo. Membro convidado da Association for Computing Machinery.
- William Oliveira, Head of Infrastructure: William compartilha seu tempo entre a Flappere a Itaú, onde está responsável por banco de dados. Conheceu Arthur e Iago na Qiwi, onde liderava infraestrutura e DevOps. Portador de mais de 10 certificados de gerenciamento de big data e servidores e especialista em Microsoft SQL e Amazon Cloud.
Serviço:
Flapper
Mais informações:
Site: www.flyflapper.com
Redes sociais: www.facebook.com/flyflapper e@flyflapper
Play Store: goo.gl/mfq67o
App Store: goo.gl/f94Csx