O dermatologista Breno Marques explica os perigos do sol intenso, o risco do câncer e como tratar as queimaduras
O sol intenso da praia no Ceará já fez mal ao apresentador e a alguns participantes do programa “No Limite” que estreou dia 11, e conquistou os assuntos mais falados nas plataformas online por das reações dos participantes a exposição do sol.
André Marques postou em sua rede social uma foto com o rosto todo queimado do sol e ainda brincou – “O próprio torrão do sol”.
Mahmoud Baydoun que saiu com dois dias de gravações, pois foi o primeiro eliminado, apareceu em um live mostrando todo o corpo queimado e descamando por conta do sol intenso do Ceará.
Mas a participante que mais chamou a atenção foi o inchaço no rosto da Jéssica Costa.
A equipe de Jéssica disse que esse inchaço era causado pela forte exposição ao calor, por isso ela estava assim.
Para entendermos melhor sobre esse processo, suas causas e como tratá-lo o dermatologista Breno Marques tira todas as dúvidas abaixo.
A primeira coisa é a preocupação com o câncer de pele, a queimadura de primeiro grau é aquela que fica vermelhinha, a de segundo grau pode dar bolhas, e as grandes queimaduras podem aumentar o risco de ter câncer no futuro, ainda mais se surgir uma ferida na pele e demorar a cicatrizar. Então o recomendado é ter um acompanhamento com um médico dermatologista por um bom tempo depois dessa queimadura .
E quando se fala em câncer de pele podemos citar o Basocelular e o Melanona todos decorrentes da exposição ao Sol.
E outro fator é o envelhecimento precoce por conta do sol, a pele pede estrutura, colágeno e surgem as manchas, sardas, melanose solar e melasma.
Na foto postada do André Marques é possível ver que ele tem melasma, e a exposição solar pode piorar ainda mais essa mancha. Tratar Melasma é um desafio difícil da dermatologia, tem tratamento, mas tem uma série de cuidados a seguir para controlar.
O protetor solar é recomendado até uma hora antes de ir ao sol e reaplicação a cada duas horas.
O Brasil tem um alto índice de radiação solar durante todo ano, principalmente no Nordeste onde o sol é bem mais intenso.
Caso ocorra essa agressão na pele o dermatologista precisa ser procurado, ele vai receitar cremes de corticoide com baixa potencia em face para diminuir esse processo inflamatório nas primeiras 24 ou 48 horas e cremes hidratantes , cicatrizantes como Cicaplast ou Bepantol para ajudar a regenerar a pele que foi agredida.
Em casos de manchas tem que iniciar um tratamento para clareamento com cremes clareadores e lasers
Agora no caso da Jéssica ela teve uma inflamação bem mais intensa, que deve ter sido em decorrência do sol. Uma exposição bem acentuada na pele pode provocar esse inchaço.
O recomendado nesses casos é abusar do protetor solar.
Divulgação