Com o intuito de provocar a reflexão sobre nossa existência, o ambiente, onde funcionará a Ofner, será voltado à contemplação, relaxamento e um excelente motivo para apreciar um café com muita Prosa e Poesia, após percorrer a 35ª edição da mostra
Muitos dizem que tudo fica melhor com uma xícara de café. O prazer de degustar uma bebida com uma história tão longeva pode ser acompanhado pelo bem-estar e por sentimentos que deixam o momento ainda mais especial… a companhia de alguém muito querido, a leitura de conteúdos que nos enobrecem ou a virtude de alguns minutos de reflexão em um período de contemplação com o local e o eu interior. Com essas premissas, a arquiteta Flavia Burin, do Studio HA, marca sua estreia na CASACOR São Paulo 2022.
Envolvida com a temática ‘Infinito Particular´, seu ambiente batizado como Prosa e Poesia receberá a estrutura para o funcionamento da loja Ofner, que celebra 70 anos na vida dos brasileiros. Ao pensar em nossas questões internas existenciais e o controle emocional – atributos que refletem diretamente na saúde e em uma melhor qualidade de vida, o projeto se revela como uma motivação para o visitante refletir sobre seus sentimentos e se sentir em paz.
Com área total de 170 m² para uso comercial e voltado para apreciação do menu Ofner, a proposta de sua arquitetura de interiores revela-se como uma fenda no tempo que trafega entre o passado e o futuro. “Muito mais do que uma cafeteria, o foco do nosso projeto é ser o ponto de encontro das memórias vividas e permeadas com as aspirações de futuro. Através de cada elemento que trouxemos, a inspiração foi motivar nosso visitante a tirar do papel os desejos mais profundos para se tornarem presentes nessa vivência”, explica Flavia.
Ambiente Café e Prosa foi concebido para receber a estrutura da Ofner | Foto: Renato Navarro
A arquitetura foi pensada a partir do cenário modernista do icônico prédio do Conjunto Nacional, palco da 35ª edição da CASACOR São Paulo. Com isso, o espaço assinado pelo Studio HA promove a continuidade e a fluidez no design orgânico construído sob a rigidez do concreto que recebe áreas repletas de memórias afetivas. Composto por hall de entrada, mercearia, café, salão, cozinha e lounge externo, o espaço emana a atmosfera acolhedora de uma casa. Para tanto, a criação de pequenos lounges íntimos e arrojados com mobiliário exclusivo – entre mesas, sofás e poltronas – convidam o visitante a ser abraçado e envolvido pela experiência do café.
Materiais e cores que remetem ao aconchego
Como a mostra acontece no período de inverno, Flavia Burin investiu na seleção de materiais e equipamentos incorporados para oferecer comodidade térmica, tornando o Prosa e Poesia um ambiente ainda mais convidativo para o público. Sob critério rigoroso, o conceito do projeto faz menção às casas originais de vila presentes no sul da Itália. “Usamos madeiras certificadas, destacamos o barro presente nos objetos de decoração e itens de palha, entre outros elementos que remetem ao conforto e revelam um pouco da brasilidade que torna nossa arquitetura e decoração tão especiais”, lembra. A arquiteta também empregou materiais elementares, como porcelanato, madeira e tecidos, que igualmente contribuíram para a concepção de uma atmosfera tão protetora.
Com o poder das cores para transmitir sensações, a paleta neutra, suave e quase monocromática é predominante na cafeteria, decisão que abriu frente para os tons terrosos evidenciados em materiais naturais, o rose na arte muralista em azulejaria e o verde que coroa o paisagismo.
Iluminação que transmite sensações
A iluminação também é parte importante do projeto. Segundo Flavia, ela se configura como uma das etapas mais importantes do Prosa e Poesia, uma vez que a composição foi realizada para influenciar o comportamento das pessoas que desfrutarão do local. Além disso, as luminárias em LED, dispostas em pontos estratégicos, agregam um toque de modernidade que faz a diferença como um elemento de destaque que cativará o público.
O uso de materiais naturais deixa o ambiente ainda mais convidativo | Foto: Renato Navarro
Natureza e palavras
Na busca por um local dedicado à reflexão e ao bem-estar é preciso estabelecer a conexão direta com a natureza – filosofia que conduz o trabalho arquitetônico do Studio HA. Seguindo essa linha de raciocínio, espécies nativas da Mata Atlântica integram o paisagismo. Na área interna, um Araçá foi posicionado no cenário da arte formado pelo magnífico trabalho de azulejaria produzido e assinado poeta visual Arthur Grangeia. “Estamos completamente encantados com o painel que mede 5 m de largura e 1,20 m de altura”, sorri Flavia. Já na parte externa, as espécies frutíferas de Jabuticabeiras e Grumixameiras ganham destaque por sua estrutura e folhagem abundante.
Porém, o paisagismo do projeto vai muito além do uso de vegetação. Por meio de um conjunto de técnicas desenvolvidas pela arquiteta, a construção do espaço elevou a natureza como uma das protagonistas. Um bom exemplo é o desenvolvimento de um pergolado, executado com sustentação em alumínio e vidro reflecta bronze, que foi montado exclusivamente para a CASACOR. “Vamos aproveitar para promover o lançamento inaugural de linhas únicas de mobiliário para ambientes externos, marcando a estreia do Studio HA também nesse segmento”, compartilha a arquiteta.
Em sinergia com a proposta do ambiente, o painel em azulejaria realizado pelo poeta visual Arthur Grangeia | Foto: Renato Navarro
Sustentabilidade
Com tantos elementos naturais utilizados no projeto, a sustentabilidade também é uma questão abordada no Prosa e Poesia, onde se discute em todo o desenvolvimento do projeto a fusão entre tecnologia e sustentabilidade como meio de entender o uso do digital para explorar as ferramentas elementais e minimamente essenciais para as maneiras de habitar os espaços.
Desse modo, Flavia selecionou cuidadosamente materiais e objetos que ofereçam transparência sobre processo de fabricação, procedência dos recursos adotados no desenvolvimento de cada produto. “Essas características resultam em uma tecnologia mais sustentável, que automaticamente se converte como um olhar para o futuro com mais consciência e responsabilidade”, finaliza a arquiteta.
Objetos e peças de artesãos brasileiros valorizam cada cantinho | Fotos: Renato Navarro
Parceiros:
- Eleutherio Netto: artista, autor da escultura de anuários Casa Cor 2019 (15.600 dobras)
- Angélica e Vera (G2): mantas de tecido
- Antônio Gattai: base de mesa compartilhada
- Arthur Grangeia: artista (painel azulejaria)
- Artistas Felipe Alvarez, Mariana Ataíde, Unque RJ: quadros I fotos, bordados e aquarelas
- Brasilidades: objetos de decoração e pendentes
- Colormix: mesa compartilhada e painel de azulejaria
- Europa Vision: vidros e estruturas de fechamento
- Full House: móveis soltos
- Gilmar Vilella (GV Vilella): execução e mão-de-obra
- Giovanna Paisagismo: Paisagismo
- Ingecold: balcão refrigeração
- Interfloor: revestimento parede do gazebo
- Lígia Oliveira: Aromas
- Loeil: vasos
- Montblanc: mármores
- Portobello Shop Pinheiros: revestimentos e balcões
- Roberto Lippi, Gustavo Gonçalves e Rodrigo Morais (Sulfrio): infra ar-condicionado
- SCA Jardim Europa: marcenaria
- Smart Touch: automação e painel TV
- Smartt Lighting: iluminação
Serviço 35ª edição CASACOR São Paulo 2022
Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073
Localização Prosa e Poesia: Conjunto Nacional, Av. Paulista, 2073 – 2° andar – SP
Período de visitação: 05 de julho a 11 de setembro de 2022
Horário: terça a sábado, das 12h às 22h | domingo, das 11 às 21h
Sobre o Studio HA
Somos um escritório de arquitetura e interiores focado na saúde e bem-estar. Profissional PRO no Health Building Certificate, com vasta experiência em arquitetura residencial, comercial, corporativa, iluminação, interiores e design de produto.
Nossos projetos são completos, estamos com você desde a concepção da ideia, o planejamento, a organização até a execução. Tudo é produzido de acordo com o gosto e a necessidade de cada cliente, tornando cada projeto único, exclusivo e focado em sua saúde.
Além da arquitetura, trabalhamos com o desenvolvimento de móveis e objetos, tanto em parceria com a indústria, como de forma independente e autoral. Em cada projeto observamos a forma como as pessoas se relacionam, o que esperam, e como essa peça/ambiente impacta na saúde de cada um.
+ 11 2507-5375 | + 11 99985 6873
@studio.h.a