Brasil é o primeiro país a receber o desafio regional para startups da multinacional holandesa

Mesmo diante do cenário desafiador que estamos vivendo, a AkzoNobel reafirma sua vocação para a inovação e o seu comprometimento com o modelo colaborativo de desenvolvimento de ideias, ao confirmar a realização do Paint the Future –Startup Challenge Brazil, com inscrições abertas até 19 de junho. Este ano, pela primeira vez, a multinacional holandesa do segmento de tintas e revestimentos está realizando uma edição regional do seu programa colaborativo de inovação, com foco em startups. E entre os mais de 150 países em que a AkzoNobel está presente, o Brasil foi o primeiro a ser escolhido para receber o desafio.

“Tempos desafiadores como os quais vivemos demandam ainda mais capacidade de inovação e colaboração de todos. Nesse aspecto, temos muito a receber dessa maior conexão com as startups. Por outro lado, essa é também uma grande chance de startups com boas ideias usarem o vasto conhecimento e experiência dos especialistas da AkzoNobel para aprimorar e acelerar suas propostas de inovação, além de terem um grande cliente em potencial para seus produtos e serviços em diversas áreas”, afirma Daniel Geiger Campos, presidente da AkzoNobel para a América do Sul. Para o executivo, o modelo de ecossistema criativo é fundamental para o futuro da indústria. “Estamos bastante empolgados com a edição brasileira do programa. O formato de ‘desafios às startup´ é muito atrativo para as novas gerações, inquietas em empreender e buscar soluções rápidas e disruptivas para problemas antigos. Estamos dispostos a compartilhar nosso conhecimento e implementar soluções conjuntas fora da nossa abordagem tradicional. Acreditamos que inovar dessa forma colaborativa é muito mais sustentável”, completa.

No Brasil, o Paint The Future conta com o apoio da LM Ventures, que estima a existência de um ecossistema de 12 mil startups em 30 comunidades espalhadas pelo país. De acordo com a consultoria em inovação e de investimentos em startups, para 20,53% dessas jovens empresas nacionais, o principal problema do cliente atendido está relacionado à inovação em produtos e serviços, seguido por simplificação de processos (19,72%).

Plataforma aberta – As inscrições para a edição brasileira podem ser feitas por meio da plataforma dedicada ao desafio: https://www.letspaintthefuture.com/pt-br/brasil-challenge. No site, é possível encontrar detalhes sobre os temas do desafio e o processo de cadastro. O prazo para o envio dos projetos é até 19 de junho de 2020, período no qual é possível interagir com a comunidade online em busca de melhorias para as soluções propostas. Para a edição nacional, os desafios estão relacionados a soluções para quatro questões:

  • Ciclo de vida mais sustentável: soluções que contribuam para o ciclo de vida dos materiais, sem aumentar outros impactos ambientais, em áreas envolvendo matérias primas, gerenciamento e reaproveitamento de resíduos, embalagens, gestão da pegada de carbono e economia circular.
  • Novas funcionalidades: tecnologias que possuam uma nova funcionalidade que torne a tinta ou os processos mais sustentáveis, responsivos ou adaptáveis. Uma solução para resolver uma necessidade do cliente ou aumentar a atual performance ou competitividade do produto.
  • Experiência do cliente: soluções que ajudem a criar mais valor aos clientes, ou que mudem ou melhorem a forma como os diversos públicos veem e aplicam os produtos da AkzoNobel.
  • Cadeia produtiva e logística inteligente: iniciativas para melhorias nos processos quanto à segurança, controle, confiabilidade e produtividade em toda a cadeia produtiva e logística.

Troca de ideias – Os benefícios em participar dessa grande plataforma colaborativa são inúmeros. “Em nosso ecossistema, exploraremos oportunidades de desenvolvimento mútuo, em uma jornada enriquecedora dos dois lados. Os participantes poderão ter acesso a mais de 50 experts de diversas áreas dentro da AkzoNobel, além de conseguir uma exposição internacional. Os vencedores, por sua vez, trabalharão em conjunto conosco em oportunidades sustentáveis de negócios”, comenta Elaine Poço, diretora de P&D e Sustentabilidade da AkzoNobel para América do Sul. “Somos uma empresa apaixonada por cor e pintura que se mantém competitiva há mais de 200 anos e com Alfred Nobel entre seus fundadores. Estamos abertos aos novos tempos, cientes de nossa experiência, mas também de que sempre podemos aprender mais”.

Além de colaborar na solução de um desafio relevante, podendo colocar em prática soluções sustentáveis e inovadoras, os vencedores serão premiados com a cooperação e o apoio necessários para dar vida às suas ideias e viabilizá-las comercialmente. De acordo com o perfil do projeto, isso pode incluir orientação; acesso a clientes, investidores, especialistas no assunto e mercado; programa de aceleração; ter a AkzoNobel como cliente, investidora inicial ou organizando parcerias; entre outras alternativas.

Do global ao regional – Em 2019, o pioneiro desafio global de inovação Paint the Future provou ser um enorme sucesso. A iniciativa atraiu 1.200 membros na plataforma aberta online do programa, 160 inscrições, entre elas as 21 startups pré-selecionadas que tiveram a chance de colaborar com especialistas do setor e aprimorar suas soluções. No final, cinco acordos comerciais foram firmados, no evento de aceleração realizado em maio do ano passado, na Holanda. Entre os projetos já em andamento, está a parceria com a startup holandesa Qlayers. A tecnologia de aplicação automatizada exclusiva que eles desenvolveram pode revestir grandes superfícies, como tubos e tanques de armazenamento, em qualquer condição climática, mantendo a consistência, a qualidade e o uso consciente de produtos, sem desperdícios.

“No dia seguinte ao evento final, a AkzoNobel se reuniu com cada startup vencedora e assinou uma carta de intenções. Levamos a sério o estabelecimento de colaborações bem-sucedidas. Criamos equipes de risco compostas por membros multifuncionais e agora temos um processo legal acelerado para acordos de desenvolvimento conjunto”, conta Klaas Kruithof, diretor global de Tecnologia da AkzoNobel, demonstrando a importância desse desafio para a empresa.

Com a inovação em seu DNA, os produtos da AkzoNobel estão nas casas de famílias espalhadas pelo mundo, mas também em plataformas de petróleo, carros, aviões e até em equipamentos levados à Marte. Presente em mais de 150 países e com 34.500 funcionários, a AkzoNobel investiu cerca de € 1.25 bilhão em pesquisa e desenvolvimento nos últimos cinco anos. São mais de 3.100 patentes pertencentes à empresa, 3.000 cientistas e 70 laboratórios ao redor do mundo.

Para mais informações, acesse www.akzonobel.com. © 2020 Akzo Nobel N.V.

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.